Palheta, unha ou os dois?

weda_edw

Palheta, unha ou os dois?

Mensagem por weda_edw » Qua 01 Fev 2006, 20:52

Para tocar violão erudito as vezes q vi sempre tocaram com as unhas... Mas o uso de palheta é restrito? É recomendável somente o uso das unhas? Se sim porque?

Ainda sou leiga quanto ao estudo do violão clássico, e estou tentando aprender sozinha ($$) :lol:

Desde já agradeço! Abraços a todos!

Bruno Madeira

Mensagem por Bruno Madeira » Qua 01 Fev 2006, 21:12

Olha, o som de palheta é definidamente diferente da unha. A palheta tem um som mais seco, de resposta mais rádida, e não permite variações tímbricas como a unha.

Tocando com a unha, a polpa do dedo também ajuda na fabricação do som. Quanto mais polpa, mais doce, mais macio sai o som. Portanto a possibilidade de timbres é quase infinita. A palheta não permite isso.

Além de que a palheta restringe passagens de diversas músicas. Em qualquer acorde que pegue cordas alternadas, o executante tá ferrado se for tentar usar palheta.

josihell

Mensagem por josihell » Qui 02 Fev 2006, 10:04

O uso de palheta é interessante no caso de se fazer algum solo mais veloz, em uma voz apenas. Geralmente na música Pop Rock, alguns músicos utilizam o violão de nylon nas gravações, e se você observar em alguns shows acústicos como os que a MTV promove, percebe-se o uso de palheta, mas sempre nesse sentido que ressaltei no começo: em solos de apenas uma voz.

pesadelo

Mensagem por pesadelo » Sáb 04 Fev 2006, 04:04

a palheta eh mais para a guitarra
no violao eh ate um pecado usar palheta
mas as vezes isso da certo
como no country onde os musicos usam palheta e dedo
ou blues tb
ja a guitarra com os dedos nao fica boa com muita distorçao nao=/

hirven

Mensagem por hirven » Sáb 04 Fev 2006, 12:40

É interessante as possibilidades de mudança, e as perspectivas de arranjos, a palheta tem a vantagem de dobrar a velocidade com pouco estudo, mas se pensar o instrumento como um estilo, acredito que este ficará pobre, a riqueza da sonoridade está em pensar amplamente.

Abraços.
Marcelo Torca.

weda_edw

Valeu!

Mensagem por weda_edw » Dom 05 Fev 2006, 14:52

Valeu mesmo, por terem me esclarecido a respeito! Como ja disse antes sou bem novata essa arte e tentando me virar sozinha pra aprender hehe
Sei q com a ajuda das pessoas desse fórum (q pelo q vejo são ótimas), vou conseguir evoluir!

Bjoca para todos e um abraço :D :wink:

Picasso

Mensagem por Picasso » Dom 05 Fev 2006, 18:21

Favor deletar está mensagem!
Editado pela última vez por Picasso em Qui 11 Mai 2006, 23:02, em um total de 1 vez.

patriciaduarte_ddos

Mensagem por patriciaduarte_ddos » Seg 06 Fev 2006, 02:04

Rafael Paula dos Santos escreveu:Olá!

Eu não uso palheta, apesar de hoje tocar mais guitarra do que violão!

Como iniciei meus estudos com Violão Erudito... e na época tinha ralado muito para conseguir a técnica... em fim!

Mais sobre sua duvida... tem alguns movimentos que são impossivel de se fazer se usar a palheta; impossivel mesmo!!

Por mais que v.c utilize os demais dedos, além da palheta!!

O ideal é tocar com os dedos, mesmo... procure um bom professor! ele vai de disciplinar...

abraço
Oi Rafael! Olha, eu toco violão erudito.. e pretendo tocar guitarra também.. mas só daqui alguns anos, aí as vezes eu fico pensando, será que vou ter muita facilidade pra tocar solos de guitarra? Espero que sim hehe..
Eu nem sabia que dava p/ tocar guitarra sem palheta.. eu nem gosto de palheta =/
Agora me animei!

josihell

Mensagem por josihell » Seg 06 Fev 2006, 09:57

Pois é, existem grandes guitarristas que extraem timbres maravilhosos de suas guitarras tocando apenas com os dedos, e com uma velocidade enorme, como, por exemplo, Mark Knopfler e Jeff Beck.

jazzerfloyd

Mensagem por jazzerfloyd » Seg 06 Fev 2006, 14:59

palheta em violão de nylon tem som de serrote...

