meu primeiro mp3

diviajar

meu primeiro mp3

Mensagem por diviajar » Ter 21 Out 2008, 13:45

Olá,

eu coloquei o meu primeiro mp3 no forum em inglês. Aqui vai o link:

http://www.classicalguitardelcamp.com/v ... 20#p339658

Sou iniciante e acho esta música muito difícil (o preludio do Bach BWV 846). Se alguém tiver tempo e disposição para me ajudar, eu os convido à dar uma escutada e a me dar conselhos para que eu possa dirigir meus estudos na direção certa. Não tenho professor e faz quase 4 meses interrompidos que comecei a estudar a GC.

Eu sei que toco mal, então podem ser honestos e mostrar os defeitos, mesmos. É disso que preciso, pois não tenho ninguém para me escutar aqui. Sou tocadora de cozinha!

obrigada.

Jos

Re: meu primeiro mp3

Mensagem por Jos » Ter 28 Out 2008, 20:21

Então garota, poste seu mp3 neste sitio em PT, ouviremos e partilharemos com você essa música e muitas outras que virão, não é mesmo? Abraço... Jos

MARCOLEAL

Mensagem por MARCOLEAL » Qui 30 Out 2008, 13:47

Ola Diviajar, tudo :okok: :okok: .Olha nao vou comentar muito o teu mp3 pois acho que colegas mais experientes já o fizeram, contudo gostei ... claro precisa mais trabalho e tal e tal.Agora queria te dizer que acho que és AVENTUREIRA, digo isto pois tenho a impressao que começas sempre por cima... pelo mais dificil :lol: :lol: .Nao leves a mal, será que por falta da orientaçao de um professor o factor progressivo está até certo ponto a te prejudicar :?: :?: Digo isto porque o que mais vais encontrar aqui é que é produtivo num mes estudar 4 a 5 peças que estejam de acordo com o nosso nivel que perder este mesmo mes a estudar uma peça ... que a partida nao está tanto ao nosso nivel.No entanto acho que nasceste para isto :bravo: ... só presisas da ajuda de um professor, nem que fosse uma vez por semana.Abraço :bravo: :bravo:

diviajar

Mensagem por diviajar » Qua 05 Nov 2008, 20:21

jos:

não posso por o mp3 aqui, pois só pode por em um dos fóruns. Se visitar meu site, ele está lá também.

marcoleal:

Olá! É, eu tô feito barata tonta, né? Mas sou uma apaixonada, e não resisto às tentações. Atualmente estou estudando:

Barrios: Una Limosna por El Amor de Dios,
Schubert: Ave Maria (com trêmolo),
Bach: BWV 846,
Canhoto: Abismo de Rosas,
Cardoso: Milonga,
Pernambuco: Sons de Carrilhões,
Villa-Lobos: Estudo no. 1,
Prelúdio no.3,
Satie: Gymnopedie no. 3,
Carcassi: Op. 60 n.3,
Op. 60 n.7,
Anônimas: Romance,
Samba LêLê (sério!!!!)

entre outras que me tentam, mas que ainda não decorei.

É assim: escuto, gosto, acho a partitura e me lanço!!!! Sei que é loucura, mas não resisto. Violão: quatro meses (interrompidos) e contando...

Só se vive uma vez!!!!
:chitarrista: :chitarrista: :chitarrista: :chitarrista: :chitarrista: :chitarrista: :chitarrista:

MARCOLEAL

Mensagem por MARCOLEAL » Qui 06 Nov 2008, 00:19

Ola Diviajar,olha sou seu fã ... a serio.Acredito que com a orientaçao de um prof. em pouco tempo voçe estaria a partilhar o chao com a Vidovic... sem duvida,parabens e continuaçao de um bom estudo.O teu repertorio é impresssionante. :bravo:

marmula

Mensagem por marmula » Sáb 08 Nov 2008, 19:53

Olá Diviajar:

Olá Diviajar:

Olha. Gostei bastante da gravação. Pensei que você era iniciante, iniciante.
Tá muito bom.

