Palheta, unha ou os dois?

weda_edw

Palheta, unha ou os dois?

Mensagem por weda_edw » Qua 01 Fev 2006, 20:52

Para tocar violão erudito as vezes q vi sempre tocaram com as unhas... Mas o uso de palheta é restrito? É recomendável somente o uso das unhas? Se sim porque?

Ainda sou leiga quanto ao estudo do violão clássico, e estou tentando aprender sozinha ($$) :lol:

Desde já agradeço! Abraços a todos!

Bruno Madeira

Mensagem por Bruno Madeira » Qua 01 Fev 2006, 21:12

Olha, o som de palheta é definidamente diferente da unha. A palheta tem um som mais seco, de resposta mais rádida, e não permite variações tímbricas como a unha.

Tocando com a unha, a polpa do dedo também ajuda na fabricação do som. Quanto mais polpa, mais doce, mais macio sai o som. Portanto a possibilidade de timbres é quase infinita. A palheta não permite isso.

Além de que a palheta restringe passagens de diversas músicas. Em qualquer acorde que pegue cordas alternadas, o executante tá ferrado se for tentar usar palheta.

josihell

Mensagem por josihell » Qui 02 Fev 2006, 10:04

O uso de palheta é interessante no caso de se fazer algum solo mais veloz, em uma voz apenas. Geralmente na música Pop Rock, alguns músicos utilizam o violão de nylon nas gravações, e se você observar em alguns shows acústicos como os que a MTV promove, percebe-se o uso de palheta, mas sempre nesse sentido que ressaltei no começo: em solos de apenas uma voz.

pesadelo

Mensagem por pesadelo » Sáb 04 Fev 2006, 04:04

a palheta eh mais para a guitarra
no violao eh ate um pecado usar palheta
mas as vezes isso da certo
como no country onde os musicos usam palheta e dedo
ou blues tb
ja a guitarra com os dedos nao fica boa com muita distorçao nao=/

hirven

Mensagem por hirven » Sáb 04 Fev 2006, 12:40