Palheta, unha ou os dois?

FernandoSor

Re: Palheta, dedos, unha ... ou Alma?

Mensagem por FernandoSor » Sex 10 Fev 2006, 13:24

Alec Miaza escreveu:o som deve sair doce ou ardido segundo o sentimento apropriado da música e nossa capacidade de SENTI-LA e OUVIR A MÚSICA QUE ESTÁ DENTRO DO NOSSO CORAÇÃO...
O sentimento desejado só pode ser imposto pelo toque físico executado. O violão não toca sozinho por telepatia.

Obviamente que é possível variar timbre tocando com a palheta, mas é mais limitado que com dedo e/ou unha.

E certamente violão erudito não dá para tocar com palheta. É bem simples: tente tocar Villa-Lobos, Brouwer, Rodrigo, Tedesco, Ponce, Bach, Sor etc., com pallheta...

patriciaduarte_ddos

Mensagem por patriciaduarte_ddos » Sex 10 Fev 2006, 13:39

FernandoSor escreveu:
Alec Miaza escreveu:o som deve sair doce ou ardido segundo o sentimento apropriado da música e nossa capacidade de SENTI-LA e OUVIR A MÚSICA QUE ESTÁ DENTRO DO NOSSO CORAÇÃO...
O sentimento desejado só pode ser imposto pelo toque físico executado. O violão não toca sozinho por telepatia.

Obviamente que é possível variar timbre tocando com a palheta, mas é mais limitado que com dedo e/ou unha.

E certamente violão erudito não dá para tocar com palheta. É bem simples: tente tocar Villa-Lobos, Brouwer, Rodrigo, Tedesco, Ponce, Bach, Sor etc., com pallheta...
Concordo com o Fernando.. como se bastasse apenas saber "sentir" e técnica não fosse fundamental! Se fosse assim seria fácil.. talvez eu fosse umas das melhores violonistas do mundo hahehehe!

Alec Miaza

SentirXTécnica, não!Sentir e ter Técnica, sim!

Mensagem por Alec Miaza » Sex 10 Fev 2006, 14:06

Tem gente que não entendeu escorreitamente o que fora por mim exposto no fórum...mas, peço até desculpas, talvez não tenha me "expressado corretamente"... :?
Em nenhum momento fiz alusão de que sentimento faz música, outrossim que sentir é o valor primeiro da música!!! :wink:
Técnica e estudo são importantes, mas infelizmente a maioria que se liga nessas conversas de como se faz isso ou aquilo, qual a posição disso ou daquilo, como bato o pé pra contar, com que velocidade toco isso ou aquilo, não tem interpretação!!!
Também não defendi que se toque Violão Erudito com palheta!!! Santa Ignorância!!! Claro que não dá pra se tocar as peças mencionadas, com palhetas, aliás toco a maioria delas e sabemos muito bem que são trabalhos de execução "fingerstyle"!!!
Outra...pensar nessa história de "melhor do mundo" é outra bobagem!!!É típico de falta de sensibilidade, pois todos que a têm nem sequer se lembram em ser (ou que talvez seria)o melhor do mundo...este pensamento é típico daquele que toca movido por auto-afirmação... :? :(
:D Pessoal, minha única intensão é colocar sempre em foco o fator mais importante na música, qualquer que seja o instrumento(cordas, sopro,percussão...,inclusive voz),ou seja o SENTIMENTO.
Quem tem sabe que ele leva ao aperfeiçoamento técnico, pela paixão à música e ao instrumento e claro, pessoal, ao estudo...
Só um pequeno adendo, àqueles que se acham os tais nos seus instrumentos, gostaria de ver quem se habilita a executar, olha que eu nem me refiro a tocar, apenas executar, uma peça (repito, peça musical e não um dos seus temas e improvisos)do Al di Meola com palheta, aposto que pensarão:" - Nossa como o cara toca isso sem ser com os dedos???
Quem sabe desta vez eu seja melhor compreendido...
Xiiii, pessoal, de qualquer modo um forte abraço!!! :D

patriciaduarte_ddos

Re: SentirXTécnica, não!Sentir e ter Técnica, sim!

