Violão x Alaúde

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sáb 06 Mai 2006, 17:18

Concordo em muita coisa. Também prefiro o alaúde tocado sem unhas.

Seguramente o O'Dette tem um estilo muito mais próximo do que realmente era praticado na época, que o Bream. Embora eu goste de várias gravações do Bream ao alaúde, mesmo fora de estilo. (Assim como ainda ouço o Segovia tocando Bach...).

Embora a grande maioria dos alaudistas preferiam tocar sem unha, dizer que só violonista cogita tocar com unha não é verdade. Mace, em seu Musick's Monument (1676), admite que tocar o alaúde com unhas pode ser melhor na música de câmara.

No link abaixo, tem um texto interessante sobre o tema:
http://g.rebours.free.fr/6E/6.With_or_w ... nails.html

sds

Bruno Correia

Unhas

Mensagem por Bruno Correia » Sáb 06 Mai 2006, 21:58

Muito curioso este artigo do Rebours. Me parece que os alaudistas citados querem parecer politicamente corretos. Você pode tocar assim ou pode tocar assado, sem problemas...

O gozado é que nenhum deles toca de unhas! Não consigo nem pensar no Hopkinson Smith falando sobre o assunto de maneira tão liberal. Conheço pessoas que estudaram com ele e posso garantir que em aula a coisa é bem diferente...

Não me lembro do Mace citar o uso de unhas (li já faz algum tempo), mas certamente ele estava se referindo à música de câmera com teorba (a teorba possui cordas simples). Na guitarra barroca não vejo muito a utilidade das unhas, pois vemos com frequência rasgueios, campanelas e arpegios (sem unhas soa muito bem e muito homogêneo). Nas escalas com im aí sim, as unhas fazem falta... Mesmo na música de câmera a guitarra passa mais tempo fazendo rasgueios do que contraponto. Mesmo usando unhas a guitarra num ensemble barroco não será ouvida se estiver fazendo contraponto.

Certamente que naquela época haviam pessoas tocando com unhas, entretanto não era a maneira tradicional de se tocar. É como no violão atualmente (só que ao revés), tem gente que toca sem unhas, mas duvido que se veja em algum concurso ou concerto de violão alguém tocando desta maneira (eu nunca vi).

Sinceramente, para tocar esses instrumentos com unhas é melhor tocar no violão, soará muito mais interessante. Se o problema for volume então é melhor amplificar ou ainda fazer que nem o Rebours, tocar guitarra elétrica...

cardosore

Mensagem por cardosore » Sáb 03 Jun 2006, 01:38

pq esse tom ironico se referindo ao segovia tocando Bach?? sobre as unhas... como fazer os rasgueados sem unhas??? num soa meio sem "pegada"??

Bruno Correia

Mensagem por Bruno Correia » Sáb 03 Jun 2006, 02:57

De jeito nenhum. Os rasgueios soam muito bem sem unhas compridas, o som é bem cheio. Claro que isso é válido para os instrumentos antigos, no violão a coisa muda de figura.

dogviolao

Mensagem por dogviolao » Ter 06 Jun 2006, 03:45

Eu achoo alaúde um instrumento muito atraente, pois retrata a época em que as maiores obras foram composta. (Só que não conheço muito bem a sua história e onde posso ver um.
Que puder me ajudar...)
Em relação à originalidade, acho que nosso colega está coberto de razão, pois deve--se tomar o máximo de cuidado para não fugir das idéias originais do compositor, devendo-se preservar as características da época em que as obras foram escritas.
Isso deve ser feito para não perdermos a originalidade e a beleza que estas músicas têm.
Valeu!!!

Bruno Correia

Mensagem por Bruno Correia » Qui 08 Jun 2006, 03:13

Acho que a melhor maneira de conhecer o instrumento é ouvindo as gravações dos alaudistas: Paul O'Dette, Hopkinson Smith, Robert Barto, Jose miguel Moreno e muitos outros... Uma dica, se vc lê bem em Inglês, procure em "Lute" no dicionário Grove e vc vai ter uma boa noção histórica do instrumento.

dannylbr

Mensagem por dannylbr » Qui 15 Jun 2006, 01:52

Sempre toquei violão sem unhas. Agora estou deixando elas crescerem, para fazer uma experiência. Mais alguém toca com unhas?

Aliúd

Mensagem por Aliúd » Ter 18 Jul 2006, 23:46

^^ eu acho legal a ideia de tok assim, é uma porta diferente da que usamos diariamente!!!
É um caminho para que creçamos mais musicalmente como todos os outros, acho.
\o/

anderson ramos

Mensagem por anderson ramos » Ter 29 Ago 2006, 20:21

bom tema para discursão....
bem, seria interessante nós pequisamos sobre o assunto, existe umas obras legais para alaúde de Vivalde, que parém tocada na guitarra não fica muito igual....se encrontarem tais partituras para alaude por favor mande para mim ou indiquem onde estão.........

FernandoSor

Re: Unhas

Mensagem por FernandoSor » Qui 31 Ago 2006, 01:30

Bruno Correia escreveu:O gozado é que nenhum deles toca de unhas! Não consigo nem pensar no Hopkinson Smith falando sobre o assunto de maneira tão liberal. Conheço pessoas que estudaram com ele e posso garantir que em aula a coisa é bem diferente...
No fundo acho que vc tem razão. Também não consigo imaginar um Nigel North aceitando alguém tocar alaúde com unhas...

Mas o Julian Bream me faz lembrar que dá para usar unha... Principalmente para alguém que tem como prioridade o violão porém não quer deixar de brincar no alaúde. :roll:

rafaelchavesfreitas

Unhas

Mensagem por rafaelchavesfreitas » Sex 15 Set 2006, 14:18

Eu creio que se o resultado é bom, não interessa se vc tem unhas ou não, ou se toca com palhetas....

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Seg 18 Set 2006, 22:37

rafaelchavesfreitas escreveu:Eu creio que se o resultado é bom, não interessa se vc tem unhas ou não, ou se toca com palhetas....
Creio que não é apenas isso. Duvido alguém chegar num bom resultado com pallheta...

Gustavo

Re: Alaúde.

Mensagem por Gustavo » Qui 26 Out 2006, 19:38

ralfalvarenga escreveu:Olá amigos.

Concordo com a transcrição sim, mas de modo a respeitar a época, pode até paracer atraso cultural ou técnico, mas prefiro manter as mesmas sonoridades, tenho inúmeras tablaturas medievais, renascentistas, e acredito q mesmo não tendo acesso ao alaúde tenho sido fiel ás tablaturas...
Olá, será que você poderia me conseguir alguma coisa medieval, tp partituras ou msm tablaturas... :D

Obrigado

Django

Mensagem por Django » Qua 01 Nov 2006, 17:53

FernandoSor escreveu: Mas o Julian Bream me faz lembrar que dá para usar unha...
Mas o que ele toca é uma espécie de "violude"...

Alexandre Ribeiro de Oliv

Mensagem por Alexandre Ribeiro de Oliv » Qua 17 Jan 2007, 22:44

Há vários vídeos do Bream tocando alaúde, do Hopkins e outros no youtube, vale dar uma olhada, o problema é que vicia rsrs.