Vou escutar mais umas vezes para tentar identificar o que poderia melhorar, pois da primeira vez que escutei, tá aparentemente no tempo e estão bem claras as notas.

Pergunto:
Há quanto tempo você toca?
Usasse um programa para gravar? Qual?

Embora eu toque há tempo, só agora resolvi aprender e espero em breve tb gravar alguma coisa simples para colocar no forum.

Então parabens e obrigado.

Marmula :bravo: :merci:

diviajar

Mensagem por diviajar » Dom 09 Nov 2008, 09:11

Olá marmula,

que prazer inusitado em revê-lo!!!

:merci: pelos elogios. Tem umas posições que acho muito difíceis e preciso trabalhar muito para melhorá-las. O pessoal remarcou que para o meu nível eu deveria tocar mais devagar, e eu concordo plenamente. Também tem o problema que mesmo nas posições menos difíceis, eu encosto uma corda com o dedo que está na corda justo acima, abafando o som. Ninguém falou disso, mas eu sei que faço, principalmente da primeira para a segunda posição.

Eu gravei com o meu mp3, pois não tenho microfone. Mas depois li a dica de alguém que usa o computador para gravar, sem microfone de verdade. Ele usa o headphone dentro do corpo do violão, plugado no buraco do computador para microfone. Eu experimentei e funciona bem!

Se você for gravar com um microfone dentro do corpo do violão (não sei o nome desta parte do violão), e usando o computador, tem o programa audacity, que é gratuito e que serve para gravar. Ele também serve para editar, inclusive diminuir ruído. Eu não editei o meu (só cortei o silêncio no começo e fim), pois queria mostrar meus defeitos, mesmo, para pedir ajuda (conselhos) aos ouvintes caridosos.

Eu já estou "tocando" (que audácia eu usar esta palavra :oops: :oops: :oops: !!!!) violão erudito há quatro meses, interrompidos por dois meses sem violão, quando tirei umas longas férias. Estudo sozinha, mas penso em procurar um professor para corrigir minha posição, postura, etc. Mas sei que não vou ficar fazendo aulas, pois gosto de estudar sozinha (desde pequena sou autodidata e esses maus hábitos são difíceis de mudar). Além do mais, tenho um trauma de um prof. de violino que tive quando era pequena. Por causa dele, parei o violino e só agora, trinta anos depois, ousei tentar música clássica de novo (no violão).

Quando preciso aprender alguma coisa, como as notas harmônicas que servem, entre outras, para tocar Abismo de Rosas, do Canhoto, eu pergunto aqui, e olho no YouTube. O YouTube é excelente! Eu aprendi as notas harmônicas lá, e também o trêmolo.

Não faço nada direito, mas não posso esperar muito em tão pouco tempo. Com os anos e a prática cotidiana :chitarrista: :chitarrista: , os defeitos vão diminuir, né? Já vejo uma diferença enorme de agora para quando comecei e já consigo tocar (muito mal, claro) várias músicas que gosto (veja a lista no meu post do dia 5/novembro). O negócio é ser cara de pau! Eu comecei com Una Limosna por El Amor de Dios, do Barrios, uma peça dificílima, e com trêmolo. Meu objetivo é tocá-la e foi para isso que comecei. Eu adoro essa música e só queria tocar isso. Agora já toco, mal, claro, mas toco. Tinha posição que eu não conseguia fazer de jeito nenhum, pois exigem muita abertura dos dedos, e força no dedo mindinho. Eu insisti. Não tenho pressa. O trêmolo parecia tão impossível, coisa de ficção científica! Agora já faço. Claro que tenho que melhorar a velocidade, a regularidade, mas tenho tempo, não é? O que você espera em quatro meses?!?! Sou uma impaciente paciente! :D

Obrigada pela visita!!!!
:D

marmula

Mensagem por marmula » Dom 09 Nov 2008, 13:27

Legal falar contigo.

