Violão x Alaúde

Henrique Rievers

Violão x Alaúde

Mensagem por Henrique Rievers » Qua 03 Ago 2005, 13:20

Gostaria de saber a opinião dos participantes deste fórum quanto a transcrição de peça do alaúde para o violão moderno. A meu ver, acho extrememante válida e até mesmo necessária tal transcrição pois não existe um repertório de música antiga (barroca ou renascentista) escrito especificamente para o violão. Acredito que deve-se tomar o cuidado de não alterar a peça de modo a desfigurá-la. Já tive acesso a inúmeras transcrições nas quais houve uma tentativa de "consertar" a música. Ao realizarmos uma transcrição, devemos ter o cuidado de realizarmos uma pesquisa sobre a peça, o compositor e sobre a época para que possamos nos manter fiéis à idéia musical proposta.

Luis Gontarski

com certeza

Mensagem por Luis Gontarski » Qua 03 Ago 2005, 22:29

concordo plenamente...
tanto peças de alaude, quanto vihuela e guitarra barroca...
tanto que estudiosos consideram a vihuela e a guitarra barroca como ancestrais do violao... entao nao tem pq a gente nao fazer esse tipo de repertorio...
abraço
Nick

Absolon

Ter conhecimento

Mensagem por Absolon » Qua 10 Ago 2005, 19:34

Veja não somente ter acesso a essas obras, mas também aprender a fazer esse tipo de transcrição e sem dúvida estudar o período histórico( renascença e barroco)
até mais!!!!

ralfalvarenga

Alaúde.

Mensagem por ralfalvarenga » Qui 15 Set 2005, 19:40

Olá amigos.

Concordo com a transcrição sim, mas de modo a respeitar a época, pode até paracer atraso cultural ou técnico, mas prefiro manter as mesmas sonoridades, tenho inúmeras tablaturas medievais, renascentistas, e acredito q mesmo não tendo acesso ao alaúde tenho sido fiel ás tablaturas...

Tó Sousa

Mensagem por Tó Sousa » Sex 16 Set 2005, 16:00

Exacto, penso que devemos interpertar o que o autor pretendeu compôr e para isso é conveniente estudar a época em que se insere o tema

romulomadureira

Mensagem por romulomadureira » Dom 09 Out 2005, 21:15

O VIOLÃO CONSEGUE TRADUZIR MUITO BEM AS MÚSICAS PARA ALAÚDE. JÁ OUVI A FANTASIA X DO MUDARRA E A FANTASIA DO DOWLAND COM VIOLÃO E COM ALAUDE E ACHEI QUE O VIOLÃO CONSEGUIU TRADUZIR BEM A MÚSICA.

Rafael Dornelles

Mensagem por Rafael Dornelles » Sáb 15 Out 2005, 15:29

Concordo também. O que dizer do Green Sleeves ou das suítes para alaúde de Bach tocadas no violão. Embora não as toque todas, considero o violão o melhor instrumento de resgate dessas composições.
Abraço.

romulomadureira

Mensagem por romulomadureira » Sáb 15 Out 2005, 22:16

NA VERDADE O VIOLÃO REPRODUZ QUALQUER OBRA MUITO BEM, SEJA QUAL FOR O INSTRUMENTO ORIGINAL. OBRAS RENASCENTISTAS E BAARROCAS GANHAM O TOM E O CLIMA DA ÉPOCA QUANDO EXECUTADAS PELO VIOLÃO, AIS DO QUE POR OUTROS INSTRUMENTOS. ESTPU INICIANDO UM TRABALHO CO TRIO DE VIOLÕES E ESTOU PERCEBENDO ISSO TAMBEM NAS OBRAS PARA GRUPOS.

F_Sor

Mensagem por F_Sor » Seg 24 Out 2005, 15:16

"OBRAS RENASCENTISTAS E BAARROCAS GANHAM O TOM E O CLIMA DA ÉPOCA QUANDO EXECUTADAS PELO VIOLÃO, AIS DO QUE POR OUTROS INSTRUMENTOS"

Discordo. Acho o som do violino moderno mais próximo ao do violino barroco que o violão moderno do alaúde, do violão barroco ou da vihuela. Embora todos eles sejam bem diferentes.
E obviamente que tocar em instrumento de época (no próprio alaúde, violão barroco etc.) vai dar mais clima da época que no violão moderno. Mas cuidado com instrumentos de época. Tem muita gente tocando em alaúde fabricado numa concepção moderna, com som diferente.

Não sou contra a transcrição. Pelo contrário, acho muito válida. Só necessita cuidado. As obras para alaúde do Bach, por exemplo, foram escritas para um instrumento de 11 cordas e necessitam algumas mudanças. As obras para violino, para tocar no violão não precisa mudar praticamente nada. Tocar igualzinho o que está escrito para o violino já é bem razoável (não precisa nem transpor a tonalidade).

Mas o mais importante é a interpretação coerente com o período. Muito comum no mundo do violão, é encontrar gravações de Bach ruins e fora de estilo.

Sugiro o livro o "Discurso dos Sons" do Harnoncourt, pra quem quiser começar a pensar sobre a questão de interpretação coerente com a época/estilo.

"JÁ OUVI A FANTASIA X DO MUDARRA E A FANTASIA DO DOWLAND COM VIOLÃO E COM ALAUDE E ACHEI QUE O VIOLÃO CONSEGUIU TRADUZIR BEM A MÚSICA."

Pra mim depende muito mais de quem está tocando que do instrumento. Tem muita gente tocando no alaúde com técnica de violão e não reproduz idealmente o estilo do período. E tem gente que no violão soa melhor que muitos alaudistas.

No violão, minha gravação favorita de Bach, até agora, é a do Stephan Schmidt.
Para Bach no alaúde, gosto de Nigel North.
No alaúde, em geral, recomendo ouvirem Paul O'dette e Hopkinson Smith.
Na guitarra barroca, recomendo o Jose Miguel Moreno.

cadpam

Mensagem por cadpam » Ter 08 Nov 2005, 18:12

Acabei de adquirir o Cd do Paul O'Dette com obras p/Alaude do Molinaro, selo Harmonia Mundi.

Gravação excelente!!

guitar-t

CONFIRMAÇÃO

Mensagem por guitar-t » Sáb 12 Nov 2005, 17:06

Tudo bem gente eu também concordo com vocês. :D

Dorian_Yates

Mensagem por Dorian_Yates » Ter 06 Dez 2005, 05:04

e video alguem tem pro cara ver, hehehe!

danielnadador

Mensagem por danielnadador » Dom 25 Dez 2005, 15:22

a diferença do violão para o alaúde é só de timbre ou muda também a afinção ?

Henrique Rievers

Mensagem por Henrique Rievers » Seg 26 Dez 2005, 11:12

Muda a afinação, o timbre, o formato, a técnica para tocar... enfim, são dois instrumentos diferentes.

Amauri Machado

Mensagem por Amauri Machado » Ter 27 Dez 2005, 20:04

Pessoal,
Detesto transcrições que exijam afinação da terceira em F#.
O que vocês acham?