Partiruras

Amadan

Mensagem por Amadan » Sex 14 Set 2007, 21:18

Léo Beschizza escreveu:Gostaria de colocar outra questão em relação às partituras.
O que se vê muito na internet são as tablaturas e não partituras.
Então a minha pergunta passa a ser a seguinte:
O que vocês acham da Tablatura para a leitura das músicas ?
Facilita para o inciante ? Ou deixa muito a desejar ?
Abraços aos amigos.
A Tablatura é um método mais próximo do violonista, mas só deste.
A Partitura é uma linguagem universal, que todo o músico deve conhecer. Quem consegue ler uma partitura e tiver conhecimentos de composição, pode sem muita dificuldade pegar numa partitura de Piano e trancrevê-la para violão. Quem só conhecer a Tablatura fica condicionado ao que já foi transcrito e sem ter noção se essa transcrição contem ou não erros.

vans

Re: Partiruras

Mensagem por vans » Seg 01 Out 2007, 14:35

Como a internet é uma rede aberta, que supostamente qualquer pessoa com acesso à rede possa publicar algo, toda e qualquer informação ali divulgada pode não ser confiável... Este mês passado estive buscando partituras na internet, temas relativamente simples... mas encontro tudo que é tipo de coisa... inclusive muitas que se dizem "partituras" na busca, e quando você abre são cifras... Fiquei feliz de achar este fórum.

Amadan

Mensagem por Amadan » Seg 01 Out 2007, 14:50

OLá vans

É verdade o que vc refere.
Neste forum, todas as partituras existentes nas bibliotecas foram revisadas pelo sr. Delcamp o que é já um sinal da qualidade das mesmas.

Um abraço

Sandro Ferreira Silva

Mensagem por Sandro Ferreira Silva » Sáb 27 Out 2007, 05:21

:D Olá, pessoal! Sou um apaixonado pelo violão, assim como vcs, e me sinto maravilhado em estar participando pela 1.a vez d um fórum d taum alto nível e conteúdo como esse. Com relação ao tema, sinceramente, naum confio em transcrições simples e sem procedência. Prefiro aquelas feitas por sites especializados (como esse) e transcrições antigas, jah d domínio público, colocadas à disposição.

Sandro Ferreira Silva

Mensagem por Sandro Ferreira Silva » Sáb 27 Out 2007, 05:30

Acho a tablatura bastante válida, desde q seja baseada na partitura original e contenha todos os símbolos e convenções dela, sem simplificações, mudanças de tom ou omissões.

Amadan

Mensagem por Amadan » Sáb 27 Out 2007, 12:08

Oi Sandro
Bem vindo ao forum,

Como é novo neste forum, quero convidá-lo a apresentar-se para todos.
Faça isso na Praça Pública -> Deixe aqui a sua primeira mensagem

Para ter acesso aos melhores recursos deste fórum, cadastre-se nos grupos 002, 020 e 040 à medida que o seu número de mensagens for crescendo, isto dar-lhe-á acesso às colecções de partituras, mp3 e vídeos. Ficará também com acesso aos sistema de mensagens privadas.

Poderá fazer o seu cadastro neste link:
ucp.php?i=167

Depois de se ter cadastrado, receberá um email de confirmação, isto poderá demorar 2 ou 3 dias.

Este tópico explica tudo em detalhe:
viewtopic.php?t=3376

Para uma boa utilização do forum, deverá conhecer as regras pelas quais todos nos regemos em:
viewtopic.php?f=29&t=3

Antes de colocar qualquer questão no fórum, seria uma boa ideia usar o motor de pesquisa no cimo da página.
Muitos tópicos foram já tratados aqui no fórum e pode ser que assim encontre respostas mais rapidamente.

É uma boa ideia ler com atenção o tópico que trata sobre os direitos autorais, assunto que tratamos aqui com muita atenção:
viewtopic.php?t=990

