Guitarrista açoriano ganha prémio no Brasil

indicam as datas ao formato ISO: YYYY-MM-DD
Para os festivais e master class dão a data do primeiro dia.
MARCOLEAL

Guitarrista açoriano ganha prémio no Brasil

Mensagem por MARCOLEAL » Dom 23 Mar 2008, 20:41

Música: Guitarrista açoriano ganha prémio no Brasil

Ponta Delgada, 03 Mar (Lusa) - O guitarrista clássico açoriano Victor Castro afirmou hoje que a recente atribuição do Prémio Brasileiro de Guitarra Clássica constituiu "o ponto alto" da sua careira e "um grande estímulo".
O guitarrista conquistou, 24 de Fevereiro, o prémio "Raphael Rabelo", o segundo lugar do concurso de Interpretação Violonística promovido pelo festival nacional de violão do Piauí (FENAVIPI), que decorreu em Teresina, capital daquele Estado brasileiro.
"É um dos pontos altos da minha carreira como guitarrista. Uma vitória grande, dado que o festival foi de um nível altíssimo", disse à agência Lusa Victor Castro, natural da ilha Terceira, actualmente a residir em São Luís (Brasil), onde é professor de violão clássico na Escola de Música do Estado do Maranhão.

Segundo o guitarrista, o concurso foi disputado por dezenas de violonistas de todas as regiões do país e com um júri internacional com nomes consagrados, como os professores brasileiros Henrique Pinto e Fábio Zanon e a croata Ana Vidovic, destaque mundial do violão na actualidade.

Sublinhando tratar-se do seu primeiro prémio internacional, o professor considera, ainda, ser "um estímulo" o prémio que alcançou, num país onde "o instrumento nacional é o violão".

"Toda a gente toca qualquer coisa, daí que a competitividade seja muito forte", frisou o guitarrista, que disse ter como projecto gravar um CD e fazer uma tournée por vários estados do Brasil, mas "voltar sempre que puder" aos Açores.

Depois de ter conquistado o prémio, referiu ter conseguido agora um agente e que "vai querer participar em todos os próximos concursos".

Victor Castro manifestou, ainda, vontade de tocar nas ilhas Terceira e São Miguel, onde considera existir já "um público feito" para o trabalho na guitarra clássica.

O professor, que ministra também aulas particulares, tem dois CD editados com o apoio da direcção regional da Cultura.

Além do guitarrista açoriano, foram premiados no concurso o mineiro Marcos Flávio (primeiro lugar e que recebeu o prémio "Turíbio Santos") e o paulista Luiz Francisco Foschi (terceiro lugar e que ficou com o prémio "Baden Powell").

Parabens para o Victor Castro e sem alguem se cruzar com ele lhe de um abraço das gentes da ilha terçeira .

MARCO LEAL (TERCEIRENSE)

IgorMestre
Mensagens: 22
Registrado em: Ter 08 Abr 2008, 22:39

Re: Guitarrista açoriano ganha prémio no Brasil

Mensagem por IgorMestre » Qua 09 Abr 2008, 09:07

Boa Vitor PARABÉNS!!!

abraço

Mafaldaguitarra
Mensagens: 41
Registrado em: Qui 06 Set 2007, 18:30
Localização: Santa Maria da Feira,Portugal

Re: Guitarrista açoriano ganha prémio no Brasil

Mensagem por Mafaldaguitarra » Sex 25 Jul 2008, 16:41

Parabéns!!! :bravo: :bravo: :bravo: