timidez

Sandra Alves

Mensagem por Sandra Alves » Sex 31 Mar 2006, 05:00

Falando como ouvinte !!! Quando o instrumentista fica preocupado com a técnica e somente com ela. A MÁGICA NÃO ACONTECE. A audiência sente sem saber e sofre por compaixão. Fica aliviada quando termina e aplaude. É lógico que quando em uma parte se percebe o virtuosismo... aplaude-se em cena. Mas quando a técnica já está estabelecida e o músico toca relaxado, num misto de tocando e escutando e sentindo. É PURA MÁGICA.

Alec Miaza

Mensagem por Alec Miaza » Sex 31 Mar 2006, 06:17

Sandra Alves escreveu:Falando como ouvinte !!! Quando o instrumentista fica preocupado com a técnica e somente com ela. A MÁGICA NÃO ACONTECE. A audiência sente sem saber e sofre por compaixão. Fica aliviada quando termina e aplaude. É lógico que quando em uma parte se percebe o virtuosismo... aplaude-se em cena. Mas quando a técnica já está estabelecida e o músico toca relaxado, num misto de tocando e escutando e sentindo. É PURA MÁGICA.
Falou tudo!!! :D
Só não da pra concordar com uma parte: "falando como ouvinte"...
Na realidade, falou com enorme propriedade e portanto, poderia ser:
"falando como sábia"...
Um dia a maioria há de compreender essa magia!
Parabéns, Sandra Alves! :wink:

Estudante n.º 18

recitais

Mensagem por Estudante n.º 18 » Sáb 01 Abr 2006, 00:18

a dica que posso sugerir é que quanto mais apresentações você fizer, seja onde for e qual for, fará que você diminua este nervosismo e faça dele um motivo a mais pra tocar...

gil

Mensagem por gil » Dom 02 Abr 2006, 21:31

tive uma terrível experiencia c minha primeira apresentação em publico, travei em uma parte repeti esqueci um pedaço da musica, depois aos poucos na segunda apresentação melhorou bastante, e apõs cada vez melhor, não fiz nada mágico só não tenha medo d enfrentar esse medo q ao meu ver é bem normal, e acho q nunca vai de todo embora, tente c concentrar na musica, não tente c desligar da platéia pelo menos pra mim é impossível, toque o q vc sabe melhor primeiro e seja mais simples, logo as peças c maior dificuldade tecnica, assim vc vai relaxando, a dica d começar c platéias conhecidas e pequenas é muito preciosa faça sempre q possível.

dimi

Mensagem por dimi » Seg 03 Abr 2006, 12:49

É uma coisa engraçado. Acho difícil a perda do medo.
Toco há anos, e até agora tenho um certo pavor. O mais interessante é que não demonstro, nem eu mesmo sei que estou com medo e no entanto, quando estou tocando, dá branco.
Houve até uma vez que foi super interessante: Eu estava participando de um festival de música e havia composto uma música super bacana - na apresentação eram minha e o violão tocado por mim. Fui até o meio da música e, então, os dedos travaram. Pedi desculpas ao público, disse que estava hiper nervoso e que, por isso, estava desistindo. Caras, parece surreal: o público começou a me aplaudir e a pedir que eu continuasse: a música, como falei, era super bacana. Bom, aquele episódio me deu energia. Comecei a música novamente e consegui concluir.
Hiper aplaudido, pela sinceridade, pela música e pela letra que ela continha: Tirei o primeiro lugar no festival.
Pois é, timidez às vezes ajuda. Na verdade até comecei a usar o seguinte artifício: quando percebo que estou nervoso, converso com o público. É um paliativo pode funcionar.
Recentemente prestei música em vestibular, não percebi que estava nervoso. As músicas que eu deveria apresentar estavam nas pontas dos dedos e daí comecei: faltando pouco pra terminar a primeira música, a mais importante, deu branco. Não conseguia fazer mais nada. Eu tinha solfejo melódico pra fazer, quem disse que consegui.
Bom, recentemente fiz um curso de teatro e penso que é algo que ajuda. Além disso você pode também experimentar conversar com o público. Eles não são bichos, estão ali pra ver e ouvir você e aplaudí-lo.

John_coffey

Mensagem por John_coffey » Seg 03 Abr 2006, 13:32

Eu ainda tremo um bocado antes de enfrentar palco, mas existem duas coisas que funcionam bem comigo:

A 1ª é "me isolar" minutos antes de ser chamado. Sento em uma cadeirinha, de preferência num canto sozinho e mentalizo tudo o que vou tocar como se já o estivesse fazendo, passo "uma fita" da apresentação na minha cabeça e como ela terminou bem na minha imaginação, o sentimento de alívio se transmite na hora da apresentação.

E 2º, eu procura passar ao público, enquanto estou tocando, o quanto o que estou fazendo me faz bem, o quento amo aquela música e todas as outras e o tamanho do meu prazer em estar dividindo isso com eles. Eu procuro me sentir como se estivesse em casa falando pro meu melhor amigo: "ouve isso aqui! Ó q lindo!"

Como eu disse, isso não elimina a timidez ou o medo, mas ameniza bastante!

