Expressão artística

aline

Expressão artística

Mensagem por aline » Qua 01 Mar 2006, 01:10

Oi pessoal. Estou querendo pesquisar, acho eu, sobre filosofia da música. Quero saber mais sobre arte, sobre expressão, sobre o que é mostrado pelo artista na sua performance, o que ele deixa escapar ou o que ele percebe sem colocar significado. Não sei, se alguém me entender, me responda. Penso que quero compreender o íntimo da arte. Se alguém souber de algum filósofo, psicólogo...antropólogo (livros, artigos, sites).
Obrigada.

hirven

Mensagem por hirven » Qua 01 Mar 2006, 02:41

Sobre expressão artística é algo subjetivo, cada um tem o seu estilo próprio. Sei que música é estudada com um professor, e este passa a técnica, passa também a forma de expressão, depende do contesto histórico, do momento de vida do compositor.

Grato.
Marcelo Torca.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qui 02 Mar 2006, 15:11

Sugestão inicial:

O Discurso dos Sons, do Nicolas Hanoncourt.

Gosto muito dos livros do Charles Rosen. Em português, que eu saiba, dele saiu apenas o livro chamado a Geração Romântica, pela EDUSP. Vale a pena, mas exige já um bom conhecimento teórico de harmonia, formas etc., para acompanhar bem o raciocínio.

sds

Absolon

Estudar

Mensagem por Absolon » Qua 08 Mar 2006, 23:45

Procure fazer o seguinte:
*Estudar o período do autor(compositor)
*Procurar uma biografia a respeito do mesmo.
*Fazer uma leitura interligada entre a sua obra e a sua vida.
*procurar ouvir as obras do Compositor.

Isso é apenas um caminho, no qual você pode perceber o que é a música além do seu esteriótipo. Fica aqui a sugestão!!!!

Até mais!!!!

dimi

Mensagem por dimi » Ter 04 Abr 2006, 13:06

Tem alguns livros que tratam disso, filosoficamente e socialmente, como vc quer.

Por exemplo:

1. O que é Musica - Col. Primeiros Passos
Moraes, Jota J. / BRASILIENSE

Eu achei esse livro, que só tem umas 80 páginas, chato pacas, mas, sei lá, gosto é gosto. Não custa nada tentar.

2. História Social do Jazz
Hobsbawm, Eric J. / PAZ E TERRA

Esse eu gostei mais.

3. Uma Breve História da Música
Bennett, Roy / JORGE ZAHAR

Esse é bem resumido, mas faz um apanhado sobre a história da música erudita.

4. História Universal da Música - Volume 1 e Volume 2
Cande, Roland de / MARTINS FONTES

O Cande escreve bem sobre essas coisas.

5. Musicologia - Opus 86
Kerman, Joseph / MARTINS F

Esse é interessante e denso. Até acho que fiquei boiando.É uma espécie de ciência da crítica. Preciso ler novamente.

=========================================
Este eu ainda não li, mas a sinopse parace se casar, um pouco, com aquilo que você procura.
5. O Dialogo Musical - Monteverdi; Bach e Morzar
Harnoncourt, Nikolaus / JORGE ZAHAR
sinopse:
Depois do sucesso de O Discurso dos Sons, o maestro Nikolaus Harnoncourt detém-se aqui no estudo de três compositores, marcos na história da música ocidental. Sua análise transforma radicalmente as concepções herdadas do Romantismo.
Ao estabelecer um verdadeiro diálogo com a música dos séculos passados, Harnoncourt, longe de qualquer preocupação em fazer uma reconstituição arqueológica, cria uma nova maneira de pensar, interpretar e escutar, hoje, a música de ontem.

cardosore

...

Mensagem por cardosore » Ter 06 Jun 2006, 20:37

axo q ele qis dizer sobre conceitos esteticos mesmo... vc pode ler algum livro sobre estrutura da musica e formas... mas sobre o qesito interpretacao.. eh algo mais individual ou de escolas q tem seus modos particulares de ver musica...varia mto onde vc toca e com qem estuda...

Giuliani

Mensagem por Giuliani » Qui 05 Out 2006, 22:54

Esta é a 2°msg. que estou postando no fórum.....comecei ontem.....como já falei em outro lugar eu me classifico como um "eterno principiante" .
A música arrebata como uma coisa mística que sem dúvida nenhuma deve ter participado da Criação.Acho que o verdadeiro artista é arrebatado pela música como se fosse num transe em que existe uma "participação mística".Neste estado ele se expressa e comunica sua arte....cada um a sua maneira....
Eu não me considero um "verdadeiro artista" mas posso afirmar que tudo isto é possível e até certo ponto natural.Por mais singela que seja a obra executada pelo "artista" se acontecer este momento de inspiração e participação, qualquer pessoa sensível o suficiente perceberá que algo ali está acontecendo e este algo se chama Arte.
Um grande abraço a todos.....

roger_1978

Mensagem por roger_1978 » Seg 16 Out 2006, 14:42

O que é arte???

Não existe uma definição para o que seja arte mas sem duvida o termo obra de arte remonta sem duvida ao termo obra prima, ou seja, uma obra de arte é uma obra ou conjunto de obras que são tidas como obras maximas dentro de um estilo ou epoca ou ainda obras primas de um compositor, ou seja, as obras maximas dentro da produção de um compositor, essa ultima definição muito usada contemporaneamente visto que o carater individual das artes chegou a um ponto em que cada artista representa uma vanguarda ou um modo de fazer.

