Da flauta para o Violão.

silviovalinhos

Da flauta para o Violão.

Mensagem por silviovalinhos » Sex 10 Out 2008, 13:42

Ola a todos! É com prazer que estou postando minha primeira mensagem neste fantástico fórum que ainda só estou começando a explorar.

Gostaria de fazer uma pergunta aos usuários que com certeza conhecem bem o violão. Eu estou acostumado a tocar instrumento de sopro (flauta) e gostaria de começar a estudar um instrumento de cordas (violão). Alguém ai já tentou uma trajetória parecida ou pode me dar umas dicas de quais as principais dificuldades a superar neste inicio.
O violão é um universo que sempre me encantou e agora decidi estuda-lo.

Grato desde já. :D

Silvio Valinhos

ispadoto

Re: Da flauta para o Violão.

Mensagem por ispadoto » Sex 10 Out 2008, 16:31

Olá Silvio!

Seja bem vindo!
Eu, em minha tenra infância estudei muito flauta doce, fazia parte da minha formação musical.
Creio que as dificuldades que você irá enfrentar diz respeito apenas às técnicas, pois a leitura de partituras e a teoria musical creio que estão muito bem desenvolvidas.
Aconselho você a procurar um bom professor, que lhe apresente um método de violão (eu aprendi através do "Minhas primeiras notas ao violão" - Othon Filho - Coleção Mascarenhas) e estudar as técnicas de forma correta.

Boa sorte neste novo caminho!

Um abraço,

Iberê

jamison

Mensagem por jamison » Sex 10 Out 2008, 17:00

Também concordo,
Se a sua leitura e percepção estiverem desenvolvidas é muito melhor.Agora é se preocupar com a técnica.

Jâmison Sampaio

silviovalinhos

Mensagem por silviovalinhos » Sex 10 Out 2008, 17:04

Opa... Obrigado

Iberê

Jâmison Sampaio

Realmente agradeço a atenção! Realmente minha maior duvida era a respeito da leitura e percepção... Estou procurando um bom professor aqui em São Paulo, mal vejo a hora de começar oficialmente meus estudos!

JBCPOETA

Mensagem por JBCPOETA » Sáb 11 Out 2008, 02:56

Olá, Silvio
Fui músico de banda miliar tocando clarineta e paralelamente estudava violão clássico para fugir da rotina do quartel. Não despreze a sua flauta, você pode estudar os dois instrumentos com muita tranquilidade. É muito bom poder variar tocando mais de um instrumento. Mas se voce pretende ser um violonista concertista, fique´só com o violão, esta bem?
Um abraço.

silviovalinhos

Mensagem por silviovalinhos » Ter 14 Out 2008, 22:50

JBCPOETA

Opa obrigada pela dica... Na verdade toco flauta e procurei o violão justamente para diferenciar!

Comprei meu violão esta semana! E vou começar pra valer agora, em breve pretendo estar interagindo com um pouco mais de conhecimento dentro do fórum.

donbajaja

Mensagem por donbajaja » Dom 19 Out 2008, 15:54

Acho que temos algo em comum, gostar de violão e flauta. Eu comecei pelo violão (popular), e agora estou com uma flauta. Muita coisa que aprendi com o violão está me ajudando, e muito, no aprendizado da flauta. Aliás comecei a me interessar por flauta, justamente porque queria aperfeiçoar a leitura, já que minha formação era violão popular, e a flauta então me daria uma disciplina de estudo que no violão eu não tive. Em suma quero dizer que com base nessa experiência tenho certeza que você só terá a ganhar com isso. Então procure um bom professor e... estude e estude, o retorno positivo acontecerá talvês mais rápido do que você imagina. Abraços. :bye:

silviovalinhos

Mensagem por silviovalinhos » Ter 21 Out 2008, 18:20

Opa donbajaja

Obrigado pela atenção... Muito legal a dica!

Eu vejo no violão uma margem para interpretação impressionante, é isso que me chamou tanta atenção neste instrumento. Comecei nas flautas tin whistle (aquela flautinha celta)... Depois fui passando pra transversal onde fiquei por alguns anos estudando com meu avô que era um excelente professor. Dai pra frente , os pífanos nordestinos, o bansuri, flauta pãn e mais algumas, mas todos na mesma linha.

Agora vamos correr atraz deste novo desafio... já estou começando a me adaptar com o violão!