Programa da Tv Cultura - Prelúdio

indicam as datas ao formato ISO: YYYY-MM-DD
Para os festivais e master class dão a data do primeiro dia.
Deco

Programa da Tv Cultura - Prelúdio

Mensagem por Deco » Sex 21 Mar 2008, 17:10

esse é um belíssimo programa de calouros de música clássica da Tv cultura, é uma pena que o violão clássico ainda sofra discriminação por parte dos jurados que não classificaram nenhum violonista, vocês acreditam que o violão Clássicosofra esse tipo de discriminação?

weverton

Re: Programa da Tv Cultura - Prelúdio

Mensagem por weverton » Seg 31 Mar 2008, 16:07

Gosto muito desse programa, porém concordo que o violão clássico ainda sofre discrinação. O que fazer? Esforçarmo-nos para erradicar qualquer mancha de preconceito.

tarcizo0000

Mensagem por tarcizo0000 » Sáb 19 Abr 2008, 06:16

gosto de assistir, mas não sei tocar muito bem...

:D

Ricardo H.

Mensagem por Ricardo H. » Qua 14 Mai 2008, 19:09

Realmente o violão clássico não é difundido o quanto deveria hoje no Brasil

hirven

Mensagem por hirven » Qui 15 Mai 2008, 09:58

O violão clássico nõ sofre discriminação, o que há é falta de apoio para o desenvolvimento do ensino clássico do violão, o piano neste caso é muito mais evoluído, atinge muitas cidades brasileiras com o ensino clássico, mas o violão é bem mais deficiente, conseqüentemente há menos candidatos. O irônico é que o violão é o instrumento mais vendido no Brasil.
O portal do Delcamp já é um caminho concreto, o que falta é uma união maior dos violonistas e começar a divulgar com shows o violão clássico. Poderia ser formada uma ONG para o desenvolvimento e apoio ao violão clássico no Brasil.
Marcelo Torca.

luizviolao

Mensagem por luizviolao » Sex 16 Mai 2008, 06:24

Eu nao acisto mas gostei do assunto e resolvi ler e vi q vc falou de descriminação e realmente eu acho q seja verdade pois o violonista ainda é comporado com o cara q toca violão no butequin ali da esquina, meus caros colegas vou lhes contar um estoria q ouvi de um amigo meu, musico diga-se por passagem, bem foi assim , estava ele com uma apresentação marcada para tocar na casa de um senhora e a apresentação iria ser solo quando ele resolveu dar uma encrementada no som e chamar um violonista amigo dele pra tocar junto pelo mesmo cache estipulado antes com a senhora, ai ele combinou com a senhora dona do didin e falou sobre o amigo, ela aceitou e pegou o telefone pois queria falar com o tal violonista.Quando ela ligou pro cara veio logo com o papinho q o cache estava muito alto e queria pagar so metade pra ele, VEJÃO Q ABSURDO!!!, so porque toca violão tem q reseber menos?... um ova , ele foi firme e falou q o cache dele era aquele e se quizer se nao ele nao tocava, a senhora logicamente se convenceu q tocar violão não devia ser facil pois nesta ocasião foi defendido com unhas e dentes e acho q ele ta certo pois nos q deixamos q issu aconteça!!!

DESCRIMINAÇÃO É CRIME!!! SALVEM OS VIOLONISTAS DESSA BURGUESIA SEM CULTURA!!!

hirven

Mensagem por hirven » Sex 16 Mai 2008, 10:38

Ainda insisto que o violão não sofre discriminação, a história do Luiz Violão acontece com todo músico, esta que ele contou também já vi muitas, mas não somente com violonistas, com outros instrumentistas.
Se tivesse uma ONG específica para defender e apoiar os violonistas, isso é que poderia fazer toda a diferença.

Abraços.
Marcelo Torca.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Qua 21 Mai 2008, 16:09

Olá Marcelo
O grande problema que vejo é que existe uma massificação geral com relação à música, e o que sobra são os "axés da vida" e as músicas de baixa qualidade que são impostas pela mídia e que por consequência ocupam todos os espaços que poderiam veicular a música de maior qualidade como a instrumental e principalmente a música para violão.
Isso se reflete em todas as programações e até nas TVs ditas públicas, com raríssimas excessões como é o caso da TV Cultura de São Paulo.
Específicamente com relação à esse programa "Prelúdio", eu não tive oportunidade de assistí-lo, então não posso tecer nenhum comentário, mas no entanto há que se verificar quem patrocina o programa, pois o patrocinador normalmente interfere na sua programação por razões óbvias de querer o retorno imediato de seu investimento.
Um abraço a todos.

