Programa da Tv Cultura - Prelúdio

indicam as datas ao formato ISO: YYYY-MM-DD
Para os festivais e master class dão a data do primeiro dia.
Léo Beschizza

Re: Programa da Tv Cultura - Prelúdio

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 21 Jun 2008, 22:53

Olá Marcelo
Pelo que vejo na programação da TV Cultura tiraram a programação de "Prelúdio" do ar.
É uma pena, pois são cada vez menores os espaços na mídia dedicados à música instrumental.
Um abraço a todos.

hirven

Mensagem por hirven » Dom 22 Jun 2008, 12:27

Verdade, tiraram mesmo. É uma pena, e não só este programa, pois havia mais programas musicais e de música instrumental.
Mas há o Talentos da Tv Câmara que apresenta música instrumental, vocal, e há uma certa valorização pelos violonistas e guitarristas. O linque: http://www.camara.gov.br/internet/TVcamara/
Para assistir direto: http://www.camara.gov.br/internet/tvcam ... lecao=VIVO

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Qua 25 Jun 2008, 03:40

Olá Marcelo
Ainda bem que nos sobraram ainda esses programas da TV Câmara sobre música instrumental.
Vamos assistí-los antes que os tirem do ar, porque mesmo nas tvs públicas a mídia consumista está tomando conta.
Lembro aos amigos que a TV SESC também tem um programa só instrumental e por sinal muito bom. Vou procurar o link e depois coloco aqui no Fórum.
Um abraço a todos.

guinomolute

Mensagem por guinomolute » Sáb 05 Jul 2008, 12:53

acho que não o.O

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Ter 08 Jul 2008, 12:48

Olá Guinomolute
Ficou confuso o que você quiz dizer em sua mensagem, seria interessante que você colocasse a sua opinião de uma forma mais clara possível, para que todos os membros do Fórum pudessem compreendê-la melhor.
Valeu companheiro ?
Um abraço a todos.

rverdi

Mensagem por rverdi » Qui 24 Jul 2008, 00:45

Gente,
será que não é possível acessar o site da cultura e assistir aos programas pelo computador? Alguém já tentou fazer isso para saber se tem algum programa do "prelúdio" no histórico do site?

Abraços
Rafa

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sex 25 Jul 2008, 03:25

Olá Rafa
Acho que não é possível acessar esses programas antigos da TV Cultura via internet. Mas se quizer tentar pode ser que consiga. Na TV Câmara tem alguns programas instrumentais que estão disponíveis para download.
Já a TV SESC não é possível acessar os programas pelo computador, só na TV convencional mesmo.
Um abraço a todos.

pauloleite

Mensagem por pauloleite » Seg 18 Ago 2008, 19:48

Parabéns, Léo! Pela Associação Cultural.
Parabéns, Hirven, pelo pensamento de iniciativa.

Espero colaborar com minha opinião.
Já faz algum tempo, mas eu me lembro que fui apresentado para a música clássica, pela novela global BRAVO.
Na trilha sonora eram apresentadas gravações de músicas clássicas, em seus trechos mais conhecidos e coincidentemente, mais bonitos.
O maestro argentino Waldo de Los Rios, fêz gravações que me marcaram. Sinfonia nº 40 do Mozart, Terceiro Movimento da Terceira Sinfonia de Brahms, entre outros.
Aonde quero chegar, é que para a "popularização" da música clássica, até chegar ao nosso querido violão, deveríamos impor, que fossem feitos programas de músicas com o que é mais conhecido, dos grandes compositores, pela população. E aos poucos, colocar as desconhecidas, porém não menos bonitas.
Fiquei chateado estes dias, com uma turnée, se não me engano patrocinada pelo SESC ou pelo SESI, em que se está rodando o Brasil, para mostrar a música do nosso Villa-Lobos.
Na entrevista, o violonista, indagado sobre porque não estão no programa, os trechos mais conhecidos do compositor. Ele explicou que era intenção dele e da soprano que o acompanha, em apresentar músicas conhecidas. Mas foi exigência do produtor ( SESI ou SESC ) que somente fossem apresentadas as desconhecidas.
O público não sintoniza. O público não assimila. O público não gosta. É a verdade. Nunca mais aparece. e torna-se mais uma voz contrária ao clássico.
Saudações musicais a todos.
Paulo Leite.

hirven

Mensagem por hirven » Seg 18 Ago 2008, 20:16

Saudações ao Paulo Leite!

