Compositores brasileiros - quais os mais marcantes?

Rafael Lucas Nascimento

compositores brasileiros

Mensagem por Rafael Lucas Nascimento » Sex 15 Jun 2007, 19:52

Eu acho isso muito estranho, mas quase ninguem conhece o Othon Saleiro, que é um compositor para violao muito bom. Outro nome importante para o violao no Brasil é o Victor Castelano.

tiago_maus

...

Mensagem por tiago_maus » Qua 18 Jul 2007, 18:31

villa-lobos

paulo celso de magalhaes

compositores brasileiros

Mensagem por paulo celso de magalhaes » Qui 19 Jul 2007, 17:12

entrei em um site do canada e caramba oa caras estão editando musicas de um uns cinquenta violonistas do mundo inteiro, nenhum brasileiro,
quem esta compondo atualmente para o violão classico no Brasil??????????

César Jeansen

Heitor, Canhoto e Anes!

Mensagem por César Jeansen » Qua 08 Ago 2007, 17:53

Villa-Lobos é sem dúvida o melhor compositor para violão clássico. Mas canhoto e seus choros é inigualável, sem dúvidas. Hoje o melhor violonista brasileiro chama-se Henrique Anes.

Amadan

Mensagem por Amadan » Qua 08 Ago 2007, 18:07

Quando me perguntam por compositores, eu coloco sempre Tom Jobim entre os melhores do sec. passado (ao lado de Gershwin, Piazzola, Ravel, Stravinsky). Mas Villa-Lobos é incontornável. Também gosto de Dilermano Reis e Egbert Gismonti.
Sobre violonistas... não conheço o suficiente para dar nomes, mas quero deixar um nome aqui cuja musicalidade sempre me emocionou: Rosinha de Valença

paulo celso de magalhaes

Rosinha talento puro de Valença

Mensagem por paulo celso de magalhaes » Qui 09 Ago 2007, 14:41

Grande lembrança Amadan
sudades da Rosinha de Valença uma maravilhosa artista

Anjosé Barros

Mensagem por Anjosé Barros » Sex 31 Ago 2007, 18:48

Olá Pessoal,

DILERMANDO REIS. Olha, quando se fala de violão no brasil, praticamente não há um só estudioso do instrumento que não tenha passado por esta ou aquela peça dele ou por ele interpretada;

Quando se conversa sobre violão instrumental com os admiradores do instrumento, vê-se que lembram logo, também, de músicas do Dilermando.

Algumas músicas se confundem a autoria imaginando que é dele, porque ele as popularizou, a exemplo de Sons de Carrilhões e a Marcha do Marinheiro.

Existem sim notáveis na música violonística brasileira acadêmica, mas o mais conhecido sem dúvida é o Dilermando Reis. Ele popularizou o som do violão nas rádios de todo o Brazil.

Abraço.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Ter 04 Set 2007, 15:03

Existem muitos que eu aprecio. gosto muito das composições de João Pernambuco, Garoto, Dilermando Reis, a mais recentemente podemos citar Baden Powell, Egberto Gismonti, Ulisses Rocha, Guinga, e muitos outros.
Como intérpretes o Brasil é ainda mais privilegiado. Gosto do Barbosa Lima, do inesquecível Rafael Rabelo, do Yamandú Costa, e mais um monte de gente que brotam por todo lado.
Ficaria o dia inteiro relembrando mais nomes que teria uma lista de uma centena de artistas renomados.
Abraços a todos

Bruno Leopoldo

Re: Compositores brasileiros - quais os mais marcantes?

Mensagem por Bruno Leopoldo » Ter 02 Out 2007, 04:38

gosto muito do duo assad, villa-lobos, pixinguinha(apesar de não compor para violão) , mas João Pernambuco...
nossa muito talentoso...

dioturno

Mensagem por dioturno » Ter 02 Out 2007, 09:44

saudações e obrigado :guitare:

araujo

Mensagem por araujo » Qua 16 Jan 2008, 01:04

Olá pessoal, não poderia deixar de participar deste tópico que apresenta um tema muito especial. Vejo que os amigos realmente falaram de compositores e interpretes de muita qualidade. Quero aqui deixar minha opinião sobre o assunto abordado.
Dilermando Reis, Villa Lobos, Américo Jacomino, Canhoto da Paraíba, Raphael Rabello e muitos outros dos quais não estou me recordando agora.
Trata-se da nata do violão brasileiro, cada um com caracteíristicas marcantes sem distinção de estilo. Dentre os compositores, eu acrescentaria sem prejuízo algum para o violão os seguintes:
Chiquinha Gonzaga;
Pixinguinha;
Ernesto Nazareth;
Waldir Azevedo;
Jacob do Bandolim; e muitos outros que lotariam esta mensagem. Todos estes contribuíram de forma direta na formação do violão brasilero, mesmo não sendo seu instrumento originário.
Bem pessoal, espero ter contribuído para o assunto levantado neste tópico.
Atenciosamente.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sex 16 Mai 2008, 02:49

Valeu Araújo
Você lembrou de vários nomes que eu também aprecio muito.
E como é rica a nossa Música Brasileira ! E temos que acrescentar que não só os compositores mas também os arranjadores devem ser lembrados também.
Um grande abraço a todos.