Livro de história da música

Gustavo

Mensagem por Gustavo » Qui 26 Out 2006, 19:33

mto bom esse tópico!
mas se éque eu posso me intrometer..., será que alguém conhece alguma coleção ou algum CD que seja tp para estudo dos períodos... pq isso seria muito interessante! musicas com fortes características de cada período... seria perfeito para estudo!!!

se alguem souber , por favor avise. Obrigado!

André LM

Mensagem por André LM » Qua 04 Abr 2007, 00:51

Um livro muito bom é A HIstória Universal da Música de Roland de Candé Vol 1 e 2 da editora Martins Fontes. Ele é um pouco difícil devido à tradução não muito boa, mas é o melhror que eu já vi; é coisa prá profissional ^^.

Espero ter ajudado!

JGigli

musica barroca

Mensagem por JGigli » Qui 05 Abr 2007, 01:48

Para quem gosta do antigo estilo barroco da musica brasileira, um bom ponto de estudo sobre tal, é o livro "a musica barroca de Ouro Preto" publicado pelo "Museu da Inconfidência" de Ouro Preto. Mais informações procurem-me.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Ter 10 Abr 2007, 23:12

No violão recomendo os dois CD chamados "La Guitarra Espanola", vol1 e vol2, interpretados por Jose Miguel Moreno. Além de tocar maravilhosamente bem, ele passa por todos os períodos importantes até o romantismo, tocando em instrumentos de época (vihuela, guitarra-barroca, guitarra clásico-romantica).

jubacpc

Muito bom

Mensagem por jubacpc » Sex 20 Abr 2007, 00:54

Muito bom o tópico.
Eu estava procurando bons livros de história da música e este tópico foi uma mão na roda.

:wink:

Abraços!

Cirov

Mensagem por Cirov » Seg 23 Abr 2007, 16:43

Muito Bom mesmo!

Marcus Vinícius M. Leite

Sobre a música no mundo...

Mensagem por Marcus Vinícius M. Leite » Ter 08 Mai 2007, 03:00

A UNESCO publicou a muito tempo um "Musical Atlas", com gravações de músicas do mundo inteiro, organizadas por Alain Daniélou. As novas edições do Atlas estão saindo em CD. Quem quiser pesquisar, consultem o site:
http://portal.unesco.org

adsonissi

livro de historia de música

Mensagem por adsonissi » Ter 15 Mai 2007, 13:40

poiss ehh eu ja li e reli esse livro do amigo de cima e ele é fantastico mesmo...valeu a pena

otaviosp

Mensagem por otaviosp » Qui 31 Mai 2007, 14:13

Não gostei do livro do Carpaux, que tinha uma cabeça meio reacionária. Só servem as músicas compostas por europeus e brancos, as demais não tem serventia.

O do Mario de Andrade vale pelo valor histórico, mas também tem seus problemas porque tem um viés nacionalista que implica com compositores europeus.

Tenho o História da Música Européia, do Jacques Stehman, que é bom como iniciação.

O Música Impopular Brasileira do Júlio Medaglia, fala sobre o Tropicalismo, embora tenha muita gente que o deteste.

A Zahar lançou uma coleção faz um bom tempo, com pequenos livros sobre compositores específicos que era bem interessante.

Já ouvi falar bem sobre o livro do Copland, Como ouvir e entender música, mas não li.

JovenJedi

Re:História da música

Mensagem por JovenJedi » Seg 15 Out 2007, 10:05

Na internet existe um bom site com a história da música e instrumentos
Talvez alquem se interesse.

http://www.musicaantiga.com.br/index.php

Espero ter ajudado.

Amadan

Re: Livro de história da música

Mensagem por Amadan » Seg 15 Out 2007, 13:09

Oi JovenJedi

Obrigado pelo link

ricarva

Re: Livro de história da música

Mensagem por ricarva » Seg 31 Dez 2007, 18:03

Para os portugueses: a editora Edições 70 tem vários livros de História da Música bastante razoáveis.