Recuerdos de la Alhambra

Lesscapello

Recuerdos de la Alhambra

Mensagem por Lesscapello » Sex 11 Nov 2005, 19:14

Olá a todos.

Primeira vez que escrevo nesse forúm. Para quem não sabe eu sou novo no violão classico e gosto muito de ouvir do mesmo.

E essa semana eu tive a oportunidade de escutar a musica Recuerdos de la Alhambra que é sem dúvida uma bela música. Resolvi então pegar ela na net.

Sinceramente quando eu olhei ela bem, me perguntei a mim mesmo quando eu ia toca - lá.

Fiquei fascinado com o tipo de dedilhado.

Gostaria que vocês me explicassem mais sobre ele, e saber também se tem algum exercício que eu possa fazer para melhorar o dedilhado.

E também se vocês podem me informar se tem mais músicas com o mesmo tipo de de dedilhado.

Obrigado e até a proxima.

moserbig

Tremolo

Mensagem por moserbig » Qua 23 Nov 2005, 20:29

Prezado,

Uma dica é este livro, que vc pode encontrar na http://www.freenote.com.br:
COMPLETE STUDY OF TREMOLO FOR THE CLASSIC GUITAR - Vladimir Dobri.
Uma outra é o LA ESCUELA DE LA GUITARRA - VOL 1 - Rodriguez Arenas, onde tem alguns exercícios de Tarrega.

Um abraço

moserbig

Tremulo - Ave Maria de Schubert

Mensagem por moserbig » Qua 23 Nov 2005, 20:34

Se vc gostou do Recuerdos de La Alhambra, experimente a versão da Ave Maria de Schubert para violão , transcrita por Alfredo Scupinari, que foi prof de Milton Nunes. É muito linda, mas de extrema dificuldade técnica e também um pouco difícl de encontrá-la.

Lesscapello

Mensagem por Lesscapello » Sex 25 Nov 2005, 12:07

Moserbig

Valeu mesmo pelas dicas.

Absolon

Usar em Acordes

Mensagem por Absolon » Sex 25 Nov 2005, 23:10

Lesscapello, quando você conseguir estruturar sua mão direita para fazer o trêmolo, você poderá usá-lo em acordes básicos também e, fica muito mais fácil.Ex: A E7 Dm A E7 A, G Em C D G..... enfim a combinação que lhe vier a cabeça. Lembrando sempre que o trêmolo o polegar da mão direita é que faz as vozes, enquanto i,ma(indicador,médi e anelar) ficam na mesma corda geralmente a primeira ou a segunda.

Até mais!!!!!!!!

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sáb 26 Nov 2005, 12:54

Como foi ditoa técnica da música Recuerdos de la Alhambra chama-se trêmolo.

Se vc é iniciante, sugiro primeiro tocar peças mais simples e só começar no trêmolo depois de ter a mão direita já razoavelmente desenvolvida.

Tem muita gente que mal está começando e já sai querendo tocar músicas difíceis. Resultado: a pessoa fica meses na mesma música, não se desenvolve legal e nem consegue tocar a música direito. Acaba desistindo de tocar violão. Enquanto se poderia treinar várias músicas mais simples e se desenvolver bastante em muitos aspectos. É preferível aprender várias músicas num semestre, que ficar meses na mesma música sem resultado satisfatório.

Eu só fui começar a estudar trêmolo depois de uns 5/6 anos de estudo de violão erudito. E levei mais uns 3 anos para desenvolver um trêmolo legal. Mesmo assim, hoje é uma técnica que já não treino muito e por isso já não toco tão bem assim (não acho que tem tantas músicas legais com trêmulo para valer a pena treiná-lo constantemente).

Algumas músicas com trêmolo bem famosas e tocadas:
Recuerdos de la Alhambra - Tarrega
Sueño - Tarrega (não tão tocada quanto o Recuerdos, mas acho tão boa quanto)
Un Sueño en la Floresta - Barrios
Una Limosna por el Amor de Dios - Barrios (o Barrios adorava trêmolo, têm várias outras com trêmulo)

Tbém em algumas espanholas se encontra trechos com trêmolo, como na Invocación y Danza (Hommage a De Falla) do Rodriogo.

Lesscapello

Mensagem por Lesscapello » Sáb 26 Nov 2005, 13:31

[/b]Absolon obrigado pelas suas dicas.

FernandoSor, primeiramente muito obrigado pelos seus ensinamentos e dicas das musicas em tremulos. Segundamente concordo com você plenamente em não ficar parado muito tempo numa coisa dificil demais que demora muito para aprender enquanto tem as mais simples que me ajudariam muito mais rapido no meu dessenvolvimento.

Estou constantemente treinando musicas simples, só que o trêmulo é a minha paixão e enquanto eu não dominar essa tecnica eu não vou sossegar. Nem para isso eu treine horas e mais horas.

Quero saber tudo sobre trêmulos, exercícios, musicas que tem tremulos, musicas que são em tremolos, tudo mesmo. Para isso estou sempre pesquisando na net para ver se encontro mais coisas sobre o tremolo.

E é claro contando com suas ajudas também.

Até mais e obrigado de novo.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sáb 26 Nov 2005, 16:28

Bem, se vc quer mesmo ser bom no trêmolo, minhas dicas são:

1 - Comece treinando tremolo bem lento e vá subindo a velocidade lentamente. Metrônomo é essencial. Tenha paciência. Um trêmolo bom demora para desenvolver.

2 - Grave-se tocando e seja rigoroso consigo mesmo. Repare se vc está "encavalando" as notas, atenção ao ritmo, à continuidade, estabilidade etc. Um professor é o ideal para ter alguém com experiência para ouvir as debilidades e ir corrigindo ao longo do estudo.

3 - Muito cuidado com a tendinite. Muita atenção na postura e faça alongamentos antes e depois do treino. Não exagere. Se cansar/doer, páre imediatamente. Vá aumentando o tempo de estudo conforme sua mão for desenvolvendo a habilidade de tocar o trêmolo.

4 - Depois de dominar mecanicamente, ainda tem uma parte complicada que é variar a dinâmica, andamento etc. Cuidado para não sair estudando Recuerdos no metrônomo como exercício e depois quando for tocar a música pra valer sair algo mecanico. O que mais tem é gente tocando trêmolo sem boa dinâmica (aliás, no violão, o que mais tem é gente que toca sem dinâmica no geral...).

Fábio Melo

Mensagem por Fábio Melo » Sáb 26 Nov 2005, 22:27

Caro Fernando
estou lendo suas dicas e as achando de muito bom senso. Valeu!
Fábio

Lesscapello

Mensagem por Lesscapello » Seg 28 Nov 2005, 10:01

FernandoSor

Muito obrigado pelas suas dicas. Vou me empenhar ao máximo para dessenvolver o meu tremolo.

moserbig

Recuerdos de la Alhambra

Mensagem por moserbig » Seg 28 Nov 2005, 18:34

Prezado colega iniciante,
Realmente, esta música é razoavelmente difícil, mas se você está com esta gana de tocá-la, a minha receita é treinar pelo menos 1 hora por dia
os exercícios do livro LA ESCUELA DE LA GUITARRA - VOL 1 - Rodriguez Arenas, onde tem alguns exercícios de Tarrega para tremulo.
Treine i(indicador), m(edio) a(nelar) e a, m e i.
Um abraço e bom treino

moserbig

Recuerdos de la Alhambra

Mensagem por moserbig » Seg 28 Nov 2005, 19:32

Ah,
Assino em baixo as dicas do Fernando Sor.
O treino para tremulo exige muita paciência e deve inicialmente ser mesclado com velocidade baixa com com nitidez das notas tocadas.
Vá aumentando a velocidade só quando vc sentir que o seus dedos já acostumaram com a mesma, e conjuntamente sentir que todas as notas estão sendo nitidademente tocadas.

moserbig

Recuerdos de la Alhambra

Mensagem por moserbig » Seg 28 Nov 2005, 19:44

Prezado amigo,
Voce pode tambem treinar o estudo nº 2 op. 60 de Mateo Carcassi, que também pode te ajudar.
No site abaixo tem algumas dicas de como utilizar o estudo nº 2.
Um abraço.
Obs: onde parece *** digite p o l e m i c o s.

http://www.***.com.br/2004/08/rep ... dos-0p.php

Lesscapello

Mensagem por Lesscapello » Ter 29 Nov 2005, 17:21

Aí pessoal, valeu mesmo pelas dicas. Como diise antes vou me esforçar ao maximo para aperfeiçoar o meu tremulo. Nossa, é muito difícil mesmo vai me esigir muito treino e paciência da minha parte, mas não dessistirei.

moserbig, já peguei o estudo que você me indicou, muito obrigado.

Falou pessoal.

Beatrice

tremolo

Mensagem por Beatrice » Sáb 28 Jan 2006, 03:34

O tremolo é uma técnica que precisa ser estudada com grande malandragem, porque ela é uma ilusão de velocidade, mas é a forma com que se faz o tremolo que dá a sensação vertiginosa de velocidade, veja como estudar:

Pense no tremolo (p-a-m-i) como compreendendo três unidades: o "composto" a-m, i e p. Use a seguinte seqüência prática para ajudar a desenvolver a técnica:

1 - a-m - toque um "ataque composto" como se fosse uma única unidade, mas que está balanceado de forma que o m toca após o a. Isso pode ser conseguindo segurando o m mais longe da corda, assim como introduzindo um pouco de tensão no dedo m para ajudar o tempo do seu ataque. Pratique am, sózinho em peque explosões. Quando estiver bom, passe ao passo seguinte.

2 - acrescente o dedo i para produzir a-m + 1. Preatique em pequenas explosões, alternando entre a versão que coloca uma pequena pausa(ilusória) entre am e i - e uma versão em se toca direto a-m-i.

3 - acrescente o dedo p. De novo alterne uma versão que coloca uma paus entre am-i e p - e outra em que se toque direto.

4 - Acrescente uma segunda volta de a-m para produzir am-i-p-am. Então acrescente i, entre p e assim por diante, até que de repente, você obterá o trêmolo.

5 - O dedo a, já deverá estar na corda quando você tocar o p, e esta é a grande malandragem do trêmolo, porque você terá muito mais "tempo" do que imagina.

6 - Estude devagar, muito devagar, não corra, "pegue" mais corda, toque mais fundo.

Um grande abraço

Beatrice