Para ouvir música antiga

FernandoSor

Para ouvir música antiga

Mensagem por FernandoSor » Ter 17 Jan 2006, 15:19

Segue o link para um programa de rádio semanal de música antiga.

Necessita o Realplayer para ouvir.

http://www.indiana.edu/~harmonia/

hirven

Tens outros links?

Mensagem por hirven » Qua 18 Jan 2006, 17:43

Tens outros links?

A Música Antiga é algo surpreendente, mas também, é um pouco mais difícil de compreender. É um novo universo, sei que em Juiz de Fora/MG, há um resgate da Música Colonial Brasileira, inclusive há oficinas neste sentido. A guitarra espanhola esteve sempre presente em nossa cultura?

Abraços.
Marcelo Torca.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qui 19 Jan 2006, 15:00

Desconheço o uso do violão na música colonial.

Mas provavelmente era um instrumento já presente na nossa cultura. Se alguém souber de algo, seria interessante postar aqui.

Quanto ao violão como instrumento de concerto no Brasil, aparentemente isto só começa no início do seculo XX. Talvez o Isaias Sávio tenha sido o grande propulsor do violão erudito no Brasil, via meio acadêmico. O Agustin Barrios tbém viveu um bom tempo no Brasil, dando concertos por todo o país. No link abaixo, algumas informações interessantes sobre o aparecimento do violão como instrumento de concerto no Brasil:

http://geocities.yahoo.com.br/leonardoa ... violao.htm

ROGER SELAN

Re: Para ouvir música antiga

Mensagem por ROGER SELAN » Seg 10 Jul 2006, 23:40

muito bom esse site valeu a pena ouvir de boa qualidade valewww, mwsmo

FernandoSor escreveu:Segue o link para um programa de rádio semanal de música antiga.

Necessita o Realplayer para ouvir.

http://www.indiana.edu/~harmonia/

Dimas Edson Ferreira

Mensagem por Dimas Edson Ferreira » Ter 13 Mar 2007, 21:47

Obrigado pela dica Fernando Sor

Fabio Pastorius

...

Mensagem por Fabio Pastorius » Qui 15 Mar 2007, 03:23

Legal, muito legal

Marcelo Cavalcanti

Mensagem por Marcelo Cavalcanti » Sex 23 Mar 2007, 22:43

Putz, acho que dei azar! Fiquei uns 20 minutos com a rádio aberta e não consegui ouvir nenhuma música, só o apresentador do horário falando pelos cotovelos! rs.

Acho que entrei na hora do radiojornal. Dei azar! rs.

Um abraço a todos.

otaviosp

Mensagem por otaviosp » Qua 23 Mai 2007, 19:22

Não é bem violão, mas como é um aparentado, acho que talvez seja de interesse dos que não conhecem.

Foram feitos alguns trabalhos pela Ana Maria Kiefer, Gisele Nogueira, viola de arame, e o Edelton Gloeden, que enfocam esse período.

Essa viola de arame, que tem uma sonoridade bem interessante e que teria dado origem à viola caipira, seria o instrumento mais utilizado na época do Brasil Colonial.

Vi a apresentação da Marília de Dirceu, trabalho anônimo, há um bom tempo, e sei que depois realizaram um trabalho na série "Viagem pelo Brasil", que traz um excelente pesquisa, mas que não foi colocado a venda, pelo que sei.

FernandoSor escreveu:Desconheço o uso do violão na música colonial.

Mas provavelmente era um instrumento já presente na nossa cultura. Se alguém souber de algo, seria interessante postar aqui.

tiago_maus

.

Mensagem por tiago_maus » Qua 18 Jul 2007, 18:44

mto legal.