Abertura dos dedos

fernandolink

Abertura dos dedos

Mensagem por fernandolink » Dom 17 Ago 2008, 15:38

Prezados, poderiam me auxiliar em alguns exercícios para abertura dos dedos. Principalmente entre os dedos 2 e 3.

fernandolink

Re: Abertura dos dedos

Mensagem por fernandolink » Dom 17 Ago 2008, 16:21

Prezados, esqueci de comentar que é abertura dos dedos da mão esquerda.

fabiohimura

Mensagem por fabiohimura » Dom 17 Ago 2008, 17:32

Cara, eu me encontro com o mesmo delima que o seu... quando você obtiver uma resposta, por favor, manda-me uma luz rsrs falou!

Wiliam Kobata

Mensagem por Wiliam Kobata » Dom 17 Ago 2008, 18:01

Fernando e Fabio

A revista ViolãoPro no. 11 trouxe uma ótima matéria técnica sobre abertura dos dedos da mão esquerda, com exercícios e explicações assinados por Daniel Wolff, um dos grandes nomes do violão da nova geração.
Entrem em contato com a revista, talvez essa edição ainda esteja disponível.

wk

fernandolink

Mensagem por fernandolink » Dom 17 Ago 2008, 22:33

Wiliam Kobata escreveu:Fernando e Fabio

A revista ViolãoPro no. 11 trouxe uma ótima matéria técnica sobre abertura dos dedos da mão esquerda, com exercícios e explicações assinados por Daniel Wolff, um dos grandes nomes do violão da nova geração.
Entrem em contato com a revista, talvez essa edição ainda esteja disponível.

wk
Muito obrigado pela dica, pois nem conhecia a revista, vou ver se consigo adquirir.

MARCOLEAL

Mensagem por MARCOLEAL » Qua 17 Set 2008, 23:38

Ola tudo :okok: . Olha vou dar uma opiniao, no nivel 3 do delcamp pagina 55 tem um exercicio muito bom , depois tambem no metodo de Dionisio Aguado tem um exercicio com explicaçao e tudo que é praticado no primeiro quadrupulo sem mexer o polegar (mao esquerda) obrigando a abertura dos dedos , gosto muito deste exercicio pois é pequeno e muito directo teras que alcançar com o quarto e terceiro dedo notas (si na 3 corda e ré na 2 corda ) sem mexer a mao só mesmo com a abertura dos dedos .Tem tambem uns exercicios do tipo aquecimento sem instrumento que me foi passado pelo colega Amadan que ainda hoje faço e foi (e é )muito util com resultados excelentes vou ver se os encontro aqui no forum e se encontra vou copiar e colar aqui . Abraço :casque:

MARCOLEAL

Mensagem por MARCOLEAL » Qua 17 Set 2008, 23:51

Encontrei os conselhos que o Amadan me deu e pelo menos a mmi me tem ajudado , nao esperes resultados na primeira semana mas se tiveres o habito de fazer aquecimentos e alongamentos (sem intrumento) adiciona mais estes e logo verás . Abraço. :okok:

Denunciar esta mensagemResposta com citações Re: DUVIDAS EXERCICIO DE BARRA DE E.PUJOL
por Amadan em Segunda 29 Out 2007, 03:32

Marco, deixa eu te recomendar um exercício para a mão esquerda.
1. Abra a mão completamente com a palma virada para o seu rosto. Então afaste os dedos o mais que puder até sentir uma pequena dor entre eles. Não force. Quando sentir a dor relaxe e repita o movimento.
2. O mesmo exercício só que agora vc deve-se concentrar am pares de dedos. Polegar x Indicador; Indicador x médio; médio x anelar; anelar x mínimo. Nunca force além da dor inicial e relaxe sempre que a sentir.
3. Com a mão na mesma posição, tente dobrar sobre a palma um dedo de cada vez. Concentre-se em cada dedo e tente que os outros se mantenham imóveis (não é fácil este).
Faça algumas repetições, mas nunca exagere. Tenha paciência com o seu corpo.

Faça este exercício como aquecimento antes de uma sessão de estudo de violão.
Este exercício aliado aos outros exercício musicais que vc está já treinando, ajudará que aos poucos, podem passar semanas ou mesmo meses, os seus dedos ganharão independência, força e alcance.

Duas coisas são importantes de reter.
1. A dor é um aviso que os tendões passam para o cérebro através dos nervos. Respeite esse aviso e nunca se exceda.
2. Nunca desista, seja persistente e obterá resultados. Mesmo que em vez de 2 semanas demore 2 meses... o que importa é conseguir e isso nunca acontecerá se vc desistir.

Um abraço

marmula

Mensagem por marmula » Qui 18 Set 2008, 20:11

Olá Marco:
Me dê por favor sua opinião.
Uma vez um amigo meu me disse para fazer o seguinte exercício para abertura dos dedos da mão esquerda. Colocar o indicador e o médio da mão direita entre os dedos da mão esquerda e fazer uma "leve pressão" tendendo a forçar um pouco a abertura.

Ele não era professor de violão então não sei se isto é bom ou pode causar algum tipo de lesão.

Sabes se funciona?

