Aquecimento ?

JonasJon

Aquecimento ?

Mensagem por JonasJon » Sáb 09 Ago 2008, 02:07

Percebo que um problema que tenho é a demora para "aquecer".
Então o primeiro contato do dia com o violão é sempre bastante inferior a minha média, principalmente em dias de cansaço depois de outras atividades.
Isso independente de tocar em público ou sozinho.
É chato porque a primeira impressão é a que fica, então as vezes quando você pega um violão, em público, você nem sempre tem tempo ou espaço para "aquecer".
Algo que tenho feito para tentar minimizar isso é iniciar sempre com uma música mais simples e já bem estudada, para utiliza-la como "aquecimento".
Gostaria de saber se ocorre com vocês ou se há alguma técnica para evitar isso. Imagino que com mais tempo de prática isso tenda a diminuir.
Outra coisa que percebo e que me incomoda um pouco é que estranho muito quando vou tentar tocar em um outro violão qualquer.

meninoverde

Re: Aquecimento ?

Mensagem por meninoverde » Qua 13 Ago 2008, 00:00

Olá Jonas,
eu também sofro com os mesmos problemas e a solução mais prática que eu encontrei foi realizar exercícios cromáticos antes de partir para as peças, mas se você ficar sabendo de alguma coisa mais tranquila, me avise por favor...

Jos

Mensagem por Jos » Sex 22 Ago 2008, 10:40

Cara, essa coisa de aquecimento é um caso sério, as vezes eu pego o violão qualquer peça do meu repertório sem nenhum problema, outra vezes não sai nem com "reza braba", aí, pratico exercícios cromáticos e escalas em vários tons e melhora um pouco. Gostaria de ter uma solução assim, digamos, "magica" para esse problema, mas...Abraço, espero que voc~e encontre uma solução e nos avise.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Dom 24 Ago 2008, 21:21

Não há mágica. O David Russell, o John Williams, o Fábio Zanon e todo mundo faz um aquecimento antes de qualquer concerto!!! Não sei como são suas apresentações em público, mas preocupe-se e agendar o tempo corretamente para chegar cedo, aquecer, "passar o som" etc.

É importante pensar não apenas no aquecimento mecânico, mas no cerebral também. Sempre gosto de relaxar, apagar a luz, respirar fundo e calmamente, eventualmente até meditar, antes de pegar no violão. Pra mim compensa muito gastar 5 minutos iniciais apenas para dar um "reset" no cérebro e esquecer o resto do mundo.

Abraço.

nunocachada

Mensagem por nunocachada » Sáb 20 Set 2008, 02:43

Toda a gente deve realizar exercicios de aquecimento de forma a evitar lesoes graves!
Sempre!

cebonal

Mensagem por cebonal » Seg 29 Set 2008, 13:24

Quando eu estou sem tempo faço aquecimento tocando algumas musicas que ja sei para depois ler alguma coisa nova

Felipe Lima dos Anjos

Mensagem por Felipe Lima dos Anjos » Qua 08 Out 2008, 12:54

olá eu não consigo tocar sem aquecimento, toda ves que vou tocar faço um aquecimento

alberto rodolfo

Mensagem por alberto rodolfo » Qui 09 Out 2008, 22:06

O aquecimento dos dedos é muito importante, mas temos que ficar atentos também em exercitá-los, alongá-los
antes mesmo de pegar o violão, pois o exercio laboral dos dedos de ambas as mão evita graves lesões tais como tendinite entre outras.

jamison

Mensagem por jamison » Sex 10 Out 2008, 03:28

Quando a parte física não está preparada a mental não responde e vice-versa.Precisamos sempre nos aquecer para assim estarmos prontos e de bem com o nosso instrumento.Quando passamos por cima dessa preparação ficamos até frustrados sem saber porque tamanha instabilidade pois uma hora estamos bem e noutra o ficamos inseguros.O aquecimento é essencial!

Jâmison Sampaio

saade

Mensagem por saade » Ter 21 Out 2008, 22:26

Li todas as mensagens acima e os amigos do foram falam em exercício de aquecimento, exercícios cromáticos e tal, mas onde encontro esses exercícios? tem deles aqui no site?
Obrigado.

cebonal

Mensagem por cebonal » Ter 21 Out 2008, 23:53

Acho que no vol 2 das partituras aqui do fórum tem um exercício cromático de aquecimento

Anjosé Barros

Mensagem por Anjosé Barros » Qua 22 Out 2008, 18:50

Olha,
Cada um violonista, acredito que tenha uma forma ou técnica ou, pelo menos, tente definir uma disciplina para alcance do aquecimento.
Eu para aquecer, toco uma música tipo aquela que se toca de olhos fechados, ou seja, uma que eu não tenha a menor dúvida em interpretá-la. Serve como aquecimento e abertura em apresentação ou no simples estudo.
Abraço,

batok

Mensagem por batok » Qui 30 Out 2008, 22:17

Normalmente eu faço algumas escalas e depois começo com músicas mais fáceis e que já toco melhor. Mas tenho sempre o cuidado de não forçar muito no início para não ficar com lesões.

Um abraço!

Mugen

Mensagem por Mugen » Qui 30 Out 2008, 22:45

um fato importante que muitos ainda ignoram
é o alongamento e aquecimento dos braços, pescoço e costas;
que ajudam e muito, e evitam lesões graves!
É necessário fazer antes da primeira escala e sempre,
no mínimo quando você toca a primeira vez!
é melhor previnir do que remediar...
tem comunidades inteiras e foruns com depoimentos de sujeitos
que tiveram a carreira detonada por causa das LERs!

abraço!