Livros de teoria musical

meninoverde

Livros de teoria musical

Mensagem por meninoverde » Sex 20 Jun 2008, 18:03

Eu gostaria de saber quais são os livros mais indicados para se estudar teoria musical aplicada ao violão erudito, pois passei um longo tempo sem estudar música e estou com algumas dificuldades na leitura e interpretação de alguns estudos. Valeu

Peri Valencio

Re: Livros de teoria musical

Mensagem por Peri Valencio » Sex 20 Jun 2008, 22:07

Ola recomendo os Livros do Prof. Henrique Pinto Iniciacao oa Violao e o Estudos da Mao Direita, e tambem o livro Escola de Tarrega, se nao me engano tem volume 1 & 2, acho que o pessoal sabera lhe informar melhor. Mais ae esta, espero ter ajudado!

Ana Lúcia

Mensagem por Ana Lúcia » Sáb 28 Jun 2008, 13:12

Oiiii, concordo que para iniciação ao violão erudito, um método muito claro e de ótima qualidade seja o " Iniciação ao Violão" de Henrique pinto e conforme o nivel de dificuldade e aprendizagem tambem tem: "Escola Moderna de violão-"Isaías Sávio, "25 Estudos melódicos e Progressivos"- Matteu Carcassi etc. Espero que tenha ajudado. Abraços.
Ana Lúcia-Tocantis-Brasil

maytay

Mensagem por maytay » Sáb 28 Jun 2008, 20:33

Com certeza se o seu problema é leitura, a obra do Henrique Pinto vai te ajudar bastante. Mas se não quiser a teoria aplicada ao violão, eu indico "Teoria da Música" do Bohumil Med. Abraço.

Moisés Figueiredo

Mensagem por Moisés Figueiredo » Ter 14 Out 2008, 16:03

Teoria aplicada ao violão você só encontrará em livros de iniciação ao violão, porém se o seu interesse for por teoria musical, não há o melhor, apenas formas diferentes de dizer a mesma coisa. Eu gosto de Borumil Med, e Maria Luiza de Matos Priolli. É preciso confrontar os textos para escolher um e até mesmo buscar uma definição pessoal para o assunto, pois as vezes conseguimos dizer a mema coisa de forma diferente e sermos melhor compreendidos.

renatonog

Mensagem por renatonog » Qua 15 Out 2008, 14:14

Eu estou com as mesmas dificuldades que o nosso amigo meninoverde expos,e gostei das dicas dos amigos.
Andar de bicicleta nunca se esquece,mas ler e tocar ,requer treino e leitura constante,senão ... não adianta.
Um abraço e valeu pela força.

saade

Mensagem por saade » Sáb 18 Out 2008, 19:52

De erudito ainda não conheço muitos livros mas de popular brasileira, que por sinal é música valorizada no mundo inteiro, tenho uma boa sugestão, Harmonia e improvisação do Almir Chediak, é muito bom, vale a pena conferir.

Lavus

Mensagem por Lavus » Sáb 18 Out 2008, 21:34

eu aconselho henrique pinto tbmm

Mugen

Mensagem por Mugen » Sáb 01 Nov 2008, 03:17

deixando um pouco de lado que é específico de violao que você quer!
teoria da musica do bohumil med!
é uma espécie de dicionário de musica depois que vc ja estudou ele uma vez...
recomendo!