Como já falei, sigo a mesma (pelo menos parecida)rotina que a tua. Estudo sozinho e busco informações aqui e na internet.

Comprei um programa de estudos do violonista Eduardo Castñera (uma revista), pois estava sem "norte". Não sabia por onde começar. São vários exercícios que fortalecem musculatura, proporcionam melhor abertura, etc. Aliás meu violão foi ele quem fez.

É um pouco difícil treinar pois a tendência é já querer sair tocando música. Estou aprendendo a ser paciente. Está valendo a pena.

Parabéns de novo e votos para que sempre melhores.

Tu já estás com acesso às bibliotecas de partituras?
São excelentes. Muito inspiradoras. Tem um ótimo repertório.

Abraço,
Marmula.

diviajar

Mensagem por diviajar » Dom 09 Nov 2008, 14:09

Oi marmula,

estou com acesso, sim. Escuto muito os mp3 e estou esperando com impaciência curtir um teu. Participo de todos os fóruns, então, aonde você botar, eu vou atrás! :casque: :casque:

Você está certo em ser paciente. Infelizmente, eu não consigo me controlar e, apesar de estar fazendo exercícios também (de um livro americano do Christopher Parkening), consacro a maior parte do meu tempo às músicas, mesmo.

Quando for ao Brasil vou procurar esta revista da qual você fala.

O problema é que eu escuto uma música, tipo o Prelúdio n. 3 do Villa, e fico doida. Dá uma coisa na minha cabeça, mesmo. Enquanto eu não estiver estudando a peça fico com aquela agonia. Aí pego a partitura ou tablatura e começo a estudar, vem aquela calma, aquele prazer indescritível, incomparável. Uma alegria solitária, e eu entro no meu mundo privado. Ando na rua com um sorriso nos lábios, só pensando em quando voltar para casa depois do trabalho para ter o prazer de tocar aquela coisa maravilhosa de novo. No ônibus, fico lendo a partitura, ouvindo o mp3, planejando, antecipando, estratégias para cada um dos dedos passeando na minha mente. Às vezes cai uma lágrima de pura emoção, e fico dedilhando no vazio, completamente absorvida.

Vai explicar!...

marmula

Mensagem por marmula » Ter 11 Nov 2008, 17:28

Olá:
Vou te dizer uma coisa: Entendo o que tu sentes, pois sou muito parecido. Não vejo a hora de chegar do trabalho e pegar meu violão. Adoro este momento e esta solidão me conforta. Sou "vidrado" por violão erudito. Não é só: adoro música classica em geral.

Agora uma auto crítica: Sei tocar vários"começos de músicas"

Quando escuto qualquer música (tem de ser erudita) saio como louco atrás de partituras, versões, vídeos, etc. Antes de terminar o estudo, já escutei outra e fico doido de novo. E assim vai. Isto é ruim pois não termino bem uma música.

Hoje estou fazendo um esforço para melhorar. Treinar um pouco e ir "limpando passo a passo as músicar" Está melhorando, mas é difícil.

Abraço,
Marmula.

Mac

Mensagem por Mac » Ter 11 Nov 2008, 23:02

Diviajar

Ouvi o seu mp3 lá no forum em inglês. Gostei, e achei que está muito bom para o nível de iniciante, se você está estudando violão só há 3 ou 4 meses. Precisa de muito trabalho ainda, mas está bem musical, embora você sofra com as dificuldades técnicas da peça. Admirável é o seu entusiasmo pelo violão!

