idade de início - condiciona resultados ?

Max_SP

Mensagem por Max_SP » Sex 23 Jun 2006, 22:46

Pessoalmente, acredito que a idade influencia sim, pois como é cientificamente provado, a capacidade de absorção e assimilação de novos conhecimentos é maior/melhor na infância.
Uma pessoa com idade mais avançada precisa ter mais dedicação para o estudo/aprendizado. O que não impede que sejam alcançados os resultados desejados e se tornar um grande instrumentista, profissional ou não.

yzaias

Mensagem por yzaias » Sáb 01 Jul 2006, 21:40

Max_SP escreveu:Pessoalmente, acredito que a idade influencia sim, pois como é cientificamente provado, a capacidade de absorção e assimilação de novos conhecimentos é maior/melhor na infância.
Uma pessoa com idade mais avançada precisa ter mais dedicação para o estudo/aprendizado. O que não impede que sejam alcançados os resultados desejados e se tornar um grande instrumentista, profissional ou não.
A nossa mente é uma caixinha, onde quanto mais conteúdo colocamos nela, mais espaço ela tem.
Acredito muito nisso, pois quanto mais tempo passa mais fácil é aprender.
Pelo menos comigo, isso acontece.
A Ciência não é exata, nem dona da razão...
...mas é lógico que quanto mais cedo começar, maior será a bagagem adiquirida.

guitarrero

Mensagem por guitarrero » Seg 10 Jul 2006, 13:52

Penso que é fundamental, num forum como este, evitar "achismos" e apoiar-se em teorias ainda discutidas e não definitivas.

Toda essa parte da ciência cognitiva, neurociência e neurologia aplicada à aprendizagem, formação cerebral, múltiplas inteligências etc. está baseada em hipóteses, nada comprovado ao 100%. Por isso não acho que devamos lançar mao desses argumentos sem especificar tratar-se de especulações e possibilidades.

Outra coisa é falar em "dom", "talento" e "habilidades" como graças divinas. Por favor. Sem crendices aqui.

As opiniões das pessoas mais sãs quanto ao tema parecem convergir em que aos 30 uma pessoa não perdeu a capacidade de adquirir agilidade nas mãos, um bom ouvido treinado e de aprender a tocar. Só que se fala em necessidade de tempo disponível, muita disciplina e vontade e paciência. Além disso temos que aceitar o fato de que, ao começar aos 30, só aos 40 teremos o nível de quem começou aos 10 e praticou até os 20. Bobagem. Isso não impede ninguém e é uma conquista que motiva orugulho. Um orgulho saudável. E um exemplo para os demais.

Vinicius Deffendi

Mensagem por Vinicius Deffendi » Ter 11 Jul 2006, 15:58

Olá, acho que a questão central de qualquer aprendizado é mesmo dedicação...
O cara que inicia teus estudos paralelo à uma outra profissão, faculdade, não terá tempo (ou terá de ser demasiadamente organizado) para estudar e se dedicar ao instrumento... Isso vem de encontro com a questão da idade...
Quando novo, com menos responsabilidades e com a devida dedicação, o cara pode se dedicar seis, oito, horas por dia ao instrumento (saudades do tempo quando fazia isso... rsrsrs)... Não desprezando outros fatores, mas acho que é por aí...

Abçs

eduado

Mensagem por eduado » Qui 20 Jul 2006, 15:26

caro companheiro, naum ligue para as opinioes degenerativas pois o resultado final depende apenas d vc. com seu esforço e estudo vc chega la. basta treinar todos os dias nem que sejam 40minutos. mas ja estara no caminho da evoluçao. eu particularmente começei a apenas 3 meses e meio e ja evolui muito. estou estudando o metodo de henrique pinto e por semana apresento duas peças do livro ao meu professor. va com calma prestando atençao no tempo, postura e pondo sentimento na performance. vc consegue va e mostre a todos.

guitarrista_x

Re: Passei por isso....

Mensagem por guitarrista_x » Dom 23 Jul 2006, 08:25

Absolon escreveu:José Saramago (Chileno- poeta)
Peço desculpa, concordo com tudo o que disse (é realmente preciso muito trabalho para tocar guitarra), mas é só para fazer uma correcçãozita... José Saramago é um escritor português, e não escreve só poesia, mas também narrativa. Vive actualmente nas Canárias, na ilha de Lanzarote.

Cyberdiablo

Mensagem por Cyberdiablo » Dom 23 Jul 2006, 13:05

A idade pode, sem dúvida, "condicionar" os resultados, de forma negativa, mas também positiva.
Penso que é algo que se debate muito...
Um indivíduo com mais idade tem outra maturidade, o seu corpo não está em crescimento o que o torna mais "estável".

Um miúdo mais novo, penso que também tem as suas vantagens, pois possivelmente terá mais tempo, e porque estão, muitas vezes, mais receptíveis ao conhecimento.

De qualquer maneira é uma bela questão que nos dá pano para mangas :wink:

guitarrista_x

Mensagem por guitarrista_x » Dom 23 Jul 2006, 13:13

Penso que é sobretudo uma questão de esforço e dedicação, como já foi dito.
Conheço pessoas já adultas que andam na minha escola, e a maior parte sente-se inferiorizada pelos mais novos, sobretudo aqueles que estão em níveis mais elevados. Mas acredito que, se tivessem mais tempo para estudar e praticar (porque muitas vezes são o emprego e a família que o gastam), seriam tão bons como os jovens que andam lá.
É claro que há aqueles que desanimam por serem ultrapassados, mas nós vamos sempre animando-os, tocando bonitas músicas e mostrando-lhes que vão conseguir tocar o que tocamos.

Paulo Cesar

Mensagem por Paulo Cesar » Dom 30 Jul 2006, 13:53

Alexander Boechat escreveu:Amigos, agradeço as palavras de incentivo.
Vejo que no meio erudito os pensamentos também são eruditos e é desse meio que quero fazer parte. Tenho 35 anos e tenho estudado também para passar em um concurso de nível superior, por isso o tempo é curto. Música não é minha profissão hoje, mas espero poder atuar na área de aguma forma num futuro não muito distante, nem que seja me apresentando prá família. Muito obrigado.
Alexander,

Me cadastrei hoje aqui no forum e ia postar um tópico perguntanto da idade, pois tenho 34 anos e parei de tocar faz algum tempo.

Estou recomeçando a tocar algumas peças que tocava no passado, o meu maior problema é arrumar tempo para os estudos, pois tb estou estudando para concurso público e ainda tem a família e o trabalho para conciliar, mas não dá para ficar sem pegar no violão, para mim é uma válvula de escape, um momento mágico.

Em relação a idade, acho que vai depender de onde quer chegar, pois caso queira ser um ótimo instrumentista e apresentar peças vai ter que estudar muito, mas muito mesmo. Agora se pretende tocar para vc mesmo , sem muitos telespectadores é só ir com calma estudando todo dia um pouco e logo logo vai estar executando várias peças.

Abs e bons estudos

Paulo

BrunoAvendanha

Mensagem por BrunoAvendanha » Seg 31 Jul 2006, 18:29

Não se desanime a estudar apenas pela sua idade, se vc tiver vontade vc realmente podera se tornar um grande instrumentista. Não vou negar que faz diferença na facilidade para assimilar as coisas entre um criança e um adulto, não so com instrumentos mas com idiomas e outras coisas, poorém, acredito que a vontade que se tem em aprender algo faz toda a diferença. Além disso diciplina é uma palavra muito importante para qualquer bom músico, comece estudando 1 hora ou 1 hora e meia por dia para nao prejudicar seus ligamentos, e depois va aumentando a caraga horaria de estudos se puder. Acredite em vc e bons estudos.

danenha

Mensagem por danenha » Sáb 07 Jul 2007, 01:03

Acho que o que condiciona é a motivação, persistência e paciência.
Idade não é nada ...

Gregores

Re: idade de início - condiciona resultados ?

Mensagem por Gregores » Sex 04 Jan 2008, 23:22

influencia? sim...num primeiro momento...mas acredito poder ser compensado...

ricarva

Mensagem por ricarva » Dom 06 Jan 2008, 13:57

Claro que a idade, como qualquer outro factor, influencia os resultados da aprendizagem de qualquer instrumento, ou qualquer outra apredizagem. Mas, por si só, a idade não é uma garantia de sucesso ou de insucesso, seja no que for. O mais importante é mesmo a vontade e a dedicação.

ZeeQ

Mensagem por ZeeQ » Qui 10 Jan 2008, 18:38

Se idade influenciasse em técnica e qualidade... Zezé de Camargo e Luciano era concertista...

Acredito que se vc tem um filho e vc é amante da musica, estimule ele a descobrir a musicalidade e se interessar por um instrumento de seu gosto... ajude a ele encontrar o seu caminho... sem pressões, pois musica tem que dar prazer (foi assim que me envolvi com a musica por intermédio de minha mãe e é assim que trabalho com meus filhos).

Se vc não teve a sorte de receber esta educação na infância/adolescência... não é motivo de desistir, pois como disse acima a musica tem que dar prazer... e se ela lhe agrada, vc termina por ter dedicação no aprendizado...

Se vc sonha em ser concertista... tem que saber que num teatro com 10 pessoas ou 10.000, o importante é seu trabalho, não o publico... e o reconhecimento so vem com o tempo, não com uma carinha de anjo fazendo uma coisa bonitinha.

Helder

Mensagem por Helder » Sex 11 Jan 2008, 15:44

:?:
É verdade que a maioria dos virtuosos comecam bem cedo o estudo de seu instrumento, mas nada impede que uma pessoa queira aprender a tocar um instrumento mesmo que seja só por satisfação pessoal.
:bravo:
Parabéns por voltar a estudar musica!
Seja persisstente e nunca desissta.