Tocar com unha ou sem unha?

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Seg 26 Fev 2007, 18:36

Acho que sem unhas tbém dá para conseguir um volume razoável. A limitação é mesmo a capacidade de variação em timbres e talvez a perda de agilidade. Embora se vc ouvir o Pujol, que toca sem unhas, verá que ele tbém sabe explorar bons timbres.

Como já disse outras vezes, peças de época talvez fiquem até melhores sem unha. Alaudistas tocam sem unhas. Mas perde-se ao se tocar um Brouwer, por exemplo. É questão de gosto...

Quanto à beleza, basta ouvir o Segóvia que percebemos o quão belo pode ser o som com unhas...

Paulinho Teixeira

Mensagem por Paulinho Teixeira » Ter 27 Fev 2007, 02:18

Desculpem a todos fernando sor está certo realmente inverti llobet e pujol perdão...obrigado pela correção companheiro...

meninoverde

Mensagem por meninoverde » Ter 27 Fev 2007, 21:34

eu sou adepto das unhas pois acho que elas retiram do violão todo o som que ele é capaz, apesar de ser um admirador de tarrega.

Stefano

Mensagem por Stefano » Qua 28 Fev 2007, 01:00

Eu tambem prefiro usar as unhas..

lucasmccartney

unhas

Mensagem por lucasmccartney » Qua 28 Fev 2007, 01:50

Não há dúvida que no tocar as unhassão melhores, sempre toco com unhas, porémuma vez eu as cortei ficou horrível de tocar mas isso é uma questão de se acustumar. Quanto ao timbre ficaa gosto do freguês mas particularmente prefiro unhas. :D

silversoul

Mensagem por silversoul » Qua 28 Fev 2007, 16:43

Convém experimentar os dois (com e sem) e ver qual o se adequa melhor a você... não se prende por moldes ou nomes famosos... eu uso unhas grandes.
lado bom: no violão o som fica mais claro e consigo um bom volume sem utilizar palheta.
lado ruim: prejudica minha técnica na hora de tocar guitarra (elétrica) acabo ficando preso demais a palheta.

Marcelo Terra

Mensagem por Marcelo Terra » Qua 28 Fev 2007, 18:58

Eu estou recomeçando no violão. À princípio deixei as unhas grandes mas isso dificultou muito os exercícios com apoio resolvi cortá-las mas procurando evitar que apenas a carne fira a corda, ela está em um tamanho intermediário que permite até escolher se eu quero um ataque com mais unha ou mais suave dependendo do ângulo que eu tocar a corda. Então respondendo à questão de usar unhas ou "carne" a minha resposta é: AMBOS. 8)

iamah

Mensagem por iamah » Qui 08 Mar 2007, 19:19

Atualizando meu experimento com unhas... Como falei, toquei sem unha a vida toda. Essas últimas semanas deixei crescer, li umas dicas aqui de como moldá-las... Posso dizer que gostei demais da facilidade, do volume, e do timbre dos dedos indicador e meio. O dedo anelar(?) não consegui tirar o mesmo som devido ao formato da unha ser diferente, talvez eu precisasse deixar crescer mais... Estavam num tamanho médio, dava ainda pra usar um pouco de carne...

Mas aí quando não estava com violão me estranhei com elas... teimei, empaquei, até que cortei as danadas... :)

Resultado, estranhei o violão, parecia que faltava algo... Me acostumei novamente sem unha, mas pretendo agora tentar com unha de novo... auhauhauha

anhas

Mensagem por anhas » Qui 08 Mar 2007, 22:37

com unha e claro

tarcizojunior

Mensagem por tarcizojunior » Qua 11 Abr 2007, 11:00

Oi amigo,
Eu particularmente gosto das unhas mas, acho que é preciso que estejam bem arrumadas e não podem estar muito grandes pois para obter melhor qualidade do som e da execução tanto o a unha quando o dedo devem tocar as cordas.
Espero ter ajudado.
Abraço,
Tarcizo Júnior.
:D

Bloodrayne

Mensagem por Bloodrayne » Qui 12 Abr 2007, 15:30

Bom isso pr mim foi um drama no cameço...

minhas unhas eram grandes e tao bonitinhas 8)

mas tive que corta-las pq atrapalhava....

bom resumindo prefiro sem unha mesmo... consigo executar as notas melhores e até pq ainda sou novata né...

bjos

CATL

Mensagem por CATL » Qui 12 Abr 2007, 19:39

Queria fazer uma pergunta: o toque dos baixos com unha é normalmente áspero ou é só comigo??? Sei lá, sem unhas o som fica muito baixo e com unhas fica meio áspero.

D. Andrade

Mensagem por D. Andrade » Sex 13 Abr 2007, 17:39

Eu já toquei sem unhas, no começo, e agora, faço uso das mesmas. Particularmente, sinto uma diferença absurda entre os dois casos, pois com as unhas o som é muito mais claro, e o timbre, muito melhor... Mas essa é a minha opinião, creio que cabe a cada um, fazer sua escolha... Um abraço a todos!!!

yugishimahara

Mensagem por yugishimahara » Qui 19 Abr 2007, 01:48

VAI DO GOSTO DE CADA UM.....
ACREDITO QUE COM A UNHA O SOM SAI MAIS LIMPO

Marcelo Martinho

Tocar sem unhas

Mensagem por Marcelo Martinho » Sex 20 Abr 2007, 12:53

Pessoal, tocar sem unha não é muito mais difícil?
Alguém se habilita a tocar como Paco de Lucia sem as unhas?