Tocar com unha ou sem unha?

Torreu

Mensagem por Torreu » Ter 17 Out 2006, 19:50

Não consegui ler todos os depoimentos neste tópico, mas li boa parte deles, e pude constatar que grande parte utiliza unhas pra tocar.

Bom, sou ainda iniciante no violão erudito, apesar de já tocar violão a muito tempo. Eu toco sem unhas, mas por uma questão de higiene e também porque tenho outras atividades em minha vida que as unhas atrapalham...então não posso conciliar. Por exemplo, eu gosto muito de praticar esportes como volei e basquete, as unhas definitivamente não podem fazer parte disto.

Acho muito bonito sim o timbre do tocar com unhas, mas, por enquanto, não vejo limitações do tocar sem unhas, ainda não me deparei com nehuma técnica que envolva o uso de unhas e que não possa ser tocada sem as unhas.

Abs

eduardo_lyvio

Mensagem por eduardo_lyvio » Sex 20 Out 2006, 16:19

eu faço uso das unhas...tanto por questão d timbre como d volume...

Papin

Mensagem por Papin » Sex 20 Out 2006, 18:03

Eu prefiro não usar as unhas, pois o som sai mais macio e aveludado.

fabiocastro

Mensagem por fabiocastro » Sex 20 Out 2006, 18:13

Eu acho que depende da musica que gostariamos de tocar. Existem musicas em que com o uso das unhas fica melhor, havendo outras em que se passa o contrario! Experimente a musica das duas maneiras e veja como gosta mais...
Abraço

extatico

Mensagem por extatico » Sex 20 Out 2006, 22:50

sem unha

Alexandre Ribeiro de Oliv

Mensagem por Alexandre Ribeiro de Oliv » Sex 12 Jan 2007, 01:08

Questão antiga essa, em 1623, época em que era costume tocar sem unhas (alaúde, guitarra), há quem defenda o toque com unhas, hoje que o costume é tocar com, há quem defenda sem, realmente é questão de gosta, e viva as diferenças.

Mokreys

Mensagem por Mokreys » Sex 12 Jan 2007, 13:35

com unha o som realmente fica mais bonito.
mas faz um teste, só vc pode decidir isso.
Abraços

Ana Pancadas

Mensagem por Ana Pancadas » Qui 15 Fev 2007, 10:34

Eu prefiro tocar sem unhas, mas o som de quem toca com unhas também fica muito bonito. O aspecto estético é que já não é muito famoso.

CATL

Mensagem por CATL » Qui 15 Fev 2007, 21:36

Sei lá, acho que som do dedo é mais suave, acho que quando se toca com a unha se perde um pouco dessa suavidade, só que é essencial, senão tu toca perto de qualquer instrumento e ninguém te ouve tocar.

fabiodiaz

deve ter unhas grandes

Mensagem por fabiodiaz » Dom 18 Fev 2007, 14:51

deve ter unhas grandes porcausa da sonoridade

iamah

Mensagem por iamah » Ter 20 Fev 2007, 18:44

Esse tópico veio a calhar, pois estou em fase de mudança, deixando a unha crescer. Sempre toquei sem unha, desde os 12 anos, e hoje aos 30 estou experimentando unha...
Posso dizer que tocar sem unha moldou meu estilo de tocar... tendendo para um som mais intimista, mais suave... Sempre tive dificuldade em atacar as cordas, mas em compensação consegui tirar timbres interessantes na ponta do dedo... No fim das contas creio que influenciou o meu repertório, e portanto influenciou todo meu jeito de tocar...
Sem unha fica difícil tirar sons como esse:
http://www.youtube.com/watch?v=AeQ3HkwrnbM

Paulinho Teixeira

Mensagem por Paulinho Teixeira » Ter 20 Fev 2007, 19:30

Bom se quer tocar com unhas precisa ter todo um cuidade especifico se não quer tudo bem...o grande tarrega não usava unhas...miguel llobet seu aluno tb não eu acho que não tem problema nenhum um ou outro mais por experiênica própria eu não cuidava muito bem das minhas unhas e algumas vezes em deslizes nas cordas elas agarravam na corda então decedi abandona-las pois não ia tratar elas como devia e hj em dia toco sem unhas o que dificulta por um lado mas tras um som mais limpo e sentir as cordas é muito bom mais como disse outro companheiro nesse forum aliar os dois é muito bom...o marcos tardelli disse numa entrevista que não deixa as unhas muito grandes para pegar as cordas com as unhas e os dedos...

iamah

Mensagem por iamah » Dom 25 Fev 2007, 02:12

Aqui um bom exemplo sem unha:
http://www.youtube.com/watch?v=HIt9lwaT1Jc

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Seg 26 Fev 2007, 14:40

Paulinho Teixeira escreveu:Bom se quer tocar com unhas precisa ter todo um cuidade especifico se não quer tudo bem...o grande tarrega não usava unhas...miguel llobet seu aluno tb não eu acho que não tem problema nenhum um ou outro mais por experiênica própria eu não cuidava muito bem das minhas unhas e algumas vezes em deslizes nas cordas elas agarravam na corda então decedi abandona-las pois não ia tratar elas como devia e hj em dia toco sem unhas o que dificulta por um lado mas tras um som mais limpo e sentir as cordas é muito bom mais como disse outro companheiro nesse forum aliar os dois é muito bom...o marcos tardelli disse numa entrevista que não deixa as unhas muito grandes para pegar as cordas com as unhas e os dedos...
O Llobet usava unhas.
Pujol é quem não usava e se manteve fiel ao Tárrega.
iamah escreveu: Aqui um bom exemplo sem unha:
http://www.youtube.com/watch?v=HIt9lwaT1Jc
O Paulinho Nogueira é um bom violonista, tem uma sonoridade legal, mas não acho a melhor sonoridade se comparar com alguns violonistas clássicos, que exploram muito mais timbres e recursos (vide Segóvia/Bream etc.).
Sem contar que o Paulinho Nogueira toca amplificado, o que é bem diferente. A busca por sonoridade não é a mesma que a de um violonista clássico. Nada contra o popular, mas é diferente.
Para um bom som sem unha no universo clássico/erudito, recomendaria ouvir o Emilio Pujol ou o Jose Miguel Moreno.

sds

CATL

Mensagem por CATL » Seg 26 Fev 2007, 17:29

Na minha opinião,se sem a unha se perde em volume, se ganha em suavidade e beleza. O som com unha é mais pianistico, e o soms em unha e mais harpistico.