Mensagem por patriciaduarte_ddos » Sex 10 Fev 2006, 14:17

Alec Miaza escreveu:Tem gente que não entendeu escorreitamente o que fora por mim exposto no fórum...mas, peço até desculpas, talvez não tenha me "expressado corretamente"... :?
Em nenhum momento fiz alusão de que sentimento faz música, outrossim que sentir é o valor primeiro da música!!! :wink:
Técnica e estudo são importantes, mas infelizmente a maioria que se liga nessas conversas de como se faz isso ou aquilo, qual a posição disso ou daquilo, como bato o pé pra contar, com que velocidade toco isso ou aquilo, não tem interpretação!!!
Também não defendi que se toque Violão Erudito com palheta!!! Santa Ignorância!!! Claro que não dá pra se tocar as peças mencionadas, com palhetas, aliás toco a maioria delas e sabemos muito bem que são trabalhos de execução "fingerstyle"!!!
Outra...pensar nessa história de "melhor do mundo" é outra bobagem!!!É típico de falta de sensibilidade, pois todos que a têm nem sequer se lembram em ser (ou que talvez seria)o melhor do mundo...este pensamento é típico daquele que toca movido por auto-afirmação... :? :(
:D Pessoal, minha única intensão é colocar sempre em foco o fator mais importante na música, qualquer que seja o instrumento(cordas, sopro,percussão...,inclusive voz),ou seja o SENTIMENTO.
Quem tem sabe que ele leva ao aperfeiçoamento técnico, pela paixão à música e ao instrumento e claro, pessoal, ao estudo...
Só um pequeno adendo, àqueles que se acham os tais nos seus instrumentos, gostaria de ver quem se habilita a executar, olha que eu nem me refiro a tocar, apenas executar, uma peça (repito, peça musical e não um dos seus temas e improvisos)do Al di Meola com palheta, aposto que pensarão:" - Nossa como o cara toca isso sem ser com os dedos???
Quem sabe desta vez eu seja melhor compreendido...
Xiiii, pessoal, de qualquer modo um forte abraço!!! :D
Qd eu disse melhor do mundo estava apenas brincando..
Ngm aqui foi mals educado com vc para vc chamar de ignorante ok!
Sabe, eu gostaria de ver vc tocar um Brower como vc diz que da. Não, eu não estou sendo irônica, estou falando sério pq nunca vi!

Bem, só acho que.. tem como uma pessoa tocar bem apenas tendo muita técnica.. mas não tem como uma pessoa tocar bem apenas amando a música..
Isso é apenas minha opinião pessoal!

Relax...

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sex 10 Fev 2006, 14:26

Beleza, Alec.

Excetuando a questão do sentimento que citei vc, minhas outras observações não foram direcionada necessariamente a vc. Tiveram a intenção de dar minha opinião em respeito ao tópico em geral.

Foi bom que vc recolocou sua visão, porque na sua frase citada estava bem claro que o jeito de tocar com a unha/dedo etc. não teria importância perante a interpretação (sentimento) requerida.

No mais, também concordo que má interpretação é bem comum, e não só na música erudita...

O importante para mim é salientear que há uma discussão bastante recorrente de técnica vs qualidade de interpretação como se fossem coisas antagônicas, mas que são na realidade complementares. E obviamente que as duas coisas devem ser estudadas e trabalhadas igualmente.

sds

Alec Miaza

Fórum é fórum...ringue é ringue

Mensagem por Alec Miaza » Sex 10 Fev 2006, 14:30

Gente, não chamei ninguém de ignorante,não! Só disse que a idéia de tocar com palheta peças impossíveis de execução com palheta é "santa ignorância"...
MAS REPITO, E ME NEGO A CONTINUAR NUMA DISCUSSÃO TÃO BOBA, NÃO DEFENDI O FATO DE TOCAR VIOLÃO ERUDITO COM PALHETA!!!.
Só citei músicos que tocam peças de autoria própria e que têm várias vozes simultâneas usando palhetas, tadinha da palheta :cry: Amada por guitarristas e odiada por violonistas tsc tsc
Mesmo assim, um forte abraço a todos! :D

patriciaduarte_ddos

Mensagem por patriciaduarte_ddos » Sex 10 Fev 2006, 14:31

huahuhauha!
Paz e amor!

