Música Africana para violão

Amauri Andrade Franco

Música Africana para violão

Mensagem por Amauri Andrade Franco » Qui 09 Nov 2006, 03:56

Tenho tentado encontrar, mas não consigo alguma coisa de música africana, popular ou erudita para violão. Sei que no continente africano a criatividade é muito grande, mas também sei que a falta de informação é maior. Se alguém puder me ajudar, por favor, manifeste-se. Tentarei recompensá-lo da melhor forma possível.

Ranieri Carli

Mensagem por Ranieri Carli » Sex 10 Nov 2006, 13:22

Infelizmente, eu também nunca vi em lugar nenhum. E olha que eu conheço bem os sites de música pela net. Se alguém souber, também gostaria de ser informado sobre este pedaço da música mundial.

lukaka

Mensagem por lukaka » Sáb 11 Nov 2006, 16:03

mas que tipo de musica é essa?
é daquelas batucadas loucas?

Ranieri Carli

Mensagem por Ranieri Carli » Ter 14 Nov 2006, 20:54

Quanto preconceito!!! Batucadas loucas???? O Amauri falou bem explicitamente em m[usica popular e erudita para violáo.

Diogo Benvenutti

Mensagem por Diogo Benvenutti » Sex 01 Dez 2006, 19:46

Bem... quanto a um repertório próprio eu também desconheço... mas você conhece os 20 Estudos Simples (que na verdade não são tão simples assim hehehe) do Leo Brower? Em alguns estudos ele usa rítmos e linhas melódicas de origem africana... a melodia do baixo do estudo 1 é um exemplo

até

cardosore

Mensagem por cardosore » Ter 12 Dez 2006, 23:52

olha, acho dificil que a tradição da musica europeia erudita tenha entrado no COntinente africano com o fervor suficiente pra gerar bons compositores. E ainda mais pra violão q é um instrumento mais especifico e mal visto! Você pode começar a procurar por interpretes africanos( o que ja deve ser bem dificil de achar) e ver o repertorio deles.

Ranieri Carli

Mensagem por Ranieri Carli » Qua 13 Dez 2006, 17:28

Do modo como vc falou, ficou parecendo que só a tradição da Europa poderia gerar bons compostores.
Foi isso mesmo que vc quis dizer ou eu entendi errado?

Renato

Mensagem por Renato » Dom 17 Dez 2006, 08:00

Assim como não é preciso que a música européia tenha tido muitos adoradores na África. Basta que alguns violonistas tenham passado por lá, conseguido um fã... e esse tocar sua música (100% africana) no violão (um instrumento europeu).

Diferenciar música européia com instrumento europeu :P

Alexandre Ribeiro de Oliv

Mensagem por Alexandre Ribeiro de Oliv » Sáb 23 Dez 2006, 16:28

Tem uma música do Brouwer chamada Rito de los orishas, ñ é bem africana, mas tem assência proveniente de lá (apesar do culto aos orixas em Cuba ser bem diferente do da África - na própria África ele é bem diferenciado de lugar pra lugar).

Mokreys

Mensagem por Mokreys » Qua 10 Jan 2007, 18:34

É bem dificil encontrar esse tipo de musica.

hammyalmeida

Mensagem por hammyalmeida » Qua 14 Fev 2007, 14:58

Olá Pessoal. Já interpretei a Peça Rito de Los Orishas do grande compositor cubano Leo Brouwer. É uma peça que contém várias citações de outras peças menores do Brouwer, como uma colcha de retalhos. Dividida em dois movimentos; Exordium-Conjuro, uma espécie de evocação aos orixás, e o segundo movimento, Danza de las Diosas Negras onde Brower expõe duas danças, duas invocações e uma terceira dança final. É uma peça totalmente baseada no culto da Santeria Cubana e com características africanas fortes. Na falta de supostos compositores africanos Brower é certamente o que mais se aproxima dessa cultura.

Tenho a peça em PDF se alguem se interessar envie e-mail, porém é uma música densa com 21 minutos de duração.

Espero que tenha ajudado.

cardosore

Mensagem por cardosore » Qua 14 Fev 2007, 20:31

voltando ao assunto; nao foi isso q eu quis dizer. sobre o comentario de um musico adquirir um fã e este conseguir tocar mto bem acho q vc tem razao mas deve-se considerar as probabilidades.

Se quem criou o topico se refere a influencias africanas, com certeza vai achar mto na musica brasileira e das antilhas. Se quer musica erudita pra violao composta por um africano, vai ter q procurar mais.

losorio

LAGQ

Mensagem por losorio » Qua 21 Fev 2007, 11:36

Tem uma formação de violonistas, o LAGQ que gavou em umde seus discos uma suite africana.

Uma das músicas se chama Mbira, e é simplesmente uma ds obras mais absurdamente lindas que vi para violão ultimamente... Acho quevale à pena dar uma procurada.

Abraços.

rodrigo serraglia

Mensagem por rodrigo serraglia » Sáb 24 Fev 2007, 04:23

seria bom se achasse

ricarva

Re: Música Africana para violão

Mensagem por ricarva » Seg 31 Dez 2007, 17:03

O John Williams já gravou música africana. Creio que o cd se chama Magic Box.