abismo de rosas (Canhoto) - AJUDA, por favor

diviajar

abismo de rosas (Canhoto) - AJUDA, por favor

Mensagem por diviajar » Qui 28 Ago 2008, 12:08

Quando eu era criança, um violonista amador amigo dos meus pais tocava esta música. Eu nunca soube o
nome dela, até hoje. Descobri aqui, num outro tópico. Agora estou em estado de ebulição, pois agora que
sei o nome, posso ouvi-la depois de décadas sentindo falta desta música maravilhosa.

Gostaria de tentar tocá-la também. Mas sou nula no violão e preciso de dicas. Por favor,
não venham me dizer que é muito difícil. Isso eu já percebi, só olhando no YouTube.
Eu tenho o direito de tentar, não é? Não importa
se levarei 20 anos para aprendê-la: para mim o mais importante é o estudo. Como sei que
sou medíocre, não espero resultados para ser feliz.

Mas preciso de ajuda. Me dêem dicas, por favor. Qualquer dica ou encorajamento será
apreciadíssimo.

No momento estou estudando sozinha:

Una Limosna Por El Amor de Dios, Barrios,
Prelúdio n.1 em Dó maior, Bach
Ave Maria, Schubert (com trêmolo).

diviajar

Re: abismo de rosas (Canhoto) - AJUDA, por favor

Mensagem por diviajar » Qui 28 Ago 2008, 13:24

update:

achei uma tablatura e já comecei a estudar. Alguém poderia me dar uma dica com aquele si e aquele mi na casa 12 (só sei
dizer em inglês: 12th fret :( ). Quando vejo os dos outros o som é bem diferente do meu.

Muito obrigada por qualquer ajuda.

pauloleite

Mensagem por pauloleite » Qui 28 Ago 2008, 14:12

Olá, diviajar!
Se você está se referindo por exemplo ao compasso 4 ( o primeiro é anacrústico ), trata-se de notas tocadas em harmônicas.
Você só vai encostar o dedo 4 da mão esquerda na altura do traste 12 ( na oitava da corda ), nas cordas 1ª ( mi ) e 2ª ( sí ). Não aperte as cordas até o som sair como nota normal, no 12º traste. Pois este é o charme do Abismo de Rosas.
Assim também serão tocadas as notas fa# e si, do 5º compasso, e outras durante a execução.

Tenho uma dúvida.
Você disse que estava estudando Ave Maria de Schubert, com trêmolo? Então não é tão nula assim.

E quanto a ser uma peça difícil. Certamente não é das mais difíceis. Você irá toca-la, tenha certeza.

Saudações Musicais.

diviajar

Mensagem por diviajar » Qui 28 Ago 2008, 14:32

paulo: OBRIGADA!!!!

você foi direto ao ponto. Como eu não entendi 100% (por causa do vocabulário), vou pesquisar palavra por palavra no google.
Muito obrigada, mesmo!!! :merci:

Quanto à Ave Maria (transcrição de Azpiazu), com o trêmolo, eu estou estudando esta peça. Comecei com ela para me ajudar, pois
meu objetivo mesmo é o Barrios, que também é uma peça com trêmolo. Preciso melhorar o meu trêmolo, mas sou paciente, pois
só estou tocando há dois meses. Toquei dois meses, depois viajei e fiquei dois meses sem violão. Voltei há dois dias e recomecei meu
estudo. Que falta senti do violão: nunca mais viajo sem o bichinho.
Já estou conseguindo "tocar" estas duas peças, mas faço muitos erros e meu som é medíocre, meu trêmolo, lento. Mas, como disse,
o importante para mim é estar estudando. Resultados, eu nem espero. Poderia tentar peças fáceis, mas o prazer não seria o mesmo.
Toco o que amo, o que me incendeia, o que, para mim, ofusca as estrelas.

diviajar

Mensagem por diviajar » Qui 28 Ago 2008, 15:01

"notas tocadas em harmônicas"

Se alguém mais estiver interessado, não achei ajuda em português, mas em inglês tem uma explicação
muito boa no link abaixo. Em inglês: "harmonic notes"

http://www.learnclassicalguitar.com/harmonic.html

Agora só falta treinar bastante.

paulo: VALEU!!!

já estou na metade da música!!! :okok: (com a minha mediocridade habitual)...

marmula

Mensagem por marmula » Seg 01 Set 2008, 19:08

Olá de novo Diviajar:
Não conheço esta música "abismo de rosas". Você encontrou no youtube? vou procurar.

