[PDF] Carvalho, Ricardo - Preludio Alla FL-G

as composições e arranjos dos membros do fórum.
ricarva

[PDF] Carvalho, Ricardo - Preludio Alla FL-G

Mensagem por ricarva » Sex 28 Dez 2007, 18:13

Olá a todos.
Eis aqui uma composição minha para guitarra solo - "Preludio Alla FL-G". É uma homenagem ao grande compositor português Fernando Lopes-Graça (1906-1994). Nesta peça tentei imitar o estilo desse compositor através da utilização de recursos e processos técnicos característicos da sua linguagem musical.
Podem fazer o download e utilizar a peça livremente, pois não está, nem estará, protegida por direitos de autor. Peço apenas para ser informado por quem tiver ideias de a utilizar.
Se tiverem alguma dúvida não hesitem em me contactar.

Bons dedilhados
Ricardo Carvalho
Editado pela última vez por ricarva em Qua 02 Jan 2008, 13:13, em um total de 1 vez.

Amadan

Re: Carvalho, Ricardo - Preludio Alla FL-G

Mensagem por Amadan » Sex 28 Dez 2007, 20:25

Olá Ricardo
Obrigado por partilhares o teu trabalho com todos aqui no forum.
Vou fazer tentar aprender esta peça com muito prazer.

Um abraço

ricarva

Mensagem por ricarva » Sáb 29 Dez 2007, 00:45

Amadan escreveu:Olá Ricardo
Obrigado por partilhares o teu trabalho com todos aqui no forum.
Vou fazer tentar aprender esta peça com muito prazer.

Um abraço
Obrigado pelo interesse. E já sabe: se precisar de alguma ajuda, é só contactar

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Dom 30 Dez 2007, 05:53

Olá, Ricardo!
Este prelúdio é complicado! Pelo menos para mim, não parece ser fácil. Estas mudanças súbitas de compasso me deixam louco!
Bem, como disseste que poderiamos contactá-lo, já começo a fazê-lo... :D Como deverá ser a leitura daqueles compassos com sinais imensos de ligadura? Bom, analisando rapidamente sua peça, vi as longas lligaduras e logo constatei que num instrumento como a guitarra clássica é impossível executar tais sons ligados. Daí veio a dúvda. Espero estudá-la quando estiver num nível mais alto de leitura musical para assim, aprendê-la com facilidade.
Desde já agradeço-te pelo esclarecimento.

ricarva

Mensagem por ricarva » Dom 30 Dez 2007, 13:00

Mozart Dionísio Lisboa escreveu:Olá, Ricardo!
Este prelúdio é complicado! Pelo menos para mim, não parece ser fácil. Estas mudanças súbitas de compasso me deixam louco!
Bem, como disseste que poderiamos contactá-lo, já começo a fazê-lo... :D Como deverá ser a leitura daqueles compassos com sinais imensos de ligadura? Bom, analisando rapidamente sua peça, vi as longas lligaduras e logo constatei que num instrumento como a guitarra clássica é impossível executar tais sons ligados. Daí veio a dúvda. Espero estudá-la quando estiver num nível mais alto de leitura musical para assim, aprendê-la com facilidade.
Desde já agradeço-te pelo esclarecimento.
Olá Mozart! Agradeço desde já o seu interesse pela peça.
Quanto às suas dúvidas, esses sinais imensos de ligadura não indicam ligados no sentido técnico. Eles servem apenas como indicações que permitem identificar o fraseado e os elementos temáticos.
Relativamente às mudanças de compasso, não é complicado: tendo a colcheia como unidade de tempo, o tempo é sempre o mesmo e o valor das figuras rítmicas também é o mesmo quer se trate de um compasso 2/8 ou 3/8. Só a partir do compasso 51 o tempo deve ser mais lento devido à indicação "meno mosso", voltando mais tarde ao tempo incial, conforme está indicado.
Espero ter ajudado
Um abraço

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Ter 01 Jan 2008, 19:11

Olá, Ricardo!
Obrigado pela explicação. Já sabia que ligaduras por longos trecho podem indicar o limite e extensão de um frase(baseando-me no livro Teoria da Música, de Bohumil Med), mas não não sabia identificar quando isto ocorre. Aliás, não sei ainda. :lol: Algum dia saberei... :lol:
Muito obrigado!!!! Agora tentarei estudá-la. e vamos ver se consigo tocá-la. :mp3svp: :guitare: :discussion:

Sérgio

Re: [PDF] Carvalho, Ricardo - Preludio Alla FL-G

Mensagem por Sérgio » Seg 28 Jan 2008, 18:42

Execelente peça!

Abraços,

Jos

Mensagem por Jos » Sáb 31 Mai 2008, 17:24

Olá Ricardo, interessante essa sua peça gostei e já estou tocando. Obrigado por compartilhá-la conosco. Também vou postar algumas peças de minha autoria. Abraços a todos

ricarva

Mensagem por ricarva » Sáb 31 Mai 2008, 19:12

Obrigado pelas palavras Jos. Fico à espera dessas peças.

Um abraço