Espécies de Tensão das cordas

badenbach

Espécies de Tensão das cordas

Mensagem por badenbach » Ter 20 Mai 2008, 20:15

Quero saber se para cada tipo de violão existe um tipo de corda (tensão) que é mais indicado e o que pode ocorrer se um tipo de tensão (baixa, méida, pesada) for usada num violão que não comporta a dita tensão.

Léo Beschizza

Re: Espécies de Tensão das cordas

Mensagem por Léo Beschizza » Ter 27 Mai 2008, 01:58

Olá Badenbach.
Cordas de tensão alta tem uma sonoridade melhor que as de tensões média e baixa, e podem ser utilizadas em qualquer violão de boa qualidade, principalmente aqueles feitos por Luthiers. Já para os violões "industriais" dependendo de sua qualidade, a utilização das cordas de tensão alta, podem com o passar do tempo empenar o braço de uma forma irreversível.
Um abraço a todos.

fernandolink

Mensagem por fernandolink » Ter 01 Jul 2008, 23:43

Muito obrigado pela dica, tenho um violõ giannini e uso tensão alta, vou passar a usar a tensão média.
Léo Beschizza escreveu:Olá Badenbach.
Cordas de tensão alta tem uma sonoridade melhor que as de tensões média e baixa, e podem ser utilizadas em qualquer violão de boa qualidade, principalmente aqueles feitos por Luthiers. Já para os violões "industriais" dependendo de sua qualidade, a utilização das cordas de tensão alta, podem com o passar do tempo empenar o braço de uma forma irreversível.
Um abraço a todos.

Silva64

Mensagem por Silva64 » Qua 02 Jul 2008, 22:33

Caro amigo Leo sou novato e ainda não tenho nem um amigo por aqui.Mas se poder
Gostaria que me respondesse se existe diferenças nas diferentes marcas de cordas,
Por ex: tensão alta gianini, dgiorgio e dadario, eu usava dgiorgio quando passei a usar dadario achei as cordas com o som
abafado principalmente as de naylon será isso verdade ou minha percepição esta errada?

Quanto ao nome das marcas das cordas, não sei se escrevi certo ou não, não sou musico

Gostaria de mandar um material gravado para voce analizar, pois li varios comentarios seus e são sensatos e também eu não sei meu nivel no violão, não tenho professor.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Qui 03 Jul 2008, 01:41

Olá Silva
Seja benvindo ao nosso Fórum, e sinta-se a vontade para questionar as suas dúvidas, que estamos aqui para ajudar aos novatos, e pode ter a certeza que aqui você encontrará vários amigos.
Quanto às marcas de cordas, existem muitas e com vários modelos de tensão também, mas algumas marcas são bem superiores às outras nas suas tensões similares. Você está chegando agora mas verá com o tempo que tem vários tópicos citando as melhores marcas de cordas, e que para a música clássica o ideal é a utilização da tensão alta.
Com relação a gravação de material, conforme você vai participando do Fórum você vai somando o seu "ranking" de mensagens e aí você poderá postar também suas gravações, ok ?
Quanto ao nível "técnico" dos membros aqui do Fórum, pode ficar tranquilo que a grande maioria são de iniciantes que também não têm professores, mas no entanto temos grandes intérpretes e bons professores também, e estarão aqui para auxiliar e responder as dúvidas que surgirem.
Um abraço a todos.

batok

Mensagem por batok » Sex 31 Out 2008, 22:16

Tenho uma guitarra Alhambra 9P. Qual o melhor encordoamento para ela e a melhor tensão?

Obrigado.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sex 07 Nov 2008, 21:02

Olá Batok
Nunca toquei em um violão Alhambra, mas pelo que me consta é uma marca bastante popular na europa.
Acredito que aceitará sem problemas cordas com a tensão alta. Quanto a marca, as minhas preferências são:
Augustine Regals ou imperial, mas você pode optar pelas cordas D'Addário que são boas também.
Se preferir gastar uma pouco mais, tem a opção das cordas Hannaback que são ótimas, talvez as melhores do mundo.
Um abraço a todos.

Mac

Mensagem por Mac » Sáb 08 Nov 2008, 00:22

É bom notar que quanto maior a tensão, menor é o tempo de vibração da corda, e mais difícil é manter o som das notas. Ganha-se no volume, mas perde-se algo na execução...

marmula

Mensagem por marmula » Sáb 08 Nov 2008, 18:53

Olá:

Comprei um violão de luthier e ele veio com uma corda que acho ser de "alta tensão. Na verdade é a melhor corda que já tive. Para ter uma idéia estou tocando sem folga faz 5 meses exigindo do violão do violão. Uma das corda já está perdendo o metálico e o som ainda está "quase perfeito", muito bom.

Fiz contato com o luthier e pedi sugestão de cordas que vendem na argentina (pois estou morando na fronteira e ele é argentino):
Ele indicou as seguintes: 1º MH de titanium, 2º Campana export (tb MH) e 3º Medina artigas.

Encontrei a segunda mas ainda não tive coragem de trocar.

Tenho uma dúvida: Como saber a classificação da tensão? Vem escrito na embalagem? Existe alguma escala de tensão?

abraços,
Marmula.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Dom 09 Nov 2008, 20:53

Olá Marmula
Eu ainda não conheço essas cordas citadas acima, talvez sejam comercializadas apenas aí na Argentina.
Eu costumo trocar as minhas cordas de 3 em 3 meses, mas isso não é uma regra, se a corda estiver com boa sonoridade acho que pode-se trocar de 6 em 6.
Sobre as tensões, alguns encordoamentos vêm citando no rótulo as tensões alta, média ou baixa. A graduação da escala de tensão, é uma normatização industrial, algumas cordas vem com os detalhes dessas graduações no rótulo.
Um abraço a todos.

marmula

Mensagem por marmula » Seg 10 Nov 2008, 17:55

Valeu Léo.

Vou observar estes detalhes.
:merci:

Marmula

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Ter 11 Nov 2008, 13:07

Infelizmente não há exatamente uma normatização do que é tensão normal, alta, extra-alta etc.
O normal de alguns fabricantes tem uma tensão quase igual à alta de outros e vice-versa.

O ideal é testar várias cordas e ver qual se adapta melhor a cada violão. Cada violão tem suas particularidades de som, com bons baixos e fraco nos agudos, ou com bons agudos e fraco nos baixos etc. Tem que ver qual corda extrai o melhor do seu violão.

Além disso, o luthier projeta o violão para determinada tensão de cordas. Então é bom ouvir as recomendações do luthier. Mas isto também não quer dizer que vc não pode usar outras tensões.

O melhor de tudo é comprar cordas de diferentes fabricantes e testar cada uma, até encontrar a melhor para o seu violão, para o seu toque e ideal sonoro. Não custa testar, e certamente é diversão garantida.

Quanto à durabilidade, depende da marca e do quanto vc treina. Quando estou no pique de treinar bastante, minhas cordas não duram mais que 2 semanas. Certamente nunca passam de 1 mês quando toco pelo menos 1h todos os dias. Depende também do seu grau técnico e do seu ideal. Pra mim, não precisa nem começar a desafinar, perdeu a qualidade do som e a maleabilidade sonora, já troco, pois atrapalha em conseguir um bom som e atrapalha muito no estudo correto da dinâmica e do colorido nas músicas.

sds

Mac

Mensagem por Mac » Ter 11 Nov 2008, 14:20

Só para ilustrar o que o Fernando está dizendo: eu tenho um violão "Do Souto" que tem a "ação" (distância entre as cordas e a escala) muito baixa. Fica mais fácil de tocar, mas só posso usar cordas de tensão alta, do contrário "trasteja" (os bordões resvalam nos trastes). Por outro lado, as cordas com tensão muito alta machucam mais os dedos da mão esquerda, mas tem um som mais brilhante, tem melhores harmônicos - e também não se consegue um vibrato tão bom quanto nas cordas de tensão baixa, etc. Como vêem, tem mesmo que testar o que é mais adequado para cada um... Claro, sempre posso mandar alterar a "ação" do violão, mas prefiro ter um violão assim para tocar de vez em quando...