Em relação as harmônicas é só treinar: experimenta o seguinte coloque o dedo "de leve" sobre a corda no 12º traste (metade da corda). Toque a corda com a mão direita e assim que tocar tire o dedo da mão esquerda de cima da corda. A corda deve vibrar dando aquele som característico. O som será, neste caso, um mi. Na verdade, com treino, é possível tocar qualquer harmônica (do, re, mi, fa, ....).
Dá uma olhadinha no youtube e procure uma música que tem um bom trecho de harmônicas. Para procurar faça o seguinte no youtube "caprice 24 paganini". É uma japonesinha acho que está de calça ou camisa vermelha.

Tenho outra dica de uma música fácil e muito legal. Voce gosta de chorinho? escuta nos MP3 vol 4 a música "Choros".
Se não conseguir vou ver se consigo gravar pra você.

Até mais,
Mula
diviajar escreveu:"notas tocadas em harmônicas"

Se alguém mais estiver interessado, não achei ajuda em português, mas em inglês tem uma explicação
muito boa no link abaixo. Em inglês: "harmonic notes"

http://www.learnclassicalguitar.com/harmonic.html

Agora só falta treinar bastante.

paulo: VALEU!!!

já estou na metade da música!!! :okok: (com a minha mediocridade habitual)...

Stefano

Mensagem por Stefano » Qua 03 Set 2008, 15:03

ola Diviajar,veja bem aq, não estamas falando so de dificuldade , mas sim do desenvolvimento NATURAL de todo ser humano, se vc tem apenas 2 meses de violao como vc disse, vai ser impossivel vc conseguir tocar estas q esta tentando, é completamente fora da realidade do planeta terra, e veja bem, não estou de falando de falta de persistencia e força de vontade, mas como disse trata-se do nosso desenvolvimento NATURAL,os nossos musculos,a nossa coordenaçao motora demora anos,eu disse anos, para atingir determinados niveis,tremolo é coisa para iniciante estudar muiiiiiiiiiiiiito tempo pra ficar bom,correndo-se o risco de sofrer uma tendinite no meio do caminho se forçar muito a barra, já Abysmo de rosas é mais tranquila, mas ainda assim ,vai demorar muito e as peças fáceis q como vc disse , que embora não incendeiem a sua alma, muitas vezes encurta bem este tempo,legal ? mas continue sempre estudando , a musica e algo excepcional , vale a pena..boa sorte...

machadinho

Mensagem por machadinho » Qui 04 Set 2008, 10:13

Olá Diviajar. Esta música Abismo de rosas é magnífica não é! Eu adoro ela também. É daquelas que tu sente no fundo da alma. Quando toco ela eu acabo abraçado com o violão. :D Brincadeirinha né. Mas não se preocupe, ela não é tão difícil.Boas energias com os estudos!

diviajar

Mensagem por diviajar » Sáb 06 Set 2008, 10:07

olá todo mundo,

obrigado pelas dicas e incentivos.

Eu já consigo tocar a Ave Maria. O trêmolo ainda é irregular, mas a música já sai e gosto muito de tocá-la.

Abismo de Rosas: já estou fazendo as harmônicas. O YouTube ajudou muito. Estou tocando a primeira parte
toda (+- metade da música) e vou ficar nesta parte por um tempinho até que saia mais bonito. Já vejo uma diferença
enorme.

Barrios: já sai, mas tem partes que acho bem difíceis, mas não desisto, não. A Ave Maria vai ajudar com o trêmolo.

Bach: o preludio em dó maior para o cravo bem temperado já sai. Falta velocidade e poesia.

Enfim, vou trabalhando :chitarrista: , mas só quero trabalhar com coisas que me dão prazer, pois essa é a idéia: tocar violão por
prazer. Nunca vou dar um concerto, nunca vou tocar em barzinho. Toco na minha cozinha, e os armários não tem ouvidos! :D

Jos

Mensagem por Jos » Ter 28 Out 2008, 21:11

Ei garota, pelo jeito que és determinada, acho que ainda vamos ouvir falar de você, talvez nem demore vinte ou trinta anos como sempre diz. Hum... você sempre fala que toca na cozinha, porque? Quem entende de cozinha faz quase tudo da melhor maneira. Espero ouvi-la tocar um dia. O bom neste sítio é que aprendemos e às vezes também ajudamos outras pessoas. "Musica é arte que acalma os corações entristecidos" Jos.