Também ouvi gravações de Waldo de Los Rios, incluisive as músicas citadas. O programa Prelúdio vai voltar, a Cultura anunciou.
A Música Clássica possui um repertório vasto, às vezes, não sei por qual motivo, é apresentado sempre o mesmo repertório, criando dificuldades para apresentar novidades, mesmo no Choro, há um movimento para buscar novidades, mesmo em compositores já falecidos, ou seja, obras menos conhecidas. No começo deste século, criticas sobre o repertório das Orquestras Sinfônicas foram feitas, porque como não estava havendo novidades, também o espaço estava diminuindo, e fazendo com novos compositores não tivessem espaço, chegaram até fazer previsões de as orquestras sumirem por falta de interesse. É preciso pensar nisso, não podemos ficar com o mesmo repertório, ainda mais Villa-Lobos que possui uma grande quantidade de obras, e quem vai mostar?
Parece que Camargo Guarnieri possui 70% do seu repertório inédito. Então está faltando músicos para desvendarem novas obras de compositores já falecidos, ou quem sabe, fazer arranjos para violão e conjunto de violões.
Abraços.

pauloleite

Mensagem por pauloleite » Ter 19 Ago 2008, 10:54

Olá, Hirven!
Sei o que você quer dizer. E, é lógico. As coisas não são tão fáceis assim como citei.
Há alguns meses atrás, fui a uma apresentação dos professores do Centro Cultural de Curitiba. No programa, só chorinhos.
Não contei, mas deveria ter uns três violões de sete cordas, uns quatro de seis, pandeiro, cavaquinho, piano, duas flautas. Enfim, um belo time.
No repertório, só os desconhecidos, e eu ouço chorinhos há 40 anos. Meu pai tocava clarinete num conjunto de serestas. Eu entendo que se deva incluir músicas novas. Mas... nenhuma que o povo esteja esperando ouvir? Me parece arriscado!
O que proponho, é mesclar. O conhecido ( para atrair o público ) e as inéditas ( para semear as novidades).
Um grande abraço,
Paulo Leite.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 23 Ago 2008, 21:06

Olá Paulo
Obrigado pela sua generosidade, estamos apenas colaborando com nossa Associação e tomara que alavanquemos a nossa Música Clássica. Esse é o link de nossa associação aqui em Uberaba:
http://www.acuasura.blogspot.com
Está a disposição para o pessoal acessar, e quem sabe seja modelo para outras cidades também.
Um abraço a todos.

GPGS92

Mensagem por GPGS92 » Dom 24 Ago 2008, 13:18

http://br.youtube.com/watch?v=umoUCqNlbVU

No link postado acima vocês podem a ver a apresentação do violonista erudito Vitor Mateus, em sua apresentação no prograva "Prelúdio", da TV Cultura. No YouTube há outros vídeos deste programa, é só digitar "prelúdio cultura" e assistir aos primeiros vídeos da lista.

pauloleite

Mensagem por pauloleite » Ter 26 Ago 2008, 12:42

Valeu, Léo!
Valeu, Gabriel!
Saudações MUsicais a todos.
Paulo Leite.

GPGS92

Mensagem por GPGS92 » Ter 26 Ago 2008, 17:49

Léo Beschizza escreveu:Olá Marcelo
Pelo que vejo na programação da TV Cultura tiraram a programação de "Prelúdio" do ar.
É uma pena, pois são cada vez menores os espaços na mídia dedicados à música instrumental.
Um abraço a todos.

O PROGRAMA PRELÚDIO DA TV CULTURA COMEÇARÁ SUA TEMPORADA DE 2009 EM SETEMBRO!!! Inscrições permitidas para músicos de até 25 anos de idade (ver no site da TV Cultura). Vou ficar atento pra quando realmente começa o programa e posto aqui.

pauloleite

Mensagem por pauloleite » Ter 26 Ago 2008, 20:31

Olá, Gabriel!
Muito bom ver o seu entusiasmo. Parabéns pelos seus comentários.
Estaremos torcendo por você! Pode ter certeza!
Um Abraço.
Paulo Leite.