timidez

Ranieri Carli

Mensagem por Ranieri Carli » Ter 08 Ago 2006, 03:55

Houve época em que eu parei com as aulas porque, de tanta timidez, não conseguia tocar nem para meu professor.
Superei o problema com muito treino. Isso evita a insegurança. Hoje estou completamente seguro com relação ao violão.

Tiago Correia

Mensagem por Tiago Correia » Ter 08 Ago 2006, 17:15

Comigo acontece muitas vezes,. e o que agora tento fazer é habituar-me ao publico, tocando de vez em quando pra amigos e familiares e enquanto toco, penso que estou apenas a tocar na guitarra, e que não existe, publico. Enfim, que estou só eu e a guitarra e mais nada..
Comigo tem estado a resultar..

Alexsandro Sousa da Silva

Mensagem por Alexsandro Sousa da Silva » Dom 13 Ago 2006, 06:54

Olá Pessoal,

Também tenho esse problema, dá um disgosto daqueles quando você domina a peça e quando chega na frente do público, foge da mente alguns trechos, ou quando não, agente pula um bom pedaço da música. É o que aconteceu comigo em uma apresentação, há algum tempo atrás. Mas quer saber, pelo menos isso serviu de experiência e apesar do medo eu não deixei de tocar, pois houve alguns colégas, que na hora da apresentação desistiram, e além do mais, no começo é o pior, depois com o passar do tempo, agente acaba se soltando e vai adquirindo confiança. Tem um ex-professor meu que orienta dar uns pulos antes da apresentação, segundo ele resolve, porque mexe com a andrenalina. :okok:

CHORÃO

Timidez

Mensagem por CHORÃO » Sex 08 Set 2006, 19:28

Eu tb tinha esse problema de tocar em público até que um dia, no encerramento de ano da Escola de Choro Raphael Rabello, tive que tocar três peças (duas com conjunto e uma em duo) no palco. Pra minha sorte, a luz no palco era tão forte que eu não conseguia ver ninguém na platéia, somente o(s) meu(s) colega(s) de palco. com quem havia ensaiado dias. Como eu não via o público, me senti como se estivesse ensaiando ou tocando sozinho. Essa é uma dica.

A outra dica é, antes de tocar as peças que vc quer tocar, inventar solos na hora, usando alguns acordes. As pessoas em volta, como não sabem que música é aquela, vão achar bonito e vão te elogiar. Isso vai te dar uma confiança muito grande na hora de tocar as peças que vc se propôs, além de aquecer os dedos.

Só mais uma dica. Quando vc tiver tocando bem uma peça, coloca um pouco do teu estilo nela, inventa, improvisa, faz qualquer coisa na música (desde que não fuja do tema). Isso vai provar a vc que vc domina aquela música e ao mesmo tempo vai te dar maior confiança na hora de tocar em público ou entre amigos.

Não pretendo ser o dono da verdade, mas apenas um contribuinte para a nobre arte. Espero ter ajudado.

Um abraço!

leonardo

timidez

Mensagem por leonardo » Sex 08 Set 2006, 20:48

amigos uma coisa e verdade, se estamos nus apresentando e porque somos bons, e as pessoas querm nus ver entao vamos mostyrar tudo que sabemos

Vinicius

Mensagem por Vinicius » Seg 11 Set 2006, 00:46

Valeu pelas dicas!eu sou daqueles que de tão nervoso a mão começa a tremer...já passei vergonha por causa disso.Abraço

leviolao

Nervosismo?

Mensagem por leviolao » Dom 17 Set 2006, 22:20

No conservatório tinhamos de apresentar uma ou duas peças no final do semestre para os amigos e familiares, de todos os alunos do curso de violão. Dava um friozinho na barriga, mas é uma das etapas mais importantes. Acho que você supera isso encarando a platéia. Isso engrandece a gente, é muito bom para o músico, valeu?

runnerc

Mensagem por runnerc » Ter 19 Set 2006, 11:54

:( Não tem jeito mesmo!

