paco de lucia em campo pequeno

indicam as datas ao formato ISO: YYYY-MM-DD
Para os festivais e master class dão a data do primeiro dia.
MARCOLEAL

paco de lucia em campo pequeno

Mensagem por MARCOLEAL » Qui 29 Nov 2007, 21:32

OLA A TODOS GOSTAVA DA PARTE DE QUEM ASSISTIU AO CONCERTO O VOSSO COMENTARIO , POIS INFELIZMENTE NAO CONSEGUI IR :( MAS SEM DUVIDA QUE FOI SOBERBO . ESTOU DANDO PELA FALTA DO AMADAN QUASE APOSTO QUE E UM DOS PRESENTES :guitare: :D

Amadan

Re: paco de lucia em campo pequeno

Mensagem por Amadan » Qui 29 Nov 2007, 22:22

Não fui não. :(
Assisti ao primeiro concerto que o Paco deu no Coliseu de Lisboa, faz já muito anos, e ouvi muito pouco da música dele. A plateia estava cheia de gente de raça Cigana que quando o Flamenco começava a a "queimar", cantavam tão alto e dançavam tão efusivamente, que perdi quase tudo. :pascontent:

Léo Beschizza

Paco de Lucia

Mensagem por Léo Beschizza » Dom 02 Dez 2007, 21:23

Olá Amadan
Paco de Lucia é um vilonista mais voltado ao flamenco né ? Ouvi dizer que o Paco não le partituras, e que por ser autodidata seus arranjos são exclusivos a ele próprio, e que também ele considerava Raphaell Rabelo o melhor violonista do mundo. Fatos ou boatos ?
Uma abraço a todos.

Amadan

Re: Paco de Lucia

Mensagem por Amadan » Seg 03 Dez 2007, 22:02

Léo Beschizza escreveu:Olá Amadan
Paco de Lucia é um vilonista mais voltado ao flamenco né ? Ouvi dizer que o Paco não lê partituras, e que por ser autodidata seus arranjos são exclusivos a ele próprio, e que também ele considerava Raphaell Rabelo o melhor violonista do mundo. Fatos ou boatos ?
Uma abraço a todos.
O que corre é que Paco de Lucia não sabe música e que as suas partituras são escritas por alguém que o ajuda nisso. Não sei se é verdade ou não.
Quanto ao Raphael Rabelo, também não sei. Mas não me admiraria se ele tivesse feito essa declaração no Brasil. Em Inglaterra ele seria capaz de dizer que era o Julian Bream, em Espanha seria capaz de referir o David Russel, etc. Políticas de media, o que é uma coisa natural.
O que dizer dele como músico?!
Há no mundo "Flamenco" muitos guitarrista com qualidade igual e mesmo superior ao Paco. Mas o facto relevante na sua música é que ele é o grande flamencista que não perdeu as suas raízes ciganas. Muitos outros acabam por ceder ao chamamento do Jazz e o seu tom deixa de ser o puro sangue Romani. Paco continua fiel às origens, daí o ser considerado já uma lenda.
Eu o comparo ao Segóvia. Segóvia era um mestre, ninguém nega isso, mas quantos violonistas eruditos não possuem técnica e musicalidade superior ao que ele tinha? Na verdade muitos...
Mas Segóvia tornou-se uma lenda, essencialmente pelo que ele fez pelo violão clássico. Tirou-o da obscuridade e colocou-o nas grandes salas de concerto de todo o mundo. Todos os violonistas devem muito a Segóvia por isso mesmo. Aliás, provavelmente Segóvia terá levado para o violão clássico muitos dos virtuosos de agora. Sem ele, estariam provavelmente tocando outros instrumentos.

Mas isto é uma opinião pessoal e naturalmente discutível.

Um abraço

MARCOLEAL

Mensagem por MARCOLEAL » Qua 05 Dez 2007, 00:14

OLA A TODOS CUSTA A CRER QUE PACO NAO SAIBA LER MUSICA , MAS NA VERDADE E QUE EXISTE GRANDES MUSICOS NA MESMA SITUACAO ,(JA OUVI O MESMO SOBRE SABICAS QUE NAO LIA UMA UNICA NOTA) ALIAS JA (ESPREITEI) MUSICA ESCRITA POR PROFISIONAIS QUE QUASE E PRECISO TIRAR OUTRO CURSO PARA BEM SE PODER LER... QUERIA DIZER TAMBEM QUE TENHO O DVD DE PACO INTERPRETANDO O Concierto de Aranjuez E ESPETACULAR NAO TENHO E CONHECIMENTO PARA COMPARAR COM OUTROS GUITARRISTAS NOMEADAMENTE CLASSICOS MAS RECOMENDO.

Paco de Lucía, um dos mais reputados músicos espanhóis, tem influenciado a técnica de composição e interpretação da guitarra clássica espanhola.

Esta é a terceira apresentação do músico e compositor em Portugal, onde actuou em 1990 e 2004 em diversas cidades, entre as quais Lisboa, Porto e Figueira da Foz.

Paco de Lucía, 59 anos, tem editados cerca de 30 discos, para além de várias participações em trabalhos de outros músicos ou cantores.

De 1968 a 1977, com Camarón de la Isla, gravou dez discos de flamenco tradicional, tendo constituído o que os críticos musicais espanhóis apelidam de «mística união musical».

A partir de 1977 ambos seguiram caminhos diferentes, abrindo o flamenco a outras sonoridades do mundo, como o jazz ou a pop e o rock.

Lucía compôs músicas para cinco filmes, nomeadamente La Sabina de José Luis Borau, The Hit de Stephen Frears, Montoyas y Tarantos de Vicente Escrivá e, de Carlos Saura, Sevillanas e Carmen.

Lucía é apontado pela crítica como um esplêndido guitarrista pelo virtuosismo com que interpreta as diferentes peças musicais.

O compositor Joaquím Rodrigo, quando o ouviu interpretar o seu Concierto de Aranjuez, afirmou que esta era a interpretação com mais paixão e sentimento que alguma vez presenciara, para além do virtuosismo.

Com Paco de Lucía sobem ao palco do Campo Pequeno Alain Pérez (baixo), Daniel Lopez Vicente (guitarra clássica), Domingo Patrício (teclados), Israel Suárez (cajón) e Asunción Herédia e Montserrat Cortés (coros).

Em 2004 Paco de Lucía recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias de Artes que distinguiu, segundo a acta do júri, um músico que «transcendeu fronteiras e estilos e é hoje um músico de dimensão universal».

Nascido em Algeciras (Andaluzia) Francisco Sánchez Gómez, tomou o respectivo diminutivo de Paco enquanto 'de Lúcia' deriva de sua mãe Lúcia Gómez, La Portuguesa.

O músico começou a tocar guitarra clássica espanhola, tendo sido seus mestres, o pai, Antonio Sánchez, e o irmão mais velho, Ramón.

Apresentou-se pela primeira vez em público aos 11 anos na Rádio Algeciras. Mais tarde estudou com Niño Ricardo de quem é considerado um discípulo e de Sabicas.

O seu começo no mundo da música foi com os seus irmãos Pepe de Lúcia (cantaor) e Ramón de Algeciras (guitarrista).

Em 1959 recebeu o Prémio especial do júri do Concurso Internacional de Flamenco de Jerez de la Frontera.

Léo Beschizza

Paco de Lucia

Mensagem por Léo Beschizza » Qua 05 Dez 2007, 02:42

Olá Marco
Muito bom o histórico de Paco de Lucia que você disponibilizou para nós. Você realmente é um estudioso dos assuntos relacionados à música. Isso é muito bom, e nos ajuda a conhecermos melhor esse grande universo que está aí para ser desvendado.
Um grande abraço a todos.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Ter 18 Dez 2007, 02:50

Amadan escreveu:Há no mundo "Flamenco" muitos guitarrista com qualidade igual e mesmo superior ao Paco. Mas o facto relevante na sua música é que ele é o grande flamencista que não perdeu as suas raízes ciganas. Muitos outros acabam por ceder ao chamamento do Jazz e o seu tom deixa de ser o puro sangue Romani. Paco continua fiel às origens, daí o ser considerado já uma lenda.
Também concordo e acho que é por aí. Creio o Paco soube levar o flamenco para o mundo, para outras esferas, tocando com jazzistas, com músicos brasileiros (como Rabello) etc., porém sempre mantendo-se fiel ao flamenco, sem descaratecizá-lo. Agora não sei se tem muito violonista melhor que o Paco. Tecnicamente talvez, mas que seja tão completo e capaz de fazer tudo o que ele faz, acho que não tem tantos assim.
Amadan escreveu: Eu o comparo ao Segóvia. Segóvia era um mestre, ninguém nega isso, mas quantos violonistas eruditos não possuem técnica e musicalidade superior ao que ele tinha? Na verdade muitos...
Discordo que exista um violonista superior ao Segóvia, quannto mais muitos. Depende o que vc considera como "superior". Se "superior" significa tocar com um som mais limpo e claro, sem errar, vc deve estar certo. Mas se "superior" significa ter qualidade sonora, colorido, som bonito e robusto, não conheço nenhum melhor que o Segovia.

Em musicalidade também. Apesar de muitas vezes o Segovia ser fora de estilo e demasiadamente romântico, se desconsiderarmos o contexto histórico do seu personagem e forma de interpretação, e analisarmos a musicalidade como a capacidade de criar contrastes e variações de timbre, dinâmica, articulação etc., o Segóvia ainda é imbatível. Talvez o Bream seja o que chegue mais perto.

paulo celso de magalhaes

Mensagem por paulo celso de magalhaes » Qua 19 Dez 2007, 16:27

oooopppsss!!!!
perai, vilonistas melhores q o Segovia, aonde? com mais musicalidade? aonde? po me diz q eu quero escutar!!!
quinze minutos depois do Segovia morrer começaram as criticas algumas muito maldosas, ele foi muito alem de um violnista, com certeza é um dos mais importantes artistas de todos os tempos, se hj em dia tem milhoes de vilonistas espalhados pelo mundo ele é o grande responsável, tem é muito violnista com unhas do tamanho do zé do caixão apostanto velocidade contra a luz com violoes canhoes cordas de titanio e fibra de carbono, Segovia começou com cordas de tripa de carneiro com violao tradicional, po ele afinava na mão na técnica, talvez ele não ficasse estudando 30 hora por dia, tocando mecanicamente sem emotividade, tem muio violonista que eu escuto e doí meus ouvidos!!!!

MARCOLEAL

Mensagem por MARCOLEAL » Qua 19 Dez 2007, 17:17

ola , seguindo uma linha de raciocino logica todos nos sabemos um pouco da historia do violao e da grande evoluçao tanto a nivel de instrumento como de tecnica de postura da propria linguagem musical e.t.c so nao acho correto achar que esta evoluçao morreu com SEGOVIA , acho que a musica e tudo o que lhe rodeia esta em sempre a evoluir e so olhar para tras para o constatarmos obrigado.

Léo Beschizza

Melhores que Segóvia

Mensagem por Léo Beschizza » Qui 20 Dez 2007, 22:44

Olá Marco
Concordo plenamente contigo. Endeusam muito o Segóvia, acho até que ele foi muito grandioso, mas não será eternamente o melhor, e já existem muitos que o ultrapassaram tanto na técnica como na emotividade de interpretação.
Por exemplo acho eu que Raphael Rabello tem muito coisa a mais que Segóvia, é claro que é uma opinião minha e não quero influenciar ninguém a compartilhá-la comigo, e vou mais longe acho que outros colegas adoram outros instrumentistas como o Paco de Lucia, o Julian Bream, o Carlos Barbosa LIma, e por aí vai uma infinidade de músicos que já provaram suas qualidades.
Um grande abraço a todos.

P1sToLe1Ro

Mensagem por P1sToLe1Ro » Dom 03 Fev 2008, 01:04

O show foi muito bom, quem n pôde ver perdeu

Mafaldaguitarra

Mensagem por Mafaldaguitarra » Sex 25 Jul 2008, 17:02

Foi linnnnnnnnnnnndo!! O homem é mesmo bom... 8) :D

7CORDAS

Mensagem por 7CORDAS » Sáb 20 Set 2008, 02:54

PACO DE LUCIA NÃO SABIA LER PARTITURAS É VERDADE.MAS AGORA JÁ SABE O QUE É UMA NOTA,POIS QUANDO FOI CONVIDADO PARA TOCAR COM ORQUESTRA, O CONCERTO DE ARANJUEZ,DIS ELE NA ENTREVISTA QUE TODOS PODEM OUVIR NO YOUTUBE QUE ESTUDOU 11 HORAS POR DIA.MAS DUVIDO QUE ELE PERCISE DESSAS COISAS,ELE É A PROPRIA MUSICA DEVE TER UM OUVIDO ABSOLUTO.O MESMO ACONTECEU QUANDO TOCOU NO FAMOSO TRIO COM ALDIMIOLA E JOHN MCLAUGHLIM ISSO MUITO ANTES DO CONCERTO,DIZ QUE TEVE QUE APRENDER MUITAS COISAS,OS OUTROS ERAM MUSICOS COM FORMAÇÃO MUSICAL SUPERIOR E O PACO ERA APENAS DE OUVIDO QUE LÁ IA,E SEM NENHUMA FORMAÇÃO ELE ERA IGUAL OU MELHOR QUE OS OUTROS...MAS DIZ QUE APRENDEU MUITO COM ESSES DOIS....
PARA QUEM QUER A PARTITURA DA FAMOSA RUMBA "ENTRE DOS AGUAS"VÁ A ESTE SITE QUE A ENCONTRA LÁ,BOA SORTE... http://www.gitardersi.com/nota.asp