flaviomedina

Mensagem por flaviomedina » Dom 15 Jun 2008, 05:04

O problema da massificação, apontado pelo colega Léo é verdade. Uma das consequências disso é que existem grandes violonistas no Brasil, mas eles não chegam às rádios, e seus CDs só são disponíveis para aquisição nos grandes centros culturais (RJ, SP, MG, sem querer desmerecer os demais). Um exemplo disso é a obra de Leandro Carvalho, paulista, que produziu dois ótimos trabalhos resgatando a obra de João Pernambuco.
E quem conhecerá Henrique Annes, violonista pernambucano, e pasmem, ainda por cima compõe obras para violão? Provavelmente, somente os hérois deste fórum.

hirven

Mensagem por hirven » Dom 15 Jun 2008, 11:07

Por isso Flávio, acredito que seja necessário formar uma ONG que defenda o Violão Clássico, pois assim vai ser mais fácil de lutar por interesses comuns, mas é necessário união, inclusive dos grandes violonistas.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Seg 16 Jun 2008, 01:39

Olá Marcelo
Acho que concordamos em quase tudo com relação à essa chamada discriminação em relação não só ao violão mas à musica instrumental como um todo.
Mas a questão da ONG eu vejo com uma certa preocupação, pois o que se vê no Brasil são esses esquemas de ONGs que recebem dinheiro público, mas que na realidade são verdadeiros captadores de recursos com a finalidade de enriquecer seus diretores, como os exemplos que vemos estampados nos jornais.
Talvez o termo ONG esteja em baixa, porque desvirtuaram a sua real finalidade, mas as Associações Musicais tem que se organizarem para aglutinar pessoas com boas idéias e interesses coletivos com o intuito de preservar e divulgar a música instrumental e principalmente as relacionadas ao violão. Esse nosso Fórum já é um bom exemplo disso.
Vamos debater mais o assunto enquanto ainda estamos motivados, e não fomos infectados pela massificação musical de baixa qualidade que se alastra por aí.
Um grande abraço a todos.

hirven

Mensagem por hirven » Seg 16 Jun 2008, 10:31

O Léo Beschizza está provando como este portal é importante, com o debate as idéias vão evoluindo, eu gostei da idéia de uma associação musical, e pelo que entendi há a manifestação de fazer algo sério, o que é muito importante.
O problema agora é tornar isso viável. Sei que o violonista Alvaro Henrique em Brasília/DF faz parte de uma associação de viololistas. E como seria possível começar?

Léo Beschizza

Associação Cultural

Mensagem por Léo Beschizza » Ter 17 Jun 2008, 02:37

Olá Marcelo
Pois é aqui em Uberaba criamos uma Associação Cultural que tem por objetivo a divulgação das manifestações artísticas para torná-la mais acessível ao público em geral. Ela se chama ACUAS - Associação Cultural Antenôgenes Silva, em homenagem a esse grande compositor de nossa cidade.
Fizemos uma parceria com o sistema SESI FIEMG que nos empresta seu belo teatro (400 lugares) onde já realizamos vários concertos de piano, violão, e até orquestras. Termos também o Teatro Vera Cruz que é da Prefeitura e o TEU - Teatro Experimental de Uberaba, onde já realizamos um concerto com o grande violonista internacional Fabiano Borges com seu belo violão de 7 cordas.
Essa associação é composta por músicos e também por simpatizantes a essa causa maravilhosa que é a arte.
É bem difícil o nosso trabalho, despertar esse público que ignora a música clássica/erudita não é uma tarefa muito fácil.
Temos o apoio do Rotary Club que nos garante a venda de ingressos e em alguns eventos temos o apoio da Fundação Cultural da Prefeitura Municipal de Uberaba.
A nossa Associação ainda está engatinhando, iremos completar 1 ano de atividades mas já fizemos alguns bons eventos.
Além desses eventos temos os cursos de vários instrumentos como Violão, Violino, Viola, Cello, Flauta, e iremos com o tempo abrir esse leque aos nossos alunos. Esses curtos são ministrados pelos professores da ACUAS nas salas cedidas pelo SESI.
Para você ver é uma semente que plantamos e agora temos que cuidar com carinho para colher os frutos no futuro.
Um abraço a todos.

Manuel HP

Mensagem por Manuel HP » Sáb 21 Jun 2008, 15:25

Eu sou de Portugal, e gotaria de saber se sabem algum sitio onde possa apenas ver como é esse programa de Tv cultura, para me questionar e tambem aprender qualquer coisa???

hirven

Mensagem por hirven » Sáb 21 Jun 2008, 21:54

Saudações!
O portal da Tv Cultura é http://www.tvcultura.com.br