Danças antigas

w_andrade

Re: Danças antigas

Mensagem por w_andrade » Seg 10 Dez 2007, 13:12

UQe tópico maravilhoso hein!!!
Aprendi mais um monte hj !hehehh

Abraçosss

Gregory

Mensagem por Gregory » Ter 11 Dez 2007, 03:14

Olha só quanta informação maneira!

Dúvidas:

1) O Cavalcanti mencionou que a Suíte é executada sem interrupções. Isso significa que não há pausa entre o fim de um trecho e o início do outro ou que é para ser executada de forma seqüencial, do primeiro ao último trecho, mas com uma pequena pausa entre um trecho e outro?

2) Agora fiquei curioso para saber se existem Suítes de compositores brasileiros, com aquele "tempero" brasileiro. Alguém sabe se existe alguma?

w_andrade

Mensagem por w_andrade » Ter 11 Dez 2007, 11:42

Gregory escreveu:Olha só quanta informação maneira!

Dúvidas:

1) O Cavalcanti mencionou que a Suíte é executada sem interrupções. Isso significa que não há pausa entre o fim de um trecho e o início do outro ou que é para ser executada de forma seqüencial, do primeiro ao último trecho, mas com uma pequena pausa entre um trecho e outro?

2) Agora fiquei curioso para saber se existem Suítes de compositores brasileiros, com aquele "tempero" brasileiro. Alguém sabe se existe alguma?
Gregory, existe a Suíte Popular Brasileira, do Villa Lobos! MAs infelizmente nao poderei postar as partituras pois é protegida por direitos!
MAs existe sim! E é maravilhosa! Como vc disse, tem esse "tempero brasileiro" hehe! :wink:
Procura essa Suíte que vc vai gostar!

Espero ter ajudado

Gregory

Mensagem por Gregory » Qua 12 Dez 2007, 00:50

Wow! Maneiro.
Do Villa Lobos eu tenho os 12 estudos que eu tirei na guitarra mesmo, mas era só isso que eu conhecia.
Tu sabes se tem em CD essa Suíte Popular Brasileira?

Marcelo Cavalcanti

Mensagem por Marcelo Cavalcanti » Ter 18 Dez 2007, 21:45

A suíte, pelo menos na época do Barroco, era para ser tocada de forma seqüencial. Lógico que havia uma pequena pausa entre um trecho e outro, assim como nos dias de hoje, seja para reorganizar a orquestra, seja para afinar um instrumento, mas a peça não era "desmembrada". Atualmente há a liberdade para se tocar movimentos separadamente, por exemplo, executar apenas a bourré da Suíte em Em BWV 996 de Johann Sebastian Bach, em vez de toda a obra.

Espero ter ajudado a elucidar a dúvida...

dant

Mensagem por dant » Qui 03 Jan 2008, 01:49

Marcelo, qual o interesse da enumeração compulsiva acrítica de danças antigas, transcrita de uma fonte que não está identificada? Não vejo qual será. até breve

Helldair

Mensagem por Helldair » Qui 03 Jan 2008, 15:16

o Bourré certamente é uma das minhas músicas favoritas do Bach!

Marcelo Cavalcanti

Mensagem por Marcelo Cavalcanti » Qui 03 Jan 2008, 19:48

Gregory,

dentre as suítes compostas por Heitor Villa-Lobos, destacam-se as quatro da obra O Descobrimento do Brasil de 1937 e a suíte A Floresta do Amazonas de 1959.

Procurando ajudá-lo, dei uma pesquisada na internet e encontrei o cd O Descobrimento do Brasil com o Slovak Philarmonic Choiracompanhado pela Slovak Radio Symphony Orchestra, sob a regência de Roberto Duarte e lançado pela gravadora Movieplay no site das Lojas Americanas, por R$ 17,90. Também li que a Orquestra Petrobrás Sinfônica (em cd e dvd) e a Osesp (em cd) estão para lançar a suíte A Floresta do Amazonas. Dá uma pesquisada que talvez você ache algum cd importado com a obra.

Espero tê-lo ajudado...