Palheta, unha ou os dois?

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qui 15 Fev 2007, 20:40

Ana Pancadas escreveu:Sendo o estilo clássico, a palheta seria mesmo muito dificil para fazer as partes dedelhadas, mas como eu ainda sou recente nisto, suponho que deva de haver pessoas capazes de o executar na perfeição. Tenho algum amigo meu que numa mão têm as unhas cortadas e na outra compridas, ele toca flamenco. Eu quando começo a ter as unhas grandes começo a atrapalhar-me, só consigo tocar com a ponta dos dedos, unhas para mim não.
É realmente impossível executar o "dedilhado" clássico com palheta, pois exige muitas vozes simultâneas, além de técnicas como o trêmolo que não tem como fazer com palheta.

Quando iniciei a tocar com unhas, também ma atrapalhava. Mas não demora muito para acostumar-se. Se realmente queres aprender a tocar guitarra clássica, recomendo buscar um professor do instrumento.

Paulinho Teixeira

Mensagem por Paulinho Teixeira » Ter 20 Fev 2007, 19:39

Na verdade pra responder o forum eu digo os dois é muito melhor pra quem quer uma veriação e quem quer tocar estilos e com os derivados diversos do instrumento...ou seja quem quer tocar violão clássico (nylon no geral)aço(folk),guitarra e tal pode usar os dois modos a vontade pra quem quer tocar só clássico e flamenco e tal não há nescessidade de palheta mais não é impossivel aplica-la como disseram isso é muito ceticismo na minha opnião vc não conhecem o victor biglione td bem que ele é guitarrista mais ao contrário da maioria ao invés de larga-la na hora de tocar bossa nova por exemplo victor consegue usar a palheta como se fosse o polegar e os outros dedos incluindo o mindinho como se fossem os outros i m a que se usam nos dedilhados convencionais...

Irious

Mensagem por Irious » Qui 08 Mar 2007, 01:47

Sinceramente,unha!Palheta tem suas qualidades,mas gosto muito mais de unha por suas amplas possibilidades dentro do violão erudito!

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qui 08 Mar 2007, 12:52

Paulinho Teixeira escreveu:(...)mais não é impossivel aplica-la como disseram isso é muito ceticismo na minha opnião vc não conhecem o victor biglione td bem que ele é guitarrista mais ao contrário da maioria ao invés de larga-la na hora de tocar bossa nova por exemplo victor consegue usar a palheta como se fosse o polegar e os outros dedos incluindo o mindinho como se fossem os outros i m a que se usam nos dedilhados convencionais...
Não é uma questão de ceticismo, mas de busca por sonoridade e timbre. O Victor Biglione é um bom violonista/guitarrista de música popular/jazz, mas que não tem a mesma busca de sonoridade de um bom violonista erudito. Muitos chorões tbém usam aquela "dedeira" no polegar, que deixa os demais dedos até mais livres. Mas por que será que nenhum violonista erudito usa? Porque não trata-se de simplesmente conseguir tocar as notas. O controle de dinâmica, articulação e timbre tbém é muito importante. Já ouvi gente tocando Bach com palheta nos baixos e dedos no resto. Até tocava direitinho, mas a sonoridade dos baixos...
Compare a sonoridade e articulação que os bons violonistas eruditos conseguem usando unha/dedo contra a sonoridade de qualquer um que use palheta...
Eu já toquei guitarra elétrica e nela usava palheta, mas jamais usaria palheta num violão com cordas de nylon.

jefferson garrido

Mensagem por jefferson garrido » Qui 08 Mar 2007, 14:22

no meu ponto de vista a palheta ajuda nas melodias que precisam ser tocadas rapidas , principalmente na guitarra eletrica, pois no violao de nylon usado no erudito e em bossa nova , nao acho que fica bom, pois alem dos baixos , temo outras vozes que ficariam empobrecidas com palheta, alem do mais, fazer um ritmo de bossa nova com palheta e complicado, nao pela dificuldade ,mas pela possibilidade que os dedos proporcionam e a palheta nao...

Paulinho Teixeira

Mensagem por Paulinho Teixeira » Sex 09 Mar 2007, 03:13

É fernando isso é ...eu mesmo digo por que toco violão de nylon em casa só estudando e há muito tempo que na igreja não tocava com o nylon e toquei ontem e não usei palheta não consigo usar palheta no nylon mesmo ...eu citei o biglione só por que pensei que não tinham visto esse tipo de técnica mas entendi o que vcs queriam dizer com relação ao timbre...acho que palheta em violão de nylon como já disse um amigo aqui em solos de uma voz...pra quem não tem muita agilidade em tremulos flamencos até vai mas pra clássico como disseram não é o ideal...

César Jeansen

So para os violões de aço!

Mensagem por César Jeansen » Ter 14 Ago 2007, 13:00

Palheta só para os violões de aço! Para os outros violões que usam o encordoamento de nylon como a palheta o som fica pobre, ruin! No nylon tem de usar os dedos com as unhas levemente crescidas. É isto!

Amadan

Mensagem por Amadan » Ter 14 Ago 2007, 18:07

É tudo uma questão de preferência sonora, de técnica e de repertório.
Pessoalmente desagradamente o som da palheta nas cordas de nylon, principalmente nos rasgueados, mas já vi quem obtivesse boa sonoridade com essa técnica.
Nas peças clássicas, o uso de palheta é considerado um crime (pelos puristas), mas há razões técnicas para isso: há peças impossíveis de serem tocadas senão forem com os dedos.

NOTA: Só tenho um violão (cordas de nylon), mas quando estou exercitando reefs de jazz ou blues, uso palheta

vandaster

Mensagem por vandaster » Sáb 18 Ago 2007, 12:24

Nylon - Clássico = unhas
Aço - Rock, pop, blues, etc = palheta e as vezes combinado

Eu adoto esse metodo acima e acho é o correto.

hoyer

Mensagem por hoyer » Ter 04 Set 2007, 00:39

eu prefiro a palheta mas sem elas eu tbm tiro um som legal

ANTONIO GONÇALVES

Re: Palheta, unha ou os dois?

Mensagem por ANTONIO GONÇALVES » Sex 27 Jun 2008, 18:21

Boa tarde!

Gostei mesmo deste tópico, vou ler tudo e ver o que será melhor.