Espero ter ajudado!
Abraço!

PedroVaz

Mensagem por PedroVaz » Ter 11 Abr 2006, 00:02

Olá

Vou dar um conselho que já vi inumeros musicos fazerem tenho amigos que fazem e eu pessoalmente apesar de n tocar para muitas pessoas tambem faço: Simplesmente n olhar para as pessoas! Fitar um ponto no horizonte olhar para o chão olhar para o braço do violão mas fazer como se n tivesse ali ninguem e encarar sempre como "eu e o violão"
Abraço

edvaldo

importante

Mensagem por edvaldo » Ter 11 Abr 2006, 22:59

outro dia fui a um show de mpb (vander lee)
ele não e graaaannnnde musico,mas a apresentaçao foi perfeita
com o carisma ele conquistou a plateia
alem de musicos,precisamos tambem ser atores
dessa forma mesmo que não sejas um super musico,voce sempre fara uma boa apresentaçao
não seja :oops:
esqueça o nervosismo e seja :lol:

edvaldo

tambem

Mensagem por edvaldo » Ter 11 Abr 2006, 23:11

se puder,passe pelo meio do publico e os observe.
numa ocasiao tive de proferir um discurso de 45min,para uma assistencia de 150 pessoas.
10min antes de começar passeei entre eles e cumprimentei alguns.
quando comecei ja estava mais familiarizado com a assistencia
isso realmente funciona :shock:

robson werneck

Timidez

Mensagem por robson werneck » Ter 18 Abr 2006, 19:49

Tenho o mesmo problema, mas ele melhorou um pouco quando eu percebi que ia em festas e churrascos e sempre tinha alguém tocando violão, no mais das vezes, desafinado, fora do rítmo e com execução errada. No final, eu sempre ouvia alguém dizendo "Nossa, como o fulano toca bem...".
Percebi que a maior parte do público ou não entende muito de música ou não liga para os pequenos erros que se comete ao tocar.
Assim, percebi que basta continuar tocando quando erro, que as pessoas relevam os erros, se é que os percebem...
Agora, se o sujeito sair se gabando de como toca bem, logo apareceram os críticos veementes apontando os erros cometidos.

jorge vieira

Re: timidez

Mensagem por jorge vieira » Qua 17 Mai 2006, 09:38

Caro colega.
Ai vão algumas dicas.
Um treino bom é tocar na rua, ao ar livre, numa praça ou durante as feiras de arte, algumas pessoas passam direto outras param, olham e vão embora.
Pode também participar de uma orquestra de violões, como são divididas em nipes, geralemente dois ou três vilões tocam o mesmo trecho, isto diminui a responsabilidade e o medo de errar.
Quanto mais vezes tocar em público, mais
rá se acostumando.
Pode também convidar pessoas de quem você goste muito e admirem seu talelento para assistí-lo.
Em último caso, sem querer ofender, se realmente se isto tornar um problema, não tenha vergona, consulte um psicólogo, pode ser que a timidez, não esteja apenas relacionada ao ato de tocar em público.
Boa sorte. Jorge Vieira. :oops:

Tiago Faria

Mensagem por Tiago Faria » Qui 25 Mai 2006, 14:37

Acho que o que acima ficou dito acreca de tocar em companhia é, sem dúvida, um bom conselho. A diminuição da responsabilidade, ao mesmo tempo que dinamiza a interpretação, cria uma espécie conforto. Assim fazemos, quase inconscientemente, uma "transferência" de responsabilidade e conseguimos nos concentrar verdadeiramente.

Renê

Mensagem por Renê » Dom 28 Mai 2006, 17:56

dimi escreveu:Achei as dicas interessantes e gostaria até de acrescentar mais uma: Se puder fazer um curso de teatro, faça-o. Ajuda bastante.

Rafael Paula dos Santos escreveu:Olá, a dica é "treine a respiração; é normal este nervozismo/ansiedade... a dica que te dou é antes de tocar em publico treine bem... principalmente aquelas partes da peça, que tem mais dificuldade... até que a peça esteja 100% ou melhor 120% lida e interpretada... pois diante da platéia o 120% deve cair prá algo em torno de 80%... outra dica é tocar mais vezes em toda oportunidade que tiver. em Workshop mesmo que não tenha uma boa leitura. toque sempre, com o tempo isso deve diminuir".

abraço

Interessante. Sofro também c/ o problema de tocar em público e acho que essa teoria ajuda bastante, pois vc já vai tocar sabendo q é normal a queda da performance devido ao ambiente de ouvites atentos em vc.
Para min então, acho que deveria saber a música no mínimo 300% antes de apresentá-la.

Celso Fortuna

Mensagem por Celso Fortuna » Ter 30 Mai 2006, 03:27

Timidez em público:
Uma maneira de adquirir confiança e reduzir o nervosismo ao tocar em público é participar de um conjunto de violonistas. A união dara a força ao grupo.

Renê

Mensagem por Renê » Qui 01 Jun 2006, 00:38

Realmente! Mas a gente tem q saber controlar a timidez para poder tocar bem sozinho também.