timidez

Fagner Silveira

Re: timidez

Mensagem por Fagner Silveira » Ter 03 Jun 2008, 16:19

subir no palco sozinho é realmente muito complicado, bem diferente de subir com um grupo ou uma banda e todos tocarem ao mesmo tempo, ainda não fiz nenhuma apresentação sozinho e agradeço a quem deu dicas e ensinou técnicas aqui para controlar o nervosismo pois será muito útil.

JBCPOETA

Mensagem por JBCPOETA » Dom 15 Jun 2008, 00:23

O meu primeiro recital solo foi um desastre. Tomei calmante, tive problemas de memória. Por favor não repita esta besteira que eu fiz. Hoje, depois de muito treino e persistência já consigo controlar o nevozismo no palco. Fiz um curso no SENAC de TÉCNICA DE APRESENTAÇÃO E ORATÓRIA o que me ajudou muito.
Até outra oportunidade. Obrigado e abraço a todos.

alberto rodolfo

Mensagem por alberto rodolfo » Sex 11 Jul 2008, 19:36

Eu até hoje ainda sinto um frio na barriga e suor nas mãos sempre que estou diante de um platéia por menor que ela seja, começo a suar frio e daí não sai mais nada, por mais que eu saiba a peça inteira sempre travo.

Douglas Costa

Mensagem por Douglas Costa » Seg 21 Jul 2008, 20:42

Comigo também era assim, mas, com muitas festas de aniversário aqui em casa em instantes perdia a timidez, tocava em todas elas, errei nas três primeiras, todavia na quarta festa dei um show com marcha dos marinheiros romance D'Amor e Fantasia Op.4 (Fernando Sor), daí então não parei mais, fui até convidado para tocar como acompanhante de um conjunto de flautas doce no Teatro Guararapes aqui em Recife. :!: :bye:

fabriciomerlin

Mensagem por fabriciomerlin » Qua 30 Jul 2008, 02:25

olá a todos!!

Acho q a grande maioria sente o frio na barriga, o suor frio nas mãos e aquela vontade de sumir, rrsss...

Sei que há "n" variáveis que sempre temos que estar cercando, como posição de ambas as mãos, técnica, interpretação, confiança, tranqüilidade, conhecer a peça a ser interpretada... mas essas são coisas que desenvolvemos com o tempo, como qualquer outro trabalho que se execute exaustivamente.

Uma coisa que eu venho observando quando toco e ouço outras pessoas tocarem, o que se escuta, o que é priorizado varia de pessoa para pessoa. Antes eu tinha a mentalidade "não posso errar, tem que sair perfeito!Olha esse povo me olhando, eles estão torcendo para que eu erre...". Meio paranóico isso, mas acho que não é só comigo. Agora eu vejo a situação por outro ângulo, da seguinte forma: do que tudo isso se trata? Oras, de se divertir, de se expressar, de conseguir passar uma mensagem através de uma peça.

Acho que não se pode encarar o público como se fosse uma banca de jurados que estão prestes a condená-lo por errar uma nota, e sim, convidá-los a se divertir com você, a conhecer e a entender aquele "mundo" no qual você passa tanto tempo enfurnado, praticando incessantemente e sua mãe ainda sempre pede pra tocar o "parabéns", rsss...

abraço!

Afinal, é isso que nós queremos quando vamos a um concerto, queremos apreciar, queremos nos divertir.

JBCPOETA

Mensagem por JBCPOETA » Qua 30 Jul 2008, 21:23

fabriciomerlin escreveu:
fabriciomerlin escreveu:olá a todos!!

Acho q a grande maioria sente o frio na barriga, o suor frio nas mãos e aquela vontade de sumir, rrsss...

Sei que há "n" variáveis que sempre temos que estar cercando, como posição de ambas as mãos, técnica, interpretação, confiança, tranqüilidade, conhecer a peça a ser interpretada... mas essas são coisas que desenvolvemos com o tempo, como qualquer outro trabalho que se execute exaustivamente.

Uma coisa que eu venho observando quando toco e ouço outras pessoas tocarem, o que se escuta, o que é priorizado varia de pessoa para pessoa. Antes eu tinha a mentalidade "não posso errar, tem que sair perfeito!Olha esse povo me olhando, eles estão torcendo para que eu erre...". Meio paranóico isso, mas acho que não é só comigo. Agora eu vejo a situação por outro ângulo, da seguinte forma: do que tudo isso se trata? Oras, de se divertir, de se expressar, de conseguir passar uma mensagem através de uma peça.

Acho que não se pode encarar o público como se fosse uma banca de jurados que estão prestes a condená-lo por errar uma nota, e sim, convidá-los a se divertir com você, a conhecer e a entender aquele "mundo" no qual você passa tanto tempo enfurnado, praticando incessantemente e sua mãe ainda sempre pede pra tocar o "parabéns", rsss...

abraço!

Afinal, é isso que nós queremos quando vamos a um concerto, queremos apreciar, queremos nos divertir.

Helric

Mensagem por Helric » Seg 18 Ago 2008, 22:22

Eu também tenho esse problema de público.
Irei usar essa dica de imaginar
as pessoas na minha frente.

JBCPOETA

Mensagem por JBCPOETA » Qui 04 Set 2008, 03:42

Olá pessoal
Vou contar uma experiência de palco que ocorreu comigo: em um dos meus recitais, minutos antes de começar eu tive alguns aborrecimentos com os organizadores do evento, de modo que eu estava muito nervoso e entrei no palco com muita raiva e tudo começou e terminou muito bem, musicalmente falando. Acho que o desempenho depende da arrancada, se você começa bem, fatalmente terminará bem, mas se começa mal, o nervozismo toma conta e aí a vaca pode ir pro brejo. O problema não é o nervozismo em si, é a tremura da mão direita e, para conrolar isto procure um médico, de preferência que seja músico. ele o entenderá melhor, certo? Infelizmente , o assunto de que estamos tratando não se aprende nas escolas e nem nas faculdades e dizem que o ensino é profissionalizante. Conheço escola de música que a grande maioria dos professores, uns 90% , não encara um palco como recitalista. É um absurdo isto, mas é fato notório. Por que? Porque eles também não foram preparados para enfrentar um palco
antes de se formarem. esta é a minha singela opinião. :bye:

nunocachada

Mensagem por nunocachada » Seg 06 Out 2008, 20:42

boas dicas!!!!

Felipe Lima dos Anjos

Mensagem por Felipe Lima dos Anjos » Ter 07 Out 2008, 16:00

:desole: cara vcs tem que ter calma quando a gente toca sozinho não temos medo porque se errarmos estomos sozinhos mesmo, mais quando tocamos na frente de um amigo da vergonha porque temos medo de errar mas ´só é ficar calmo que consegue errar é normal

jamison

Mensagem por jamison » Sex 10 Out 2008, 04:25

É complicado mais com a pratica e principalmente com o controle da respiração tudo sai tranqüilo.

Jâmison Sampaio

saade

Mensagem por saade » Seg 20 Out 2008, 21:18

vixi, tenho o mesmo problema do nosso amigo Ednar, o bom desse fórum é que qdo vc tem uma pergunta pra fazer o melhor acontece, vc já encontra a resposta antes de fazê-la! rs
Abraço.