[]'s
Marmula.
MARCOLEAL escreveu:Encontrei os conselhos que o Amadan me deu e pelo menos a mmi me tem ajudado , nao esperes resultados na primeira semana mas se tiveres o habito de fazer aquecimentos e alongamentos (sem intrumento) adiciona mais estes e logo verás . Abraço. :okok:

Denunciar esta mensagemResposta com citações Re: DUVIDAS EXERCICIO DE BARRA DE E.PUJOL
por Amadan em Segunda 29 Out 2007, 03:32

Marco, deixa eu te recomendar um exercício para a mão esquerda.
1. Abra a mão completamente com a palma virada para o seu rosto. Então afaste os dedos o mais que puder até sentir uma pequena dor entre eles. Não force. Quando sentir a dor relaxe e repita o movimento.
2. O mesmo exercício só que agora vc deve-se concentrar am pares de dedos. Polegar x Indicador; Indicador x médio; médio x anelar; anelar x mínimo. Nunca force além da dor inicial e relaxe sempre que a sentir.
3. Com a mão na mesma posição, tente dobrar sobre a palma um dedo de cada vez. Concentre-se em cada dedo e tente que os outros se mantenham imóveis (não é fácil este).
Faça algumas repetições, mas nunca exagere. Tenha paciência com o seu corpo.

Faça este exercício como aquecimento antes de uma sessão de estudo de violão.
Este exercício aliado aos outros exercício musicais que vc está já treinando, ajudará que aos poucos, podem passar semanas ou mesmo meses, os seus dedos ganharão independência, força e alcance.

Duas coisas são importantes de reter.
1. A dor é um aviso que os tendões passam para o cérebro através dos nervos. Respeite esse aviso e nunca se exceda.
2. Nunca desista, seja persistente e obterá resultados. Mesmo que em vez de 2 semanas demore 2 meses... o que importa é conseguir e isso nunca acontecerá se vc desistir.

Um abraço

MARCOLEAL

Mensagem por MARCOLEAL » Qui 18 Set 2008, 20:53

Ola colega tudo ok ?? A minha opiniao sobre o que escreveste é NAO deves fazer isso. Já li demasiadas historias de exageros que terminao sempre da mesma forma « NAO POSSO MAIS TOCAR ... PARA SEMPRE.» e pura e simplesmente por causa destas ideias , mas tambem já fui artista ao ponto de meter esferograficas e marcadores entre os dedos enquanto digitava ... resultado dores insuportaveis + medico fisiatra = a quatro meses sem tocar e isto sim é DOR .Salvo erro es Brasileiro ?! Se for o caso esta morando ai o grande Eduardo Castanera que publicou nao é bem um metodo mas sim uma seleçao de exercicios que abrange a maior parte dos problemas tecnicos mas o melhor é como ele prepõe esses exercicios e ai vais perceber que nao é de um dia para o outro nem é um exercicio praticado num dia ou dois que vai apresentar resultados mas sim a rotina destes mesmos exercicios até que o Prof. Eduardo recomenda no maximo 5 minutos para cada exercicio mas tambem diz que afim de alguns meses iras ver bons resultados mas que o auge é afim de dois anos portanto acho que se tiveres oportunidade compra pois é barato mas muito informativo e facil de por em pratica para teres uma ideia eu mandei vir o meu do Brasil e moro nos Açores... e valeu a pena . Abraço :okok:

marmula

Mensagem por marmula » Ter 23 Set 2008, 17:57

Olá,
Valeu a dica. Olha que coincidência: Estou morando na fronteira com a argentina e fui a Buenos Aires e comprei um violão do Eduardo Castañera (muito bom). Sei que ele mora hoje em Porto Alegre, mas constrói seus violões na Argentina.
Vou procurar este "livro" dele.

Abraço,
Marmula.
MARCOLEAL escreveu:Ola colega tudo ok ?? A minha opiniao sobre o que escreveste é NAO deves fazer isso. Já li demasiadas historias de exageros que terminao sempre da mesma forma « NAO POSSO MAIS TOCAR ... PARA SEMPRE.» e pura e simplesmente por causa destas ideias , mas tambem já fui artista ao ponto de meter esferograficas e marcadores entre os dedos enquanto digitava ... resultado dores insuportaveis + medico fisiatra = a quatro meses sem tocar e isto sim é DOR .Salvo erro es Brasileiro ?! Se for o caso esta morando ai o grande Eduardo Castanera que publicou nao é bem um metodo mas sim uma seleçao de exercicios que abrange a maior parte dos problemas tecnicos mas o melhor é como ele prepõe esses exercicios e ai vais perceber que nao é de um dia para o outro nem é um exercicio praticado num dia ou dois que vai apresentar resultados mas sim a rotina destes mesmos exercicios até que o Prof. Eduardo recomenda no maximo 5 minutos para cada exercicio mas tambem diz que afim de alguns meses iras ver bons resultados mas que o auge é afim de dois anos portanto acho que se tiveres oportunidade compra pois é barato mas muito informativo e facil de por em pratica para teres uma ideia eu mandei vir o meu do Brasil e moro nos Açores... e valeu a pena . Abraço :okok:

badenbach

Mensagem por badenbach » Seg 29 Set 2008, 13:23

faça exercícios entre a 2 e 4 casa usando os dedos dois e três, leve este padrão para outras regiões, tudo numa mesma corda, este exercício é para abertura horizontal, não se precisa de uma abetura maior que essa.

badenbach

Mensagem por badenbach » Seg 29 Set 2008, 13:27

Para abertura na vertical faça o mesmo exercício anterior mantendo um dos dedos na primeira corda e subindo com o outro
até a terceira corda.

badenbach

Mensagem por badenbach » Seg 29 Set 2008, 13:30

Note que essas mesmas aberturas indicadas para a primeira região, terão maior alcance de notas nas regiões mais agudas,
isto ocorre em função da redução que vai aparencendo na largura das casas.

Felipe Lima dos Anjos

Mensagem por Felipe Lima dos Anjos » Qua 08 Out 2008, 15:26

Ae pessoal faleu pelas dicas meus dedos que era travados agora estão mais abertos

saade

Mensagem por saade » Seg 20 Out 2008, 21:14

opa vou praticar isso, esses detalhes são muito importantes.
Obrigado.