o início e fim de uma frase musical...

MARCOLEAL

o início e fim de uma frase musical...

Mensagem por MARCOLEAL » Seg 03 Nov 2008, 00:35

Olá a todos.Queria a vossa opiniao sobre como identificar o início e fim de uma frase musical e o que pensao sobre o uso da virgula no fraseado (violao).Na verdade, nunca dei muita importancia a isto, mas... devo confessar que este ano estou a estudar com outro prof. e a diferencia é como a noite e o dia .Li uma entrevista ao conceituado Dejan Ivanovich em que ele dizia entre muitas coisa que era muito importante a respiraçao na musica... enfim e desenvolvia toda a sua ideia sobre.Nao sei se é possivel postar aqui a entrevista?? Fico esperando o comentario dos moderadores.Abraço :D

Anjosé Barros
Mensagens: 75
Registrado em: Dom 26 Ago 2007, 06:58
Localização: Floriano - Piauí - Brasil

Re: o início e fim de uma frase musical...

Mensagem por Anjosé Barros » Seg 03 Nov 2008, 10:30

Olá Marco,

Não sou professor ou instrutor de teoria musical, porém como estamos em um fórum, gostaria de dizer o que aprendi estudando a respeito. É o seguinte:
Frases e sentenças são os componentes musicais básicos com os quais o compositor constrói uma melodia. A extensão mais comum para uma frase musical é quatro compassos, ainda que frases de oito compassos, dois compassos ou até um compasso possam ser encontradas. Frases que consistem em um número ímpar de compassos, tais como três ou cinco, são relativamente raras.
Os finais das frases e sentenças são marcados por cadências (palavra proveniente do latim cadere, que significa"cair"). As cadências de uma peça musical são "pontos de descanso" - um tipo de pontuação musical. Uma cadência consiste na progressão de dois acordes.
É necessário você identificar a primeira e a última nota da frase, tendo assim verificado, tocar a extensão da frase de forma limpa, sem dúvida, consciente, curtindo cada nota por que todas são igualmente importantes, principalmente a primeira e a última notas têm que soar muito claras, para uma boa interpretação.