O problema que vejo é o que você mesma já expôs aqui: impaciência! O processo de tocar é muito lógico: a pauta ou a tablatura estão ali, as notas estão no violão, e é só pegar uma instrução básica e "mandar ver". Não parece muito difícil. Só que aprender um instrumento, em geral, é um processo longo e de acumulação de habilidades adquiridas ao longo desse tempo. Quanto maior a ambição, mais difíceis as peças, maiores são as habilidades necessárias, e mais longo o processo. E nesse processo, acredite em mim, é muito difícil e arriscado "queimar" etapas. Assim como acumulamos as habilidades progressivamente, também acumulamos os defeitos.

O repertório que você escolheu não parece adequado para quem começou há 3 ou 4 meses. Claro que é possível aprender assim, mas o grande risco que você corre é chegar ao final de 3 ou 4 anos e não conseguir tocar bem nenhuma das músicas que você escolheu (de novo, acredite em mim: não sei se você está na média em termos de habilidades instrumentais/musicais, mas para quem está na média, esse risco é alto!).

Eu fico repetindo acredite em mim, por um único motivo: comecei a estudar violão há vinte e cinco anos atrás, e já vi isso acontecer, não só comigo, mas com outras pessoas. Eu também ficava "doido" para tocar os Prelúdios do Villa, as músicas do Dilermando, etc. E perdi muito tempo tentando me antecipar (para desespero dos professores, no meu caso), como você aparentemente está fazendo.

Meu conselho (foi você que pediu...) é esse: comece do "começo", aprendendo o básico mesmo que seja "chato". Se você não quer ter professor, compre um método bem descritivo e o siga (Pujol ou Frederick Noad por exemplo). E comece pelas músicas fáceis para você. Dê importância MESMO ao conselho do Marco Leal: "Digo isto porque o que mais vais encontrar aqui é que é produtivo num mes estudar 4 a 5 peças que estejam de acordo com o nosso nivel que perder este mesmo mes a estudar uma peça". Você é uma pessoa entusiasmada com o instrumento, vai logo aprender várias músicas interessantes. Você já estudou "Wilson's Wilde"? "Greensleaves"? O "Andante" do Carulli? "Estudos Simples" do Brouwer? Se não estudou, comece por aí.

Ah, e uma coisa mais: tente tocar pelas pautas musicais, e não pela tablatura. A tablatura pode auxiliá-la, mas não lhe dá facilmente uma idéia da peça musical e nem da dificuldade técnica que você terá que enfrentar. Além do mais, a maioria das músicas interessantes estão na pauta, e não em tablatura.

Espero ter ajudado. Abraços

Jos

Mensagem por Jos » Qua 12 Nov 2008, 16:31

Olá diviajar, parece que ainda vamos ouvir falar muito de você e talvez vê-la e ouvi-la fazendo recitais pelo mundo afora. Quando comecei a estudar violão, e isso faz muito tempo, também não gostava de ficar fazendo exercícios, queria mesmo era tocar logo uma peça. Agora estou com o braço e a mão direita comprometidos por causa de uma cirurgia na coluna cervical e já pensei em desistir de vez do violão, mas não consigo, faço exercícios e toco regularmente mas sei que nunca voltarei a tocar como antigamente e isso as vezes me deixa deprimido, só as vezes. Os dedos da mão direita não obedecem inteiramente ao comando do cerebro e isso dificulta na execução de algumas peças principalmente com tremolo. Toco teclado também mas não é com o mesmo sentimento que quando toco violão. Vou insistindo, quem sabe um dia aconteça alguma coisa e eu fique normal novamente. Bom...parece que vamos ficar sem o nosso forum em português, é uma pena. Se realmente isso acontecer vou migrar para o forum em inglês. Abraços e tudo de bom e ótimos estudos.
jos.

Amadan

Mensagem por Amadan » Qui 13 Nov 2008, 19:32

Olá diviajar

Concordo com toda a apreciação feita pela owl
Esta peça precisa ser mais lenta e deixar cada arpejo tomar o seu próprio lugar na composição.
Gosto muito deste prelúdio e gostaria de o ver revisitado, apesar de achar que foi uma excelente primeira tentativa.

Um abraço