Gustavo Tadeu

Mensagem por Gustavo Tadeu » Dom 18 Fev 2007, 23:00

Minha dica e vc se acalmar um pouco respirar bem fundo não correr, e almentar o publico aos poucos, assim vc se acustuma e logo perde um pouco de medo.
Eu por exeplo tenho um pouco de medo apesar de tocar para publico de umas 1000 pessoas + ou -

jay_jay

Mensagem por jay_jay » Sex 02 Mar 2007, 16:58

Eu também fico nervoso, e quem sofre mais é o meu pobre violãozinho, porque minha mãoes suam e ele fica todo molhado. Coitadas das cordas.!

paulo celso de magalhaes

timidez

Mensagem por paulo celso de magalhaes » Seg 05 Mar 2007, 16:02

eu acho normal, todo musico toca melhor no seu canto ou levando um som com os amigos, mas não tem outra solução além das técnicas de concentração, respiração e relaxamento, o ideal é tocar sempre que possivel p outras pessoas, até isso se tornar uma situação comum, se acustumar aos erros que sempre vão existir, tenho certeza que aos poucos as pessoas começam a elogiar, isso ajuda a descontrair, o violão clássico é muito bonito, mesmo peças simples são lindas. é bom compartilhar isso, agora tem pessoas que não gostam de musica não adianta.

Zicacabral

Mensagem por Zicacabral » Seg 05 Mar 2007, 20:04

eu sempre fiquei nervosa a tocar guitarra em publico e nunca consegui muito bem. Mas a cantar não. Estou nervosa mas como canto desde os 4 anos o publico desaparece.
Uma coisa importante, quer para tocar ou para qualquer representaç~
ao. Fechar os olhos e tocar de olhos fechados. Sempre deu resultado comigo. Mas é preciso estudar o triplo e largar a partitura muito cedo, assim que se aprende a peça de cor. Depois é trabalhar as peças até poder "senti-las" e transmiti-las ao publico.

dioturno

Re: timidez

Mensagem por dioturno » Seg 01 Out 2007, 02:33

timidez é um grande problema para o artista neofito.entretanto uma boa dose de concentração e yoga vai ajudar muito :contrat:

essa timidwez existe até nos mais renomados idolos, toda vez sente um friozinho na barrida, quando inicia um shou :guitare:

iamah

Re:

Mensagem por iamah » Qui 04 Out 2007, 05:11

Ana escreveu:Esse negócio de timidez...
Isso me lembra a primeira vez que me apresentei. Tinha uns 10 anos. Não lembro-me qual música era, mas era clássica. Minhas mãos frias e suadas, pedindo para errar. No começo fui bem, mas na metade da música eu me perdi em pensamentos e quando voltei à realidade me perdi na música. Só me levantei, cumprimentei e dei no pé. Depois eu estava chorando no canto.
Este é um grande problema meu. Quando vou me apresentar, fico nervosa, começo a pensar em outras coisas e me perco.
Fora quando chamam-me para tocar em rodinhas de amigos. Não sei cantar, então só toco violão clássico, e essa não é a preferência da maioria. Tudo isso me deixa nervosa.
Sou seu clone. Pior que já desisti dessas apresentações em público. Sou pessoalmente anti-recital e apresentações... principalmente pelo tipo de música: falta flexibilidade... eu tocaria Jazz em público, mas essas músicas já prontas quem quiser que baixe video, bote no mp4 e assiste no onibus, na cama... claro que tem os talentos naturais que não precisam se preocupar com nervosismo...

Nunca tive nenhuma experiência porque só toco pra mim, pelo prazer de tocar... mas com YOutube a coisa mudou, comecei a gravar uns videos, com direito a parar, gravar de novo, fazer um lanchinho... rsrssr... nem pra minha família eu toco, praticamente... se alguém faz questão eu dou o endereço, dábliu dábliu, daaábliu...

Aí que sou seu clone... quando to gravando um video com uma música mais difícil, minha mente voa, e eu tropeço na música e lá se vai a gravação... mas descobri também que isso é acontece quando estou apenas executando a música... e isso é crime, música executável eu tiro logo do meu repertório, não consigo me concentrar... só quero música que me pegue pelos cabelos e me abrace... tem que rolar uma química, senão vira música executável, e meus tempos de computador musical já acabaram, graças...

dioturno

Re: timidez

Mensagem por dioturno » Qui 04 Out 2007, 13:41

:bye: