Como vencer apesar de limitaçoes.

ed silva

Como vencer apesar de limitaçoes.

Mensagem por ed silva » Ter 02 Set 2008, 16:02

E possivel ser bom violonista mesmo sem ter muito tempo e so saber ler tablaturas? Pergunto por que essa e a minha situaçao atual,sera que ha mais alguem assim?

marmula

Re: Como vencer apesar de limitaçoes.

Mensagem por marmula » Ter 02 Set 2008, 18:35

Olá amigo:

Minha situação é parecida: não sei ainda ler tablatura ou partitura. Na verdade ainda "decifro" partitura. Estou aos poucos aprendendo. Arranjar um tempo para se dedicar é importante.

Agora vou dar uma dica, a mesma que me deram quando entrei aqui no forum. Arranjar um professor bom poupará bastante tempo e fará evoluir mais rapidamente. Sei que às vezes não tem como. Então o negócio é tentar não adquirir vícios. Demore o que demorar, mas tente fazer bem feito e aos poucos (mão esquerda, mão direita, postura, etc.). Estude o jeito correto de tocar sem pressa, sem velocidade. Escute interpretações, arquivos MIDI em velocidade baixa. Vá aos poucos evoluindo e estude passo por passo. Mais vale tocar pouco e bem do que muito e mal.

Ainda na minha cidade não consegui um bom professor então estou estudando pelas partituras aqui do forum. Já vejo que evoluí mas sinto enorme dificuldade pelos "vícios" de muitos anos sem orientação. Estou reaprendendo. Até já estou tocando muito bem um chorinho do vol 4 (divagando). show.

Abraço e bem vindo,
Marmula.

Stefano

Mensagem por Stefano » Qua 03 Set 2008, 14:46

Seja bem vido ao mundo do violao, uma dica boa alem do professor,que aliás , é ótima,e vc acessar as partituras aq do forum e ir dando uma estudada ,tem algumas bem simples,pra iniciantes mesmo, a partir de duas mensagens vc pode acessa-las,procure alguem da sua cidade q saiba ler partituras , se não tiver nenhum violonista, pode ser qualquer musico,pois a partituras sao lidas igualmente para qualquer instrumento, salvo as particularidades de cada um, e a clave que pode ser de sol,fá, dó..mas isso é uma outra historia... boa sorte

ed silva

Mensagem por ed silva » Qua 03 Set 2008, 15:23

A ideia do professor e boa. Aqui na minha cidade ha um otimo professor que ensina partituras, mas ele so ensina blues e muito jazz, sera que da pra aprender e aplicar ao violao classico?
marmula escreveu:Olá amigo:

Minha situação é parecida: não sei ainda ler tablatura ou partitura. Na verdade ainda "decifro" partitura. Estou aos poucos aprendendo. Arranjar um tempo para se dedicar é importante.

Agora vou dar uma dica, a mesma que me deram quando entrei aqui no forum. Arranjar um professor bom poupará bastante tempo e fará evoluir mais rapidamente. Sei que às vezes não tem como. Então o negócio é tentar não adquirir vícios. Demore o que demorar, mas tente fazer bem feito e aos poucos (mão esquerda, mão direita, postura, etc.). Estude o jeito correto de tocar sem pressa, sem velocidade. Escute interpretações, arquivos MIDI em velocidade baixa. Vá aos poucos evoluindo e estude passo por passo. Mais vale tocar pouco e bem do que muito e mal.

Ainda na minha cidade não consegui um bom professor então estou estudando pelas partituras aqui do forum. Já vejo que evoluí mas sinto enorme dificuldade pelos "vícios" de muitos anos sem orientação. Estou reaprendendo. Até já estou tocando muito bem um chorinho do vol 4 (divagando). show.

Abraço e bem vindo,
Marmula.

ispadoto

Mensagem por ispadoto » Qua 03 Set 2008, 16:54

Claro que dá !!!
Poxa vida, e ainda tocar um blues... rsrsrsrsrsr

Só cuidado não pegar vício de "bluzeiro" e ficar subindo e descendo escala enquanto toca! rsrsrs
O que importa mesmo é que você se familiarize com a pauta, as notas, as claves e as posições de cada uma no braço do violão, bem como os acidentes e símbolos que indicam tempo, pausa, harmonicos, ligados, etc, etc...

Um abraço!

batok

Mensagem por batok » Dom 02 Nov 2008, 16:32

Sem querer sentir melhor pelo mal dos outros, ajuda pensar que não sou o único que estuda sem professor. E ao mesmo tempo tento retirar todas as lições, dificuldades, estímulos, coragem, de quem como eu vai caminhando sozinho. Obrigado.

Um abraço!

Francisco

Mensagem por Francisco » Seg 03 Nov 2008, 00:08

Eu também, infelizmente, nunca tive professor, não é fácil mas é possível aprender sózinho.

Galileo

Mensagem por Galileo » Seg 03 Nov 2008, 11:20

Boas

Eu ando em lições de guitarra à pouco tempo mas penso que é muito importante ter aulas, pois eu já li muitas coisas e só depois com a explicação do professor é que comecei a perceber o sentido das coisas.

Cumps,

marmula

Mensagem por marmula » Seg 03 Nov 2008, 18:53

Olá a todos:

Embora ainda não tenha conseguido um professor bom aqui na minha cidade, estou estudando da seguinte forma.

Tenho algumas lições do A. Carlevaro (não sei se é assim), compiladas pelo Mestre Castañera. É uma sequência de exercícios bem explicados (elasticidade, arpejos, escalas, ligado, etc) que ajudam bastante para tocar qualquer música. São poucos exercícios, mas já vejo melhora.

Estou usando tb, os exercícios que as bibliotecas de partituras aqui do forum possuem no final das músicas. Tem ajudado bastante.

Escuto os MP3 das bibliotecas e escolho as que mais me agradam. Tento executar o mais próximo possível. Com isso já estou tocando algumas músicas aparentemente bem.

Não tenho muito tempo, então tento aproveitar o máximo quando estudo.

Tem funcionado, mas realmente, ter um professor acredito ser mais eficiente e rápida a aprendizagem.
Em breve, se conseguir, postarei algumas músicas.

[]'s
Marmula
Marmula

diviajar

Mensagem por diviajar » Qua 05 Nov 2008, 20:36

Não se desencoraje. Também estou nesta luta. Sem professor, mas não desanimo. Eu uso o YouTube para aprender as técnicas. Também tenho uns livros e os uso para exercícios.

Muita gente tem preconceito contra tablatura. Eu sei ler música (partitura), mas gosto de tablatura, também, pois vai rápido para achar os lugares dos dedos no violão. Porque mesmo quando se lê partitura, depois tem que identificar as notas no violão.

Agora já sou melhor nisso, pois faço os dois: partitura e tablatura. Mas o conhecimento das notas no braço do violão vem aos poucos. Dê sempre uma estudada (estudo no ônibus, por exemplo, no caminho do trabalho). Eu gosto de ler a partitura enquanto escuto a música (mp3) no ônibus. É jóia e ajuda no solfejo e a decorar a música.

Se você não sabe nada de teoria musical, procure um site aonde te ensinem a clave de sol e as durações das diferentes figuras (eu não sei o nome certo em português): mínima, semínima, colcheia, etc. Aprenda também as pausas e o sinal de ligadura. Com isso você já está pronto para ler partituras simples. Ache uma música com a partitura (aqui no fórum, mesmo, tipo Samba LêLê!), e escute o mp3 lendo a partitura. Num instante vai se sentir mais confortável!

Boa sorte! E conte com a gente!

marmula

Mensagem por marmula » Sáb 08 Nov 2008, 17:19

Valeu a força e as dicas.

Sou persistente. Apredndo na insistência.

Também procuro no youtube, aliás, tem tudo lá.

abs,
Marmula :merci: