Expressão artística

Marcelo Cavalcanti

Mensagem por Marcelo Cavalcanti » Ter 31 Out 2006, 18:31

Um ponto interessante que o Roger descreveu é que o conceito de arte foi criado no período romântico. Portanto, tudo o que foi criado antes não tinha tal intensão, apenas a finalidade de apurar a técnica. E o período Barroco, assim como o renascentista, foi excepcional em várias modalidades artísticas.

Na música tivemos mestres do quilate de Frescobaldi, Schütz, Monteverdi, Pergolese, Albinoni, Buxtehude, Pachelbel, Veracini, Corelli e Alessandro Scarlatti. E, mais que mestres, tivemos gênios como Domenico Scarlatti, Antonio Vivaldi, Georg Phillip Telemann e Georg Friedrich Händel, autores de maravilhosas obras-primas não só significativas para o período, mas para toda a história da Música!

No entanto, a palavra gênio já não cabe para designar o maior de todos os artesãos barrocos, o mestre que dominava todos os segredos da polifonia, que pensava harmonicamente, em colunas de acordes, e que fazia do seu "artesanato" musical um ofício para vangloriar a Deus-Pai, Filho e Espírito Santo e a todos os pobres mortais que precisassem entrar na sintonia divina... Johann Sebastian Bach!

Ele dedicou toda sua vida a esse mister... E atingiu a perfeição! Tanto que a Música se dividiu em antes e depois dele. Foi quem melhor conseguiu traduzir para as notas musicais as notas angelicocelestiais! Ele foi mais que o gênio do Barroco... É, simplesmente, a quinta-essência da música!

Um abraço a todos!

Amauri Andrade Franco

Expressão Artística

Mensagem por Amauri Andrade Franco » Qui 09 Nov 2006, 03:53

Aline, achei interessante o seu assunto e vou tentar acrescentar alguma coisa. Estudo e toco há mais de 30 anos, e entendo que a Arte, quando foi descoberta pelo ser humano, tinha e até hoje em várias civilizações uma grande conotação religiosa. Acreditava-se dominar os elementos da Natureza com a expressão artística. Mais tarde, a humanidade percebeu que nós, seres humanos, é que somos dominados pela expressão artística, pois os autores em geral passaram a criar novas combinações, novos signos e transformar todo o material encontrado em expressão de sentimentos, que hoje entendemos como Arte. Hoje, quem quer dominar alguns, ou muitos seres humanos, procura sempre fazê-lo através da Arte, com sons, imagens, gestos, palavras, movimentos, seja separados, ou juntos. A grande verdade é que nunca conseguiremos entender totalmente a Arte, porque nunca conseguiremos entender totalmente a alma, os sentimentos que emanam de toda a humanidade.
Isto é o pouco que consegui constatar. Desculpe-me não conseguir me expressar melhor.

Marcelo Cavalcanti

Mensagem por Marcelo Cavalcanti » Ter 14 Nov 2006, 08:46

Como somos seres com enorme necessidade de expressão e criatividade, e temos um cérebro com potencialidades infinitas, a arte é simplesmente a exteriorização de nosso potencial criador.

Por meio dela o ser humano revela alegria, medo, "loucura", sonhos e sentimentos os mais diversos possíveis...

Pode ser expressa por meio de palavras - escritas ou faladas -, de cores, de construções, de movimentos corporais, de notas musicais etc.

Em síntese, é a forma que o ser humano encontrou para revelar o seu Eu interior, exteriorizar os sentimentos mais profundos, dar vazão à sua criatividade... Desnudar a alma!

Portanto, mãos à obra e deixemos que nossas almas possam se expressar livremente... Afinal de contas, todo ser humano é uma centelha estelar!

Um abraço a todos!

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Ter 14 Nov 2006, 15:14

Não creio que arte seja somente expressão de sentimentos. Pode ser também expressão de algo lógico e racional. Na música, creio que a matemática tem muita coisa em comum. A música serial, por exemplo.

Certamente se pensasse apenas em sentimentos, eu não gostaria muito da Grande Fuga para quarteto de cordas do Beethoven, por exemplo. Obra que acho magnífica...

Lycantrope

Mensagem por Lycantrope » Sex 17 Nov 2006, 21:39

bem,filosofia da música,é uma leitura travada mais procure sobre Adorno,um dos grandes pensadores da música moderna

tiago_maus

.

Mensagem por tiago_maus » Qua 18 Jul 2007, 18:47

vai de cada executante.

jpgomes

Mensagem por jpgomes » Dom 09 Set 2007, 06:25

Adorno pensou muita coisa, mas me assusta um pouco essa coisa de "um dos grandes pensadores da música moderna". Basta ser seus comentários sobre o jazz para ver o quanto ele é discutivel. Quanta a questão da arte é bom sempre nos lembrarmos que ela é um tipo de linguagem. Como tal ela tem que está nos dois polos que constitui a linguagem, o subjetivo, a concepção de quem produz a arte, e o objetivo quem "recebe" e reconhece o produto enquanto arte. A subjetividade do artista necessita, mesmo que em periodo histórico não simultaneo, o reconhecimento de uma sociedade de apreciadores de seu trabalho. Não se deve pensar que estou propondo que o artista deve agradar o público, apenas estou dizendo que arte não é auto-afirmação, todo artista necessita de um público.
Nesse sentido, podemos pensar que a arte está longe a se resumir em uma expressão (manifestação do sentimento), mas sim que ela é uma produção de linguagem, bastante técnica diga-se de passagem.
Espero que possa ter contribuido de alguma forma nesta discursão.
Cordialmente,
João Paulo Gomes.

ricarva

Re: Expressão artística

Mensagem por ricarva » Ter 25 Dez 2007, 20:04

aline escreveu:Oi pessoal. Estou querendo pesquisar, acho eu, sobre filosofia da música. Quero saber mais sobre arte, sobre expressão, sobre o que é mostrado pelo artista na sua performance, o que ele deixa escapar ou o que ele percebe sem colocar significado. Não sei, se alguém me entender, me responda. Penso que quero compreender o íntimo da arte. Se alguém souber de algum filósofo, psicólogo...antropólogo (livros, artigos, sites).
Obrigada.
O livro "Sobre Música" de António Pinho Vargas é um dos melhores que já li.

André LM

Re: Expressão artística

Mensagem por André LM » Ter 15 Jan 2008, 23:52

Esse papo tá meio esquisito! Alguém aí colocou q não se pode definir ou estudar o q é arte ou cultura, leia mais, existem vários livros sobre esse assunto (q já está até batido), não tente inventar a roda de novo; outro coocou q o conceito de arte é do período romântico, não é não, os gregos já estudavam a arte através de uma parte da filosofia conheciada como estética da arte. O q apareceu no romantismo foi uma nova concepção da arte, ou seja, a arte pela arte. E outra,por incrível q pareça o Aurélio nem sempre está certo: onde já se viu, obra de arte tem q ser de boa qualidade? Está totalmente errado!

Espero ter ajudado!