timidez

ednar da costa maciel

timidez

Mensagem por ednar da costa maciel » Sáb 11 Mar 2006, 20:00

Caros colegas, queria saber se ha algumas dicas pra quem é timido diante da plateia. Pois comigo é assim, sozinho em casa toco minhas peças sem problema nenhum. porem com tres quatros pessoas me assistindo ferrou, fico travado, nao sai nada. isto nao é normal. como devo agir para quebrar essa barreira?

Picasso

Mensagem por Picasso » Dom 12 Mar 2006, 00:03

Favor deletar está mensagem!
Editado pela última vez por Picasso em Qui 11 Mai 2006, 22:37, em um total de 1 vez.

ednar da costa maciel

Mensagem por ednar da costa maciel » Dom 12 Mar 2006, 14:34

Obrigado pela dica Rafael.

mariquitto

valeu para mim tambem

Mensagem por mariquitto » Dom 12 Mar 2006, 18:15

mesmo so com os amigos mais chegado tambem travo.Vo tentar isso valeu

dimi

Mensagem por dimi » Seg 13 Mar 2006, 12:13

Achei as dicas interessantes e gostaria até de acrescentar mais uma: Se puder fazer um curso de teatro, faça-o. Ajuda bastante.

Rafael Paula dos Santos escreveu:Olá, a dica é "treine a respiração; é normal este nervozismo/ansiedade... a dica que te dou é antes de tocar em publico treine bem... principalmente aquelas partes da peça, que tem mais dificuldade... até que a peça esteja 100% ou melhor 120% lida e interpretada... pois diante da platéia o 120% deve cair prá algo em torno de 80%... outra dica é tocar mais vezes em toda oportunidade que tiver. em Workshop mesmo que não tenha uma boa leitura. toque sempre, com o tempo isso deve diminuir".

abraço

josihell

Mensagem por josihell » Seg 13 Mar 2006, 12:59

Timidez é brabo... às vezes estou tocando alguma coisa pra minha namorada, pra minha mãe ou avó e sai um desastre, a mão fica suada, parece que vc não tem a mesma pegada... depois vc toca sozinho no quarto e a coisa vai perfeita...

Mario

Pense no publico

Mensagem por Mario » Seg 13 Mar 2006, 14:16

Meu professor me ensinou que as vezes é necessário no imaginar que existe um publico a sua frente, isso no seu ambiente normal de estudo, quando voce passa a fazer isto com certa frequencia aos poucos consegue controlar nervozismo e timidez. Bom é tocar a musica ou o programa de cabo a rabo sem paradas no meio musica, apenas os intervalos normais de uma musica para outra...fazer gravações simulando uma apresentação tb é muito bom...

Ate mais
Mario

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Seg 13 Mar 2006, 15:00

Algumas dicas foram boas, como prestar atenção à respiração para tentar se acalmar e estar com a peça a ser tocada sempre super bem preparada. Quanto a imaginar que não há público, acho bem difícil. E se alguém conseguir fazer isso, é porque atingiu uma concentração tão grande que conseguirá tocar em público igual toca em casa. E até mesmo para os grandes profissionais, sempre em casa sai melhor...

Desculpem a brincadeira, mas essa de não imaginar o público me lembrou um episódio dos Simpsons, em que o Homer fica imaginando o público pelado para não ficar nervoso. É muito boa esta passagem...

Porém penso que a maior solução para isso é tocar e enfrentar o público, para ir perdendo o medo com a experiência. Tente organizar pequenos recitais com familiares e amigos constantemente. No mais, acho que um pouco de nervosismo é até bom. Aumenta a adrenalina, que vai permitir estar mais atento que o normal.

Mario

É difícil mesmo!!!

Mensagem por Mario » Seg 13 Mar 2006, 17:05

Mas fazendo esta concentração de imaginar o publico a alguns meses percebi bons resultados, talvez eu seja um pouco louco tb...mas outro eu estava lendo um texto que dizia para não se preocupar com a avaliação do publico no momento em que estiver tocando pq se gostar do que toca os outros tb vão gostar.

grato
Mario

Mario

Esqueci!!!

Mensagem por Mario » Seg 13 Mar 2006, 17:10

Mas o melhor mesmo é como disse Fernando Sor, tocar para publico pequeno conhecido e ir evoluindo aos poucos...

É isso...
Mario

ednar da costa maciel

Mensagem por ednar da costa maciel » Seg 13 Mar 2006, 20:19

O maior problema é quando no meio de uma peça voce trava, voltar e tocar de novo é feio, e ainda arrisca chegar ali novamente e travar, pular o pedaço complicado é mais feio ainda. Nao é mole!

Picasso

Re: Pense no publico

Mensagem por Picasso » Seg 13 Mar 2006, 21:07

Favor deletar está mensagem!
Editado pela última vez por Picasso em Qui 11 Mai 2006, 22:35, em um total de 1 vez.

Luthi

Re: timidez

Mensagem por Luthi » Ter 14 Mar 2006, 11:57

ednar da costa maciel escreveu:Caros colegas, queria saber se ha algumas dicas pra quem é timido diante da plateia. Pois comigo é assim, sozinho em casa toco minhas peças sem problema nenhum. porem com tres quatros pessoas me assistindo ferrou, fico travado, nao sai nada. isto nao é normal. como devo agir para quebrar essa barreira?
Caro colega,
tenho o mesmo problema. Uma coisa que percebi, no meu caso, é que a mudança de foco é, em grande medida, a causadora das minhas dificuldades. Quando estou sozinho, focalizo apenas a música. Concentro-me nela. Se há outra(s) pessoa(s), passo a me preocupar com o sentimento/pensamento que ela(s) tem (têm) ao me observar. Esse, a meu ver, é um grande problema