Acho que isso é o inicio da conversa e a meu ver qualquer coisa que fuja disso nao pode ser levado em consideração, por isso apartir disso podemos refletir sobre quando um artista contemporaneo é realmente um artista ou é apenas um picareta falando dificil.

Renato

Mensagem por Renato » Qua 18 Out 2006, 21:20

roger_1978 escreveu:uma obra de arte é uma obra ou conjunto de obras que são tidas como obras maximas dentro de um estilo ou epoca ou ainda obras primas de um compositor
Se o que você postou é o que entendi... discordo totalmente.

Mas, eu preciso dizer: por favor, releia suas mensagens antes de postar... essa mensagem foi uma confusão completa.

roger_1978

Mensagem por roger_1978 » Qua 25 Out 2006, 13:07

Hehehe... Ta um pouco confuso mesmo.

Mas a parte selecionada é exatamente o que quiz dizer sim.

Exsitem muitas visões sobre o assunto, talvez para que eu possa ser mais claro eu deva começar por uma explicação mais simples e ir desenvolvendo o assunto.

Com mais tempo farei isso, mas gostaria de saber outros pontos de vista.

Renato

Mensagem por Renato » Qui 26 Out 2006, 01:08

No que concebo, "obra de arte" significa qualquer produção cultural que seja intencionada como arte, não significa necessariamente 'as obras MÁXIMAS', seja de compositor ou época.

Pq eu digo 'intencionada como arte'? Porque, por exemplo, pra alguns, fazer a pintura de um prédio pode ser somente funcional. Para outros, pode-se pintar um prédio de forma a passar alguma mensagem (visual no caso). A 1a nao considero obra de arte, a segunda sim.

roger_1978

Mensagem por roger_1978 » Qui 26 Out 2006, 09:19

O ponto que gostaria de chamar a atenção nesse pensamento e que eu já havia comentado anteriormente é que o conceito de se fazer arte surge históricamente no romantismo, portanto, nada antes disso era feito com a intensão de se fazer arte e no entanto mesmo assim são forma de arte para nos.

Por exemplo, Bach nao pensava em fazer arte, ele apenas treinava o manuseio de uma artesanato (por isso fez tantas peças) e no entanto mesmo que aquilo nao tenha sido feito com a intenção de ser arte para nos aquilo é arte. Por outro lado Beethoven já tinha o conceito de obra de arte e por isso fez escreveu muito menos que Bach, pq cada peça sua tinha que representar um sentimento unico.

Mesmo um predio que tenha sido feito por um arquiteto que nao queira fazer arte mas tenha expresso as tecnicas arquitetonicas de forma tão exuberante será seu predio mais belo que os outros e assim se tornará uma obra prima da construção arquitetonica, mesmo sem ter a intenção de ser.

Existem varias formas de se entender a arte, essa é apenas mais uma e que acredito fazer algum sentido. Estabeleci esse pensamento apos ler um pequeno livro chamado, O que é arte?, recomendo.

Marcelo Cavalcanti

Mensagem por Marcelo Cavalcanti » Qui 26 Out 2006, 13:20

Para ajudar a dirimir algumas dúvidas, segue abaixo alguns conceitos importantes:

Segundo o Aurélio, obra de arte é uma obra produzida segundo o conceito de arte, especialmente a que é tida como de boa qualidade. Objeto executado com perfeição, acabamento, gosto e senso estético.

Já obra-prima é a melhor e/ou a mais bem-feita obra de uma época, gênero, estilo ou autor. Obra perfeita ou considerada como tal. Obra capital. Obra-mestra.

Como é citado o conceito de arte, segundo o mesmo dicionário arte, de forma geral, é a capacidade que tem o homem de pôr em prática uma idéia, valendo-se da faculdade de dominar a matéria. Ex: a arte da medicina, a arte militar etc.

Já se adotarmos uma visão mais detalhada, arte é a atividade que supõe a criação de sensações ou de estados de espírito, de caráter estético e carregados de vivência pessoal e profunda, podendo suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovação. Podemos dizer que é a capacidade criadora do artista de expressar e transmitir tais sensações e sentimentos. Ex. A arte musical, a arte da poesia etc.

Só para complementar, pode ser um livro, tratado ou obra que contém tais preceitos. Ex. A Arte da Fuga, de Johann Sebastian Bach.

Espero ter ajudado um pouco...

Um grande abraço a todos.

Lycantrope

Mensagem por Lycantrope » Qui 26 Out 2006, 15:38

Você tentar definir música eh algo tão complicado e na minha opinião impossivel assim como definir cultura e arte.Não adianta ler livros e mais livros teóricos vc precisa parar ouvir e sentir a musica,isso basta.Cada um tem uma visão do q eh musica,pegar um conceito geral é estar traindo o ideal da mesma.

Lycantrope

Mensagem por Lycantrope » Qui 26 Out 2006, 15:38

Você tentar definir música eh algo tão complicado e na minha opinião impossivel assim como definir cultura e arte.Não adianta ler livros e mais livros teóricos vc precisa parar ouvir e sentir a musica,isso basta.Cada um tem uma visão do q eh musica,pegar um conceito geral é estar traindo o ideal da mesma.