Música medieval. Ajuda com os estudos desta era musical

Mozart Dionísio Lisboa

Música medieval. Ajuda com os estudos desta era musical

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Seg 19 Mai 2008, 05:47

Olá a todos!
Criei este tópico para perguntar-vos se o que aprendi sobre este período é o suficiente ou se haveria algo a estudar.
Estudei pelo livro breve história da música, de Roy Bennett. Esta obra constitui um dos livros da colecção Cadernos de Música da Universidade de Cambridge.
Eis os assuntos abordados no livro:

1-> Cantochão: definição sucinta; explanação do uso de modos neste tipo de música.
2-> Organum: Organum paralelo, livre, melismático; Organum ao estilo de Léonin e Perotin, com explanações da forma descante (fala sobre as clausulas contidas nesta forma de organum) que eram presentes neste tipo de organum.
3-> Moteto: definição; Conductus (fala também da invenção da troca de vozes).
4-> Danças medievais: Estampie e Saltarello; breve descrição da forma musical destas danças
5-> Canções medievais: Trouvadors e Trouvèrs; descrição breve destas obras.
6-> Instrumentos medievais: O livro explana de forma breve os seguintes instrumentos: galubé e tamboril, viela, viela de roda, charamela, corneto, órgão medieval, carrilhão, cítola ou cistre, harpa medieval, rebec e saltério; os instrumentos citados em que não há descrição são as flautas doces de vários tamanhos, flauta medieval, trompete medieval, gaitas de fole e instrumentos de percussão (triângulos, címbalos e tambores diversos); instrumentos que penso haver no período medieval: flauta de pã e dulcímer.
7-> Ars nova: definição e amostra da divisão Ars antiqua X Ars nova bem sucinta; compositores desta fase (Guillaume de Machaut, John Dunstable e cita o nome de Guillaume Dufay de Borgonha); cita as técnicas Hoqueto, Isorritmo e Fauxbourdon; fala do uso de um Cantus Firmus para fundamentar as peças.

E aí? Há algo mais a aprender ou o livro já me deu uma boa base? Se houver, por favor mandem o link de algum conteúdo confiável (se quiserdes também).
Desde já, agradeço a vossa ajuda.

Mozart Dionísio Lisboa

Re: Música medieval. Ajuda com os estudos desta era musical

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Sáb 24 Mai 2008, 04:50

Mozart Dionísio Lisboa escreveu:Olá a todos!
Criei este tópico para perguntar-vos se o que aprendi sobre este período é o suficiente ou se haveria algo a estudar.
Estudei pelo livro breve história da música, de Roy Bennett. Esta obra constitui um dos livros da colecção Cadernos de Música da Universidade de Cambridge.
Eis os assuntos abordados no livro:

1-> Cantochão: definição sucinta; explanação do uso de modos neste tipo de música.
2-> Organum: Organum paralelo, livre, melismático; Organum ao estilo de Léonin e Perotin, com explanações da forma descante (fala sobre as clausulas contidas nesta forma de organum) que eram presentes neste tipo de organum.
3-> Moteto: definição; Conductus (fala também da invenção da troca de vozes).
4-> Danças medievais: Estampie e Saltarello; breve descrição da forma musical destas danças
5-> Canções medievais: Trouvadors e Trouvèrs; descrição breve destas obras.
6-> Instrumentos medievais: O livro explana de forma breve os seguintes instrumentos: galubé e tamboril, viela, viela de roda, charamela, corneto, órgão medieval, carrilhão, cítola ou cistre, harpa medieval, rebec e saltério; os instrumentos citados em que não há descrição são as flautas doces de vários tamanhos, flauta medieval, trompete medieval, gaitas de fole e instrumentos de percussão (triângulos, címbalos e tambores diversos); instrumentos que penso haver no período medieval: flauta de pã e dulcímer.
7-> Ars nova: definição e amostra da divisão Ars antiqua X Ars nova bem sucinta; compositores desta fase (Guillaume de Machaut, John Dunstable e cita o nome de Guillaume Dufay de Borgonha); cita as técnicas Hoqueto, Isorritmo e Fauxbourdon; fala do uso de um Cantus Firmus para fundamentar as peças.

E aí? Há algo mais a aprender ou o livro já me deu uma boa base? Se houver, por favor mandem o link de algum conteúdo confiável (se quiserdes também).
Desde já, agradeço a vossa ajuda.
Olá a todos!
Por favor pessoal, ajudem-me com isto. Estou agora a estudar a Música Renascentista e não quero deixar passar nada em branco. Para depois não ter que voltar ao medieval para estudar algo que me foi ocultado.
Até!

André LM

Mensagem por André LM » Sáb 24 Mai 2008, 18:33

Mozart, eu acho esse livro do Bennet bom prá começar, mas ainda é um pouco fraco para algo mais aprofundado como você procura. Eu conheço dois livros que são o necessário prá um bom entendimento da hisória da música medieval, que são a História Universal da Música em dois volumes de Roland de Candé e O Discurso dos Sons de Nikolaus Harnoncourt. Recomendo também ler alguns livros de história da idade média, isso é muito importante para ter uma visão mais ampla e completa, muitos livros de história da música levam em conta o conhecimento da história dessa época. Outro conselho: não se ater a somente esse período, uma visão geral de todos os períodos será necessária para um entendimento mais amplo e completo.

Espero ter ajudado!
Editado pela última vez por André LM em Dom 25 Mai 2008, 09:46, em um total de 1 vez.

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Dom 25 Mai 2008, 03:31

André LM escreveu:Mozart, eu acho esse livro do Bennet bom prá começar, mas ainda é um pouco fraco pára algo mais aprofundado como você procura. Eu conheço dois livros que são o necessário prá um bom entendimento da hisória da música medieval, que são a História Universal da Música em dois volumes de Roland de Candé e O Discurso dos Sons de Nikolaus Harnoncourt. Recomendo também ler alguns livros de história da idade média, isso é muito importante para ter uma visão mais ampla e completa, muitos livros de história da música levam em conta o conhecimento da história dessa época. Outro conselho: não se ater a somente esse período, uma visão geral de todos os períodos será necessária para um entendimento mais amplo e completo.

Espero ter ajudado!
Muito obrigado, André!
Certamente, na própia descrição diz que é um livro de conteúdo bem sucinto. Achei-o numa bilioteca por aqui por perto (pra minha felicidade :D )... Felizmente, na escola, a matéria de história era a idade média até um pouco tempo, o que me ajudou um bocado. Agora a matéria é Renascimento. Parece até que o professor me está acompanhando! hehe
Mas se eu estudasse primeiro este livro e depois estudar algum mais detalhado (como um dos indicados por André)? O que pensam disto?
Desde já, muito obrigado!
Até!

Manuel HP

Mensagem por Manuel HP » Sáb 21 Jun 2008, 11:34

Obrigado Mozart pela criação do tópico e André por ter fornecido o nome dos livros...
Vou ver se os consigo encontrar e comprar para melhor entender estas épocas.
Obrigado mesmo.

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Ter 01 Jul 2008, 12:13

Manuel HP escreveu:Obrigado Mozart pela criação do tópico e André por ter fornecido o nome dos livros...
Vou ver se os consigo encontrar e comprar para melhor entender estas épocas.
Obrigado mesmo.
Não foi nada! Penso que haja sido uma necessidade minha. Estou querendo criar um tópico também sobre a Música Renascentista neste mesmo estilo. Estou a tentar começar a partir deste livro para ir até algo mais profundo, um estudo mais detalhado posteriormente conforme citei acima.
Mozart Dionísio Lisboa escreveu:Mas se eu estudasse primeiro este livro e depois estudar algum mais detalhado (como um dos indicados por André)? O que pensam disto?
Até!
Pessoal, por favor me ajudem! :cry:

André LM

Mensagem por André LM » Sex 04 Jul 2008, 18:35

Mozart, com certeza o livro do Roy Bennett é ótimo para começar. Eu uso ele até como complemento. Ele é resumido mas é perfeito e confiável, de entendimento fácil. Comece estudando ele pra mais tarde passar para algo mais aprofundado.

Abraços!

guinomolute

Mensagem por guinomolute » Sáb 05 Jul 2008, 13:09

creio que seria bom você procurar ouvir músicas deste período para escutar, e arrumar partituras( se houver né) e fazer uma análise bem detalhada para perceber os detalhes de cada estilo composicional desses que citou =D

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Seg 07 Jul 2008, 13:12

André LM escreveu:Mozart, com certeza o livro do Roy Bennett é ótimo para começar. Eu uso ele até como complemento. Ele é resumido mas é perfeito e confiável, de entendimento fácil. Comece estudando ele pra mais tarde passar para algo mais aprofundado.

Abraços!
Valeu, André!
Continuarei estudando... O problema é que tenho andado meio sem tempo, mas, com a chegada das férias, ser-me-á possível estudar melhor. Cheguei a música Barroca! :D
Chau! :okok: :okok:
guinomolute escreveu:creio que seria bom você procurar ouvir músicas deste período para escutar, e arrumar partituras( se houver né) e fazer uma análise bem detalhada para perceber os detalhes de cada estilo composicional desses que citou =D
Olá, guinomolute!
O problema é conseguir estas gravações... :oops:
Chau! :okok: :okok:

alexandreas

Mensagem por alexandreas » Sáb 13 Set 2008, 21:43

Tente também:
Massi, Jean e Brigitte: Historia da Música Ocidental, Nova Fronteira
infelizmente não se encontra em catálogos de vendas, mas numa boa biblioteca de escola de música,estará lá...

[]'s

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Sex 03 Out 2008, 02:31

alexandreas escreveu:Tente também:
Massi, Jean e Brigitte: Historia da Música Ocidental, Nova Fronteira
infelizmente não se encontra em catálogos de vendas, mas numa boa biblioteca de escola de música,estará lá...

[]'s
:okok:
:bye: