Arranjo de músicas para violão

Marinaldo

Arranjo de músicas para violão

Mensagem por Marinaldo » Ter 05 Jun 2007, 13:19

Como faço para aprender arranjar músicas de outros instrumentos para violão? Existe algum método específico para o assunto se existir me indiquem onde encontra-lo.

tiago_maus

...

Mensagem por tiago_maus » Qua 18 Jul 2007, 18:38

faço tambem minha a tua duvida.

Dorian Gray

Mensagem por Dorian Gray » Qua 18 Jul 2007, 19:56

Eu não conheço nenhum método específico mas acho que posso te ajudar um pouco. Eu costumo trabalhar fazer arranjos com meus alunos e tem algumas coisas simples que voce pode fazer para ficar mais tranquilo. Primeiro, analise a harmonia. Uma boa análise harmõnica pode te ajudar bastante a fazer um arranjo consistente. Segundo identifique o que a peça tem de mais característico. Se é uma linha melódica, um ostinato ou até mesmo o uso do timbre. Isso vai te ajudar a entender o que é importante voce manter no arranjo e com o que voce nao precisa se preocupar. Terceiro, não complique demais. Se o arranjo for muito difícil a música pode perder a naturalidade, a fluidez. Tenta fazer uns arranjo de canções folclóricas, para começar, e depois vai experimentando coisas mais complicadas. Espero que eu tenha ajudado.

paulo celso de magalhaes

arranjo

Mensagem por paulo celso de magalhaes » Qui 19 Jul 2007, 14:53

bom acho q pra fazer arranjos tem q estudar musica
os grandes arrajadores geralmente são maestros
naum kero causar polemica, na arte tudo e possivel o talento influi e muito, tem musicos q msm sem uma formaçao academica fazem otimos arranjos,
eu acho lindo quem segue esse caminho na musica de arranjador!!!

renan

Mensagem por renan » Sex 20 Jul 2007, 15:05

Tem uma tese de mestrado da Unicamp em que o autor aborda o seguinte tema:

A elaboração de arranjos de canções populares para violão solo.

Autor: Faniel Maciel de Lima Júnior.

Acho que isso pode ajudor os senhores.

Dorian Gray

Mensagem por Dorian Gray » Sáb 21 Jul 2007, 21:06

Vale a pena dar uma olhada nessa tese. Já tive a oportunidade de tocar alguns arranjos do autor e eram muito bons.

sobrinhodopaulista

Mensagem por sobrinhodopaulista » Seg 30 Jul 2007, 23:26

Na minha opinião criar os próprios arranjos acaba abrindo portas para desenvolver harmonia,fluidez pelo braço do instrumento e dentre tantas coisas...desenvolver a habilidade para composições próprias...comece com músicas simples,destacando sempre as características mais marcantes da canção,porém com sua "cara".

Amadan

Mensagem por Amadan » Qui 02 Ago 2007, 18:35

Para se fazer arranjos para violão, para além de toda a teoria musical necessária, é essencial conhecer harmonização, ter um bom conhecimento do instrumento e respeitar as principais linhas (melódicas, hamónicas e ritmícas) que o compositor criou.
Não é fácil, por isso existem cursos de composição.

vandaster

Mensagem por vandaster » Qui 16 Ago 2007, 15:28

Eu nunca fiz isso, mas deve ser interessante tentar, estou estudando um pouco de musica com um pianista, isto ajuda a respeitar os limites entre um violao e um piano, não dá pra tocar exatamente uma musica de piano num violao, eu creio que se deve analisar a harmonia sim.