Tocar com unha ou sem unha?

Ricardo Costa Braga

Mensagem por Ricardo Costa Braga » Dom 22 Abr 2007, 04:04

Para mim, tocar violão clássico sem unha é uma desgraça, nunca vi nenhum violonista tocar sem unha. Já cheguei até a usar resina para fortalecer a unha do polegar. Já ouvi vários comentários de que o ideal é deixar as unhas um pouco curtas e não muito compridas e usar uma lixa bem fina usadas para polimento isso aumenta a sonoridade.

CATL

Re: Tocar sem unhas

Mensagem por CATL » Dom 22 Abr 2007, 15:04

Marcelo Martinho escreveu:Pessoal, tocar sem unha não é muito mais difícil?
Alguém se habilita a tocar como Paco de Lucia sem as unhas?
Só que o Paco de Lucia não toca clássico e sim flamenco. Mas isso dependen também, Emilio Pujol e Tarrega tocavam sem unha.

mario_barros

Mensagem por mario_barros » Dom 22 Abr 2007, 16:53

minha opinião é manter as unhas não tao longas, a fim de obter tanto o toque direto com a carne quanto o toque com a unha, detalhando também o tipo de lixamento da unha, as minhas eu mantenho de forma mais ou menos angulada, como um colega do fórum disse há algum tempo atrás

adsonissi

tocar com unha ou sem unha?

Mensagem por adsonissi » Seg 23 Abr 2007, 01:05

acredito eu que a unha fornece um timbre acentuado principalmente quando se utiliza do tremolo..

com unha
com certeza

acleitao

Mensagem por acleitao » Seg 23 Abr 2007, 21:21

Qual e a maneira correta de lixar as unhas? e qual o comprimento correto?

Fmassura

Mensagem por Fmassura » Seg 23 Abr 2007, 21:59

Eu prefiro com unha..

rafael camilo

Mensagem por rafael camilo » Qui 10 Mai 2007, 13:24

tambem ouvi dizer que as unhas saao para quem ainda nao tem muito dominio, mas memso que fosse verdade que elas ajudam nao tenho duvida

CATL

Mensagem por CATL » Qui 10 Mai 2007, 14:29

rafael camilo escreveu:tambem ouvi dizer que as unhas saao para quem ainda nao tem muito dominio, mas memso que fosse verdade que elas ajudam nao tenho duvida
Quem disse isso está mentindo. Até porque, a esmagaora maioria usa unhas para tocar, pode ver que hoje em dia os grandes nomes da música clássica tocam com unhas.

rafael camilo

Mensagem por rafael camilo » Sex 11 Mai 2007, 13:03

e sempre tem duas versoes a mesma historia, fico com o mais pratico, que é ficar com as unhas

datan gaio

Mensagem por datan gaio » Seg 21 Mai 2007, 14:35

eu prefiro imensamente tocar sem unha do qeu com unha... ja tentei os dois...com unha ficou pior do que sem unha(q ja é uma desgraça...). Mas pra fazer tremolo sem unha....é foda!

claitomacedo

Mensagem por claitomacedo » Seg 21 Mai 2007, 23:05

Sem unhas (não tenho alternativa; preciso manter as unhas aparadas).

Prefiro nem tentar com unhas, pois se gostar ai sim terei um problema...

valdir aparecido de olive

Mensagem por valdir aparecido de olive » Ter 22 Mai 2007, 18:39

Com ou sem unhas é questão pessoal como já foi amplamente dito. Eu comecei com unhas pois era (e acho que ainda é) o padrão. Algumas vezes que tive de apará-las e não conseguia desenvolver direito a mesma velocidade e volume. No entanto, tinha um colega meu que era mecânico e por causa disso não podia tocar com unhas. O cara tinha o volume quase igual ao meu e tecnicamente tocava bem melhor. Assim, creio que quem tem dúvidas deve experimentar os dois modos e decidir-se pelo que mais se ajusta ao seu estilo.
Valdir

iamah

Mensagem por iamah » Qui 26 Jul 2007, 01:20

CATL escreveu:Queria fazer uma pergunta: o toque dos baixos com unha é normalmente áspero ou é só comigo??? Sei lá, sem unhas o som fica muito baixo e com unhas fica meio áspero.
em alguns casos o som àspero vem a calhar, choros por exemplo... tente um tamanho que permita os dois tipos de som...

anselmonasimento

OPNIÃO

Mensagem por anselmonasimento » Qua 01 Ago 2007, 15:23

A UNHA SERVE COMO PALHETA,COM ELA VC DECIDE SE QUER UM TIMBRE MAIS GRAVE,AGUDO DE ACORDO COM A MANEIRA DE POLIR,SEM UNHA O SOM FICA PRESO,NÃO CONHEÇO NENHUM VIOLINISTA QUE TOQUE UMA PEÇA COMO LAGRIMA de TARREGA SEM UNHA FICA QUASE QUE IMPOSSIVEL ,ASSIM VEJO NO MEU PONTO DE VISTA.
TENTA DEIXA-LAS BEM CURTAS MAIS O SUFICIENTE PARA PULSAR AS CORDAS QUE VC NÃO VAI SE ARREPENDER.
DESCULPA ALGUMA COISA.!!!

anselmonasimento

Mensagem por anselmonasimento » Qua 01 Ago 2007, 15:28

iamah escreveu:
CATL escreveu:Queria fazer uma pergunta: o toque dos baixos com unha é normalmente áspero ou é só comigo??? Sei lá, sem unhas o som fica muito baixo e com unhas fica meio áspero.
em alguns casos o som àspero vem a calhar, choros por exemplo... tente um tamanho que permita os dois tipos de som...