Recuerdos de la Alhambra

Rubens Canarim

Mensagem por Rubens Canarim » Qui 23 Fev 2006, 16:46

Bem obrigado a todos pela colaboração, sei que será de bom uso ;D
Abraços

hirven

Mensagem por hirven » Qui 02 Mar 2006, 02:04

Esta música é muito boa para se treinar velocidade e dedilhado.
Pena que é curta...

Cordialmente.
Marcelo Torca.

JoelJS

Novo no Fórum

Mensagem por JoelJS » Qui 12 Out 2006, 03:02

Olá pessoal,
Sou novo no group e eterno admirador desse magnífico instrumento (violão). Tenho aulas particulares de violão clássico, e neste fórum procuro complementar meus conhecimentos.
Obrigado a todos pelas dicas da técnica do trêmulo.

wdin

Mensagem por wdin » Sex 13 Out 2006, 03:31

Obrigado pela dica!

roger_1978

Mensagem por roger_1978 » Seg 16 Out 2006, 14:28

Todas as dicas foram demais, especialmente o que a Beatrice falou pq realmente a ligação do A e M é o que mais pega.

Gostaria de comtribuir sujerindo que junto a tudo isso se estude escalas com os dedos A e M para que se tenha a mesma desenvoltura de I e M (da mão direita) isso pode ajudar visto que se tentar fazer o tremulo somente usando o P, M e I ele sai com muito mais facilidade.

Polegar apoiado na corda estabiliza a mão e pode dar maior firmeza.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Seg 16 Out 2006, 21:07

Esta dica da Beatrice é tradução do site do Yates:
http://www.stanleyyates.com/articles/ta ... ml#tremolo

Particularmente não gosto. Acho que o negócio mesmo é ter paciência e acelerar aos poucos. Não há mágica. É treinar, treinar e treinar. E ser muito exigente consigo mesmo...

estudioso7

Mensagem por estudioso7 » Dom 22 Out 2006, 23:14

nosssa fernandosol eu tenho 8 meses de violao e a 2 musica que peguei foi bachianinha ja sei o tremulo e peguei agorinha recuerdo de la alhambra, acho que se o cara se esforcar e se dedicar e gostar do instrumento ele consigira pegar qualquer musica de tarrega em menos de 1 ano e o proprio e minha professora falou que todos os estudos de tarerga podem ser pego no primeiro ano de violao

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Seg 23 Out 2006, 16:14

estudioso7 escreveu:nosssa fernandosol eu tenho 8 meses de violao e a 2 musica que peguei foi bachianinha ja sei o tremulo e peguei agorinha recuerdo de la alhambra, acho que se o cara se esforcar e se dedicar e gostar do instrumento ele consigira pegar qualquer musica de tarrega em menos de 1 ano e o proprio e minha professora falou que todos os estudos de tarerga podem ser pego no primeiro ano de violao
O Fernando Lima tem um dos melhores trêmolos que já vi ao vivo. Ele comentou que levou 2 anos para ficar bom (isso depois de já tocar muito...). E para manter no nível que ele alcançou tem que treinar quase todos os dias.

Demorei uns 3 anos para desenvolver o meu. Mas já não estudo muito o trêmolo e se quiesesse voltar a tocar Recuerdos teria que gastar mais um bom tempo treinando de novo pra recuperar a forma.

É claro que é tudo questão de exigência com a qualidade final.
Nosso amigo Paulo colocou uma gravação de Recuerdos de la Alambra com um bom trêmolo. Ainda não está 100% para o meu gosto (falta um pouco de flexibilidade), mas está muito bom. Quem sabe ele comenta qto tempo demorou para atingir aquele trêmolo. Se com apenas 8 meses vc já toca trêmolo assim, certamente vc leva muito jeito para o violão. Estamos presenciando um novo gênio do instrumento...

Acho que em geral, tem bastante música do tárrega que dá para tocar com pouco tempo de estudo de violão. Vários prelúdios, algumas mazurkas. Mas definitivamente trêmolo não é algo que fica bom de uma hora pra outra.

jay_jay

Mensagem por jay_jay » Sex 02 Mar 2007, 11:50

Sem dúvida Alhambra é sim uma obra única. Procurem também na net coisas sobre a fortaleza de Alhambra, o lugar que inspirou Tárrega durante uma viagem a compor esta música. O lugar é belíssimo! Há um clip no youtube onde imagens do lugar são intercaladas com as do interprete: http://www.youtube.com/watch?v=S1C2Euf3u5s. vale a pena ssister.

jefferson garrido

Mensagem por jefferson garrido » Sex 02 Mar 2007, 13:09

a minha favorita e Un Sueño en la Floresta de augustin Barrios

jay_jay

Mensagem por jay_jay » Sex 02 Mar 2007, 14:18

Un Sueño en la Floresta é muito estimulante. Onvindo-a imagino varas coisas! como os seres elementais da floresta dançando por entre as árvores rsrs. Como sou besta! :D
Mas é isso que a música faz conosco, meche com nossa imaginação e sentimentos. Ainda mais músicas desse porte como as de Barrios e Tarrega!

Fabianoms

Mensagem por Fabianoms » Seg 02 Abr 2007, 02:33

Puxa, eu também tenho a partitura de Recuerdos de La Alhambra, mas ainda não a toquei... Ainda estou analisando outras partituras um pouco mais simples para, então, chegar a ela.
Gostei muito das dicas para se desenvolver um bom trêmolo!

Desde já, obrigado!

ahlexsss

Obrigado pelas dicas!

Mensagem por ahlexsss » Qua 04 Abr 2007, 15:40

Prentendo iniciar meus estudos de Recuerdos no próximo fim de semana. Vou utilizar as orientações de Fernando Sor e Beatrice! Obrigado!

cvergara

Re: Recuerdos de la Alhambra

Mensagem por cvergara » Qua 30 Jan 2008, 09:00

Eu também estudo violão clássico há pouco tempo e fiquei fascinado com a música de Tárrega.
Mas, como foi dito acima, é melhor fazer tudo a seu tempo. Desenvolver bastante a técnica da mão direita e tudo fluirá normalmente.

Bia

[You Tube] Recuerdos de la Alhambra

Mensagem por Bia » Dom 24 Fev 2008, 03:12

Vejam o que essa garotinha consegue fazer no violão.

http://www.youtube.com/watch?v=LaHaRUPf ... re=related

Isso é que é talento!
:guitare: