Transcrição - Legal ou não?

CHORÃO

Transcrição - Legal ou não?

Mensagem por CHORÃO » Ter 26 Set 2006, 14:50

Vemos que a internet está cheia de transcrições de obras ainda protegidas legalmente feitas por anônimos.

Gostaria de levantar essa questão aqui no fórum. Essas transcrições estariam infringindo a lei da propriedade intelectual?

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Ter 26 Set 2006, 18:25

Se o autor morreu a menos de 70 anos e a obra ainda é protegida, estão violando os direitos sim.

CHORÃO

Mensagem por CHORÃO » Qua 27 Set 2006, 12:37

Obrigado pelo esclarecimento, FernandoSor.

Essa restrição existe mesmo que as transcrições não sejam utilizadas para fins comerciais?

Qual seria então o procedimento correto para colocá-las na internet?

Um abraço!

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qua 27 Set 2006, 13:29

Para citações de fins didáticos, é permitido colocar trechos da obra. No Brasil, que eu saiba, não há um limite muito bem definido de quanto seria o trecho. Mas parece que na França (onde fica este site) é permitido citar no máximo trechos de 2 compassos (não estou seguro).

Se quiser disponibilizar a música inteira, tem que buscar os detentores dos direitos e pagá-los. Isto pode sair caro. Por isso repare que o Delcamp coloca apenas obras de domínio público ou de autores que liberaram para que ele disponibilize a peça gratuitamente.

djoni fernando arbiero

Mensagem por djoni fernando arbiero » Sáb 30 Set 2006, 23:08

:D bom, duas coisa:
1°. encontrei seis partituras do yan tiersen (Amelie Poulain e Adeus Lenin) depois de muito custo e procura. estas partitas que consegui de graça estão disponiveis em alguns endereços para serem compradas. Entende-se que alguém as comprou e as disponibilizou na net. Confesso ter ficado feliz por tê-las encontrado, mas acho uma "certa" sacanagem, pois não sei até que ponto , isso é justo, ou não seja injusto de fato disponibilizá-las o todos sem custo...????????
2°. eu peguei aqui no delcamp alguns estudos do Fernando Sor e acho todos ótimos, mas peraí ,pra mim ele era uma lenda ,alguém que viveu no sec XVII, XVIII, e que tocava muito,sei lá,, eheheh sera o msm???????????
abraços a todos....Dj

srv_ray

Mensagem por srv_ray » Seg 02 Out 2006, 22:47

É verdade fique atento a respeito dessas restrições a respeito de publicações ao publico....existem uma serie de leis que devem ser levadas em conta....vlwww

boa musica

djoni fernando arbiero

Mensagem por djoni fernando arbiero » Qua 04 Out 2006, 16:05

boa ,,.
vou aproveitar o conteúdo do site(que não é pouco )ja que está td certim,certim,,
ja vai dar trabalho pra alguns anos..hehe,,valeu..dj

Renato

Mensagem por Renato » Qui 12 Out 2006, 05:15

Nao importa se alguem comprou e disponibilizou na internet. Se ainda esta em vigor pela lei e o autor não liberou a disponibilização, é pirataria.

Fernando Sor é uma lenda... no fórum e no mundo. HAHAHAH

Moisés Figueiredo

Re: Transcrição - Legal ou não?

Mensagem por Moisés Figueiredo » Ter 14 Out 2008, 16:53

Não estou certo sobre o personagem, porém Mozart ou Beethoven ( um dos dois) assistiu a uma missa na Capela Cistina, onde haviam obras restritas a axecussão ali. O autor da proeza, depois que chegou em sua terra natal transcreveu a obra e a executou na missa da semana seguinte. Na ocasião foi acusado de roubo e teve que se explicar ao Papa.

Transcrever não é crime.

Pirataria é você se beneficiar do trabalho de alguém sem pagar por ele. Se você trancreve e usa não é crime, mas se distribui mesmo que gratuitamente, é. Para transcrever tem que tocar antes ( apenas alguns escrevem direto, como no caso do autor da proeza citado acima), se tocar sem autorização é crime então transcrever também o é. Aliás, para se fazer uma apresentação pública é preciso ter as partituras originais em mãos.

Mac

Mensagem por Mac » Qua 22 Out 2008, 00:34

Moises

Como você já disse, transcrever música ou arranjo para uma partitura, para uso próprio, no Brasil não é crime. Mas colocar uma transcrição à disposição do público viola a lei de direitos autorais. Note bem que não é quem transcreveu quem viola a lei, mas sim quem divulga a transcrição. Abs

Mugen

Mensagem por Mugen » Dom 26 Out 2008, 13:58

essa questão é bem comlexa. se o sujeito parar pra pensar bem:
Trancrever nao seria ilegal afinal entra na parte do uso doméstico,
mas se esse que trancreveu distribuir ai passa a ser ilegal!
mas tem outros casos tambem, por exemplo se voce baixa a partitura de alguém
e toca em casa - tem pessoas que não se importam em faze-lo!
mas realizar um concerto tocando musica sem permissão, pode dar problemas sérios!
ai entra em cena a consciencia e moral de cada um...

eu tenho um sério problema com distribuição,
tem autores que nao acho de jeito nenhum pra comprar suas partituras...

Mac

Mensagem por Mac » Seg 27 Out 2008, 03:02

De fato, há uma certa complexidade para determinar o que é distribuição pública. Se eu transcrevo uma partitura para uso próprio, sem autorização do titular dos direitos, e a cedo para alguns amigos, isso não caracteriza distribuição pública (certamente o dono dos direitos não vai concordar...). Já colocar a transcrição num espaço público como este, é, na minha opinião, distribuição pública. Como também seria se você resolvesse distribuí-la para todos os alunos de sua escola de música. Claro que há uma "zona cinzenta" onde é difícil determinar se algo foi ou está sendo distribuído publicamente (aí é o trabalho dos juízes...).

Há outra questão interessante: a tablatura se enquadra no mesmo caso das partituras? Acho a que a lógica vai indicar que sim, já que se pode incluir nela praticamente todas as informações de uma partitura. Recentemente estava pesquisando sobre a música "Tango em Skai", do Rolando Dyens, quando encontrei um caso em que a Editora que detem os direitos (Henry Lemoine) enviou uma carta protestando contra a publicação, num "blog", da tablatura da música (o responsável retirou-a de lá).

Abraços

Mugen

Mensagem por Mugen » Qua 29 Out 2008, 00:31

bom ponto essa parte dos seus proprios alunos!
não tinha oensado por esse lado ainda...
e há outro fato que acredito agravar o problema:
Eles (que detem os direitos[...]) nao contam com uma distribuição eficiente.
Há sérias dificuldades para achar partituras de certos compositores
e o sujeito, ávido para tocar uma musica mesmo que por gosto acaba baixando!

danielrib3

Mensagem por danielrib3 » Dom 02 Nov 2008, 23:11

exemplo: no site mysongbook.com a maioria das tabs esta bloqueada por causa dos problemas com direitos autorais.

Mugen

Mensagem por Mugen » Sex 14 Nov 2008, 15:18

o mysongbook acabou, mas todo o acervo dele foi pro guitar pro tab
acho que nao há como parar os usuários, a internet tem esse poder
e os donos de direitos autorais, esses sim
deveriam seriamente pensar em outras formas de lidar com o assunto
depois do mysong book surgiram uns 10 do mesmo tipo como o 911 tabs
sem contar os P2P (emule, torrent, etc.)...