Rubens Canarim

Mensagem por Rubens Canarim » Qui 09 Fev 2006, 14:11

Eu evito usar palheta em todas as ocasiões, nada melhor do que a nossa própria mão... a palheta só encosta em meu violão no caso de blues ou algum outro estilo do gênero.
Do contrário, nada melhor do que dedo e unha para expressar-se no instrumento.

Alec Miaza

Palheta, dedos, unha ... ou Alma?

Mensagem por Alec Miaza » Qui 09 Fev 2006, 18:53

E aí pessoal? Tudo certo? Poxa espero que não me levem a mal :lol: Xiii, lá vem bomba!..
Andei lendo uns lances um tanto estranhos, mas acho que se tratou mais de uma amplitude de horizontes não será não?
Deixa eu explicar, os comentários sobre como tocar (palheta, dedo, unha...blá,blá)fugiu um pouco do principal em música, o SENTIMENTO, a ALMA, pois não é ela o canal expressão dos sentimentos?
Bem, atendo-me mais a questão técnica, e de execução, basta que saibamos apreciar(não me refiro apenas a gostar - que é um fator muito pessoal - mas a prestar a devida atenção)gênios da música no mundo a fora, como Paco de Lucia, Al di Meola e John McLaughlin e ainda Eric Clapton(tocando guitarra, violão aço e violão nylon)para desmistificar esse assunto de palhetaXdedos...
Por exemplo, palheta não permite variedade timbrística, não é bem verdade, pessoal...é mais apropriado admitir que muitos músicos e estudantes estejam restritos à forma como ensinam a palhetar...
Outra, variedade timbrística pela mudança do ataque dos dedos e unhas, para obter um som mais suave ou mais agressivo, isso me parece coisa de chaveco(desculpe a piada :D )mas é porque se torna um recurso premeditado e falso, o som deve sair doce ou ardido segundo o sentimento apropriado da música e nossa capacidade de SENTI-LA e OUVIR A MÚSICA QUE ESTÁ DENTRO DO NOSSO CORAÇÃO...
Outra, velocidade é resultado de treino técnico e diário, experimente, quem puder, praticar 5,6,7 ou 8 horas todo dia, cuidado pros dedos não chegarem antes das palhetas hein :D .
Volto a salientar, Paco de Lucia usa seus dedos com clareza e velocidade que não deixa nada a desejar pros seus colegas de palheta, e o mais importante sem perder o SENTIMENTO, por causa de buscar perfeição técnica...
Al di Meola toca um estilo muito semelhante ao erudito no diz respeito à técnica de execução(várias vozes simultaneamente)e usa palheta nos seus Ovation tanto com nylon ou aço.
Clapton fere as cordas de suas Fender Strato com uma gama enorme de timbres(usando palheta)porque sua ALMA toca a música com todo sentimento e sinceridade.
Isso sem falar em Pat Metheny, Yamandu Costa, R.Rabelo, Odair e Sérgio Assad e por aí vai ... digo mais eu não sou ninguém, mas essa turma aí em cima ... aiaiai...é com eles que a gente aprende que deve usar palheta, dedos e unhas quando nos for conveniente, mas eles nos mostram que a ALMA e o CORAÇÃO 'tão sempre lá, quando o instrumento é tocado! Tchau Pessoal Abração para todo mundo!!! :D

Picasso

Mensagem por Picasso » Qui 09 Fev 2006, 20:08

Favor deletar está mensagem!
Editado pela última vez por Picasso em Qui 11 Mai 2006, 23:01, em um total de 1 vez.

Luis Gontarski

Mensagem por Luis Gontarski » Qui 09 Fev 2006, 22:08

pessoal, só lembrando... nao se discute se é certo ou errado qdo se trata de arte... o fato é que aqui estamos discutindo questoes tecnicas do violão herudito, aí que o bicho pega...

patriciaduarte_ddos

Mensagem por patriciaduarte_ddos » Qui 09 Fev 2006, 23:40

:D Vlew Rafael! Assim que tiver tempo (ta difícil) e um instrumento hehe começo estudar guitarra!