Idade para se começar a tocar

Nio

Idade para se começar a tocar

Mensagem por Nio » Dom 19 Out 2008, 13:40

Eu já tenho 31 anos e só tenho aulas há 2 meses, é só para divertimento, mas valerá a pena continuar?

Lavus

Re: Idade para se começar a tocar

Mensagem por Lavus » Seg 20 Out 2008, 17:48

Lógico que sim cara...
para tocar a idade não importa... o que vale é a persistencia de cada pessoa...
se vc treinar e praticar logo logo vc vai estar tocando bemm...
por isso continue man... firme e forte... hehhe

abraçãoo

saade

Mensagem por saade » Seg 20 Out 2008, 20:40

Na minha opnião também a idade não importa. É claro que as estruturas cognitivas de uma criança ou adolescente estão em pleno desenvolvimento e expansão, portanto, os processos de aprendizagem nessa fase são muito otimizados, principalmente no que tange o aprendizado da língua e da música. Contudo, a vontade e a dedicação são elementos que podem superar sim, a questão da idade. Eu, por exemplo, comecei a estudar violão com 20 anos, não tão cedo, e desde então não parei de desenvolver minha técnica, embora tenha parado várias vezes por causa dos estudos (graduação, mestrado, doutorado, etc.). O importante é não desistir e procurar dedicar um tempo razoável ao instrumento todos os dias se possível.

Mac

Mensagem por Mac » Ter 21 Out 2008, 20:56

A idade realmente não importa muito. Eu comecei a aprender com 26 anos (estou com 54), estudei violão clássico e popular durante muitos anos, e continuo aprendendo até hoje. Toco muita coisa boa e tenho me divertido muito. Claro que não terá um rendimento igual aos talentos que se iniciaram quando crianças, mas dá para aprender bem, curtir muito o instrumento, e tocá-lo muito bem... o problema é sempre o tempo disponível, que é muito curto. As longas paradas são inevitáveis. Abraços

ricardocop

Mensagem por ricardocop » Ter 28 Out 2008, 18:32

Tenho 37 anos, comecei a estudar violão clássico aos 35, do zero mesmo, daqui a 1 ano no máximo entrarei no nível avançado, segundo o método do meu professor.
Resolvi aprender o clássico por pura diversão sem objetivo de me profissionalizar ou cursar uma faculdade.
Apesar de todas as pedras no meio do caminho do aprendizado do violão clássico, acho que vale a pena sim, pois o progresso técnico é gratificante e vc nunca ficará sem ter o que fazer pois o violão é um ótimo companheiro nas horas ociosas.
Só não exagere nos estudos, em média 1 a 2 horas diárias já é suficiente para um bom desenvolvimento, e um bom professor tb.

adonaihpa

Mensagem por adonaihpa » Sex 31 Out 2008, 12:15

Ficar pensando nisso não adianta nada. Muitos grandes músicos começar a tocar bem tarde. A principal dificuldade é que geralmente a partir de um certo ponto da vida temos que prestar contas a sociedade, trabalhar e isso não permite tanto tempo para estudar.

Francisco

Mensagem por Francisco » Sex 31 Out 2008, 18:13

Também comecei lá pelos 30 anos, ao longo deste tempo também parei várias vêzes mas sempre retorno ao meu porto seguro que é o estudo do Violão, este não te abandona, será teu amigo para sempre.

Mugen

Mensagem por Mugen » Sáb 01 Nov 2008, 02:06

concordo plenamente com a ideia de nao ter idade pra começar a tocar;
alias pra quase nada tem idade certa de se começar...
desde que você queira...
tem um compositor famoso, nao lembro o nome agora
que começou zerado ao 20 anos e comparado ao Mozart
é lógico que a maturidade dele foi quando estava mais velho
mas chegou lá!

batok

Mensagem por batok » Dom 02 Nov 2008, 16:26

Concordo que há idades em que certos hábitos acabam por formar a pessoa e desenvolver-lhe atributos que dificilmente se ganham em idades mais avançadas. Mas penso que o fundamental é sentir que nunca é tarde para aprender. Hoje é o início, mas se começar hoje, daqui par cinco anos pode já levar cinco anos de ensinamento, de aprendizagem... E isso ninguém pode tirar.

Galileo

Mensagem por Galileo » Seg 03 Nov 2008, 11:10

Boas
Eu a ler estes post fico contente pois comecei à muito pouco tempo tambem a tocar guitarra clássica espero vir a conseguir tambem tocar umas musicas.

Cumps,

Mugen

Mensagem por Mugen » Ter 04 Nov 2008, 22:21

É bom ver que atualmente as pessoas não se limitam
mais por conta de fatores como idade entre outros
só formam barreiras!
e ja temos dificuldades naturais do instrumento...