silversoul

Mensagem por silversoul » Seg 06 Mar 2006, 18:57

Tocar um instrumento é uma arte (meio óbvio :D !) e como em toda forma de arte cada pessoa terá opiniões e gostos diferentes... tanto o violão como a guitarra exigem um equilíbrio entre técnica e sentimento são esses os principais atributos de um bom músico... se você me perguntar: "Qual dos dois é mais importante?" eu vou te responder com outra pergunta: "Qual o órgão mais importante o coração ou o cérebro?" não sei quanto a vocês mas eu não sei a resposta para essa pergunta...

Trace seus objetivos na música! Se você deseja se tornar um violonista clássico creio que seja melhor usar os dedos mas se você quer fazer solos tipo John Petrucci, Steve Vai ou Joe Satriani acredito que a palheta seja mais indicada... treine bastante e toque o que lhe agrada e com persistência você se tornará um bom músico.

patriciaduarte_ddos e Alec Miaza: calma galera! :wink: . Um abraço!

Denise Beineke

Mensagem por Denise Beineke » Ter 07 Mar 2006, 03:48

FernandoSor escreveu:E certamente violão erudito não dá para tocar com palheta. É bem simples: tente tocar Villa-Lobos, Brouwer, Rodrigo, Tedesco, Ponce, Bach, Sor etc., com pallheta...
Neste ponto concordamos... :wink:

DOUG

Re: Palheta, unha ou os dois?

Mensagem por DOUG » Seg 13 Mar 2006, 20:55

vc pode deixar as unhas crescerem e tocar só com elas, se vc estiver estudando violão erudito. :)

Jailson Maurício

Mensagem por Jailson Maurício » Qua 22 Mar 2006, 21:21

weda_edw escreveu:Para tocar violão erudito as vezes q vi sempre tocaram com as unhas... Mas o uso de palheta é restrito? É recomendável somente o uso das unhas? Se sim porque?

Ainda sou leiga quanto ao estudo do violão clássico, e estou tentando aprender sozinha ($$) :lol:

Desde já agradeço! Abraços a todos!
Também sou novo no violão Clássico e te digo que estudava sozinho mas não deu, tive que arrumar um professor. Já li alguns músicos condenar o uso das unhas, mas não sei muito não sobre isso!!

MidnightRider

Cada um na sua

Mensagem por MidnightRider » Dom 14 Mai 2006, 17:33

Eu tenho mais facilidade para tocar com os dedos, e é assim que normalmente toco, mas quando vou fazer um solo de uma vozz, principalmente de músicas populares, prefiro a palheta, soa melhor, mas é questão de gosto, cada um faz o que acha melhor. Não tem nada ver ficarem se ofendendo um de cada lado, tem gente que acha que tocar com o dedos é o último nível de qualidade, e que palheta é coisa de gente limitada, eu discordo, acho que tem músico que arrebenta na palheta, e dedinho que só segue a partitura. Toque com os dois, veja o que for me melhor e se esmere, pronto e ponto.

jorge vieira

Mensagem por jorge vieira » Seg 15 Mai 2006, 09:56

Olá
Conforme a versatilidade de seu repertório você utilizará ambos.
Para violão Clássio A unhas são impresindíveis.
Para MPB depende do estilo.
Bossa Nova - Unhas
Blues, Rock Baladas - Palheta ou unhhas;
Guitarra Elétrica - Palheta (geralmente) ou unhas (exceção).
De preferência aprenda ambas.
Jorge Vieira :chitarrista:

wilson

Mensagem por wilson » Sáb 17 Jun 2006, 01:59

unha!

BrunoAvendanha

Mensagem por BrunoAvendanha » Seg 26 Jun 2006, 23:28

Olá. Para mim o uso das unhas é bastante interessante para o violão, tanto violão clássico como o popular, já que podemos fazer várias sonoridades diferentes, tocar base juntamente com solo, e outras coisas. Já a palheta é muito importantes para a guitarra, por se tratar de um instrumento que normalmente acompanha outros instrumentos. Na guitarra eu so não utilizo palheta quando vou tocar two hand.