Palheta, unha ou os dois?

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Seg 11 Set 2006, 21:58

guitarra escreveu:o estilo é que deve sempre mandar
Como o site é de violão erudito/classico, a resposta só pode ser:
Unha!!!
(ou dedo...)

runnerc

Mensagem por runnerc » Qua 20 Set 2006, 00:02

:shock: Sempre unha!!!!

pcpaulo

Palhetas ou dedos

Mensagem por pcpaulo » Seg 25 Set 2006, 23:20

Eu particularmente prefiro usar a polpa dos dedos as unhas. Acho que o som fica mais suave.

stavanato

palheta

Mensagem por stavanato » Ter 26 Set 2006, 21:11

Nunca consegui tocar com palheta e penso que em pouquissimos estilos da musica pop pode-se usar palheta.
No clássico, jamais!

Hizagashira

Mensagem por Hizagashira » Qui 28 Set 2006, 15:56

melhor seria se você se empenhasse com os dedos, por quê como foi falado, a partir desse treino com os dedos você vai ter oportunidades de variação timbristica muito grandes. abraço. :)

Guitarraman

Mensagem por Guitarraman » Ter 02 Jan 2007, 21:58

claro, clássico sempre com unhas, a variedade timbrica é muito maior da da palheta...

mRta03

Mensagem por mRta03 » Dom 21 Jan 2007, 17:57

pessoalmente, utilizo palheta, até porque sou iniciante ( só toco há cerca de 6 meses) e é complicado ainda a coordenação.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Seg 22 Jan 2007, 14:10

mRta03 escreveu:pessoalmente, utilizo palheta, até porque sou iniciante ( só toco há cerca de 6 meses) e é complicado ainda a coordenação.
Ser iniciante não tem nada a ver. Se seu objetivo é violão clássico/erudito, jogue a palheta fora e comece a tocar com os dedos imediatamente...

renan

Mensagem por renan » Qui 25 Jan 2007, 07:10

FernandoSor escreveu:
mRta03 escreveu:pessoalmente, utilizo palheta, até porque sou iniciante ( só toco há cerca de 6 meses) e é complicado ainda a coordenação.
Ser iniciante não tem nada a ver. Se seu objetivo é violão clássico/erudito, jogue a palheta fora e comece a tocar com os dedos imediatamente...
Eu tive que fazer isso também, hoje estou bem melhor, nem sei mais segurar a palheta direito.

Bruno Madeira

Mensagem por Bruno Madeira » Qui 25 Jan 2007, 11:48

Mauro escreveu:Existe algum jeito de tocar violao classico com algum tipo de unha falsa? Eu estou comecando agora, mas realmente e um saco ter unhas compridas -- eu aposto que alguem vai me dizer que a vida e assim, mas nao existe algum tipo de coisa que voce poe nos dedos que finge de ser unha?

HHCC
Mauro
Respondendo a pergunta do Mauro, feita lá atrás:

Tem gente que usa unha postiça sim. O Yamandú usa sempre, o Zanon usa às vezes. Não é uma coisa difícil de se achar. Mas eles têm motivos para usar postiças, o Yamandú desgasta muito as unhas e está constantemente trocando, se fossem naturais não iriam crescer a tempo. O Zanon pelo que sei tem unhas fracas, qubradiças, então usa postiça para aquelas que quebram com mais facilidade.

Mas pelo seu motivo, não adianta colocar unha postiça, porque ela vai ter que ser colada no seu dedo... Esteticamente é até pior para um homem...

Bruno Madeira

Mensagem por Bruno Madeira » Sex 26 Jan 2007, 20:52

Fiz um artigo sobre Unhas no blog Canto do Violonista. Acho que vale a penar dar uma conferida, e coloquem sua opinião lá também!

A Unha, no Canto do Violonista

paulo celso de magalhaes

unhas/palheta

Mensagem por paulo celso de magalhaes » Qua 31 Jan 2007, 13:56

Acho que a palheta limita em tudo, prinpalmente no timbre, só para guitarra elétrica, eu atualmente toco sem unha só com a polpa, o timbre fica mais doce, não tive dificuldades técnicas na adaptação só mesmo no efeito do tremulo estou tendo problemas.

_scarlatti_

Mensagem por _scarlatti_ » Sáb 03 Fev 2007, 18:21

Eu não tenho preconceitos contra palheta, pelo contrario, acharia até interessante observar um violonista erudito utilizar da palheta como forma tecnica de executar o som... No meu ver, alias, não consigo ver uma palheta tocando uma musica erudita. Acho que ela foi desenvolvida com outros propositos, é melhor com acordes "cheios" digo, tocando 3 ou mais cordas ao mesmo tempo, tecnica utilizada geralmente pelo rock, blues e etc etc...

Luis Costa

Mensagem por Luis Costa » Sex 09 Fev 2007, 18:22

Muito bom este tópico!

Tou começando a gora, e foi uma boa apredizagem (cada qual toca como gosta mais).

Abraço.

Ana Pancadas

Mensagem por Ana Pancadas » Qui 15 Fev 2007, 10:31

Sendo o estilo clássico, a palheta seria mesmo muito dificil para fazer as partes dedelhadas, mas como eu ainda sou recente nisto, suponho que deva de haver pessoas capazes de o executar na perfeição. Tenho algum amigo meu que numa mão têm as unhas cortadas e na outra compridas, ele toca flamenco. Eu quando começo a ter as unhas grandes começo a atrapalhar-me, só consigo tocar com a ponta dos dedos, unhas para mim não.