Matteo Carcassi

jay_jay

Matteo Carcassi

Mensagem por jay_jay » Sex 02 Mar 2007, 13:28

Ola gente.
Minha última aquisição foi seu O. 59. Para quem não conhece é um método que ele compôs. è muito didático porque ensina mais com músicas que com aqueles exercícios exaustivos que costumas desestimular os iniciantes. Outra obra muito boa é a coleção de estudos reunida no Op. 60. Queria saber o que voces acham sobre esse grande artista.

Dimas Edson Ferreira

Mensagem por Dimas Edson Ferreira » Seg 12 Mar 2007, 21:57

Olá

Sou discipulo de Carcassi ja fazem 3 anos meu modo de tocar e compor sempre foi muito parecido comprei também o Opus 59 com Op 60

depende de nós não deixar que a musica de Carcassi caia no esquecimento...

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Ter 13 Mar 2007, 12:38

O Carcassi foi um grande didata. Seu Op60 é muito usado por professores aqui no Brasil. O Op59 tbém é bem legal. Mas recomendo o acompanhamento de um professor. É um método bem antigo e já tivemos muitos avanços técnicos desde então.
Por exemplo, tais métodos clássicos desenvolvem pouco o anular da mão direita. Os violonistas desta época não gostavam de usá-lo por acharem que era um dedo "débil" e a maioria das digitações não utiliza muito este dedo. Por isso se seguir o método à risca, pode ficar com a técnica "capenga".

sds

Dimas Edson Ferreira

Mensagem por Dimas Edson Ferreira » Ter 13 Mar 2007, 21:39

Carcassi desenvolveu ótimos exercícios para "liberdade da mão direita" mas eu não diria que foi um excepcional didata e sim um excepcional concertista até onde se sabe (ou pelo menos até onde eu sei) o grande didata do violão da época foi Dionisio Aguado porém este assunto ainda pode dar o que falar...

Marinaldo

Estudo da Obra de Matteo Carcassi

Mensagem por Marinaldo » Qui 31 Mai 2007, 11:51

Infelizmente eu não tenho o OP 59 do Carcassi, mas estou estudando os estudos OP 60 e com esses já percebo o grande potencial de criação desse Mestre do violão.

Dorian Gray

Mensagem por Dorian Gray » Qui 31 Mai 2007, 11:54

O op. 60 possui estudos bem interessantes, recomendo tanto para iniciantes quanto para alunos mais avançados que querem melhorar sua técnica. O op. 59, para os padrões atuais do que se exige de um método instrumental, está ultrapassado. Recomendo como material para praticar leitura à primeira vista e algumas peças são interessantes mas nada substancial.