Divirta-se no site, qualquer coisa estamos aí para ajudar

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 27 Out 2007, 17:10

Acho que as tablaturas auxiliam bastante os alunos iniciantes, e tiram as dúvidas em relação às notas relacionadas à corda e à casa que deve ser tocada. Não tenho dúvidas que é muito mais esclarescedora pois já indica com precisão o local correto de se achar a nota. Na partitura pode-se ocorrer o engano de se interpretar uma nota acidentada, com um bemol ou com um sustenido colocado no início da pauta, e lá no meio da partitura o aluno se esquecer desse detalhe, e também na colocação dos bequadros que às vezes podem atrapalhar a leitura dos mais iniciantes.
Mas com relação às informações adicionais que a partitura contempla, isso a tablatura não consegue atingir. O grau de informação de uma partitura não é possível colocar em uma tablatura.
Acho que as duas colocadas uma acima da outra é uma fonte de informação mais completa ao aluno, e alguns métodos mais modernos já representam dessa forma, uma complementando a outra.
Quando aprendi a ler partituras tive muita dificuldade no início com relação à tocar uma nota sem a indicação de qual corda tocar, ou seja um Dó na 2ª corda na 1ª casa ou um Dó na 3ª corda na 5ª casa ? É a mesma coisa mas em algumas partituras não indicavam qual deveria ser tocada, já na tablatura essa dúvida não haveria.
Fica a sujestão para o nosso Mestre Delcamp, (nas partituras de difícil indicação das notas), acrescentar as tablaturas correspondentes.
Um abraço a todos.

Amadan

Mensagem por Amadan » Sáb 27 Out 2007, 19:10

Só recentemente tomei conheciento das tablaturas.
A minha primeira reacção foi negativa, parecia-me uma simbologia destinada a fomentar a preguiça.
Mas depois fui recebendo algumas informações que mudaram a minha atitude, e a mais importante tem a haver com as diferentes afinações possíveis para o violão.
Não é muito difícil ler uma partitura quando temos uma 6ª corda afinada em Ré, mas há peças que requerem que outras cordas sejam afinadas fora do Standard e aí as coisas complicam ao ler a partitura. Por outro lado a tablatura indica logo onde a nota deve ser tocada.
Por outro lado, tomei conhecimento de algumas peças para alaúde que foram escritas em tablatura e embora hajam já transcições só lendo o original podemos ter a certeza de que foram bem feitas. (muitas transcrições acabam por serem arranjos)

Filipe Sales

Mensagem por Filipe Sales » Sex 02 Nov 2007, 13:56

Eu acho Que existes muitas partituras boas na internet
E alguns site sao bastante confiaveis.
E muitas vezes qaundo se proucura no emule ou no ares ou qualquer outra programna P2P
na maioria as partituras estao em perfeito estado exceto aquela que sao scaniadas...

Amadan

Mensagem por Amadan » Sex 02 Nov 2007, 15:53

Filipe Sales escreveu:Eu acho Que existes muitas partituras boas na internet
E alguns site sao bastante confiaveis.
E muitas vezes qaundo se proucura no emule ou no ares ou qualquer outra programna P2P
na maioria as partituras estao em perfeito estado exceto aquela que sao scaniadas...
Olá Filipe
O problema das partituras encontradas na Net não é o seu aspeto ou legibilidade, é não se saber (muitas vezes) a sua origem, quem transcreveu, se têm ou não alterações, se estas estão conforme o espírito que o compositor colocou na peça.
Todas as partituras aqu colocadas pelo senhor Delcamp foram revisadas com todo o cuidade por ele, o que lhes confere uma garantia de qualidade

Rolesilva

Mensagem por Rolesilva » Dom 02 Dez 2007, 20:41

Pra quem usa para o bem! Tem muita coisa boa

sergiohrs

Mensagem por sergiohrs » Seg 03 Dez 2007, 19:22

Há algum motivo especial para este tópico sobre "partituras na internet" estar no fórum sobre "música antiga"?

Abraços

Deco

Mensagem por Deco » Ter 04 Dez 2007, 20:01

Acho que não, já encontrei algumas muito ruins.

silvatavaresthiago

Mensagem por silvatavaresthiago » Sex 21 Mar 2008, 03:46

A internet é uma opção a mais como fonte de pesquisa na procura de partituras.
Muito útil, quando se trata de músicas antigas, que dificilmente se achariam à venda em lojas
e que por causa dos direitos autorais, as originais ainda não podem circular na internet.

Amauri Andrade Franco

Mensagem por Amauri Andrade Franco » Sáb 22 Mar 2008, 21:54

A tablatura existe desde há muito tempo, talvez a partir da Idade Média. Na verdade, é de grande valia para os instrumentos de corda, porque facilita a visão da digitação, tanto da escala como do dedilhado. Infelizmente, grande parte das tablaturas não tem a divisão ritmica, o que não pode faltar. Portanto, é importante o estudo da teoria musical, mesmo com o uso da tablatura. Mas, cá entre nós, eu ainda prefiro a partitura, ainda não sei porque.
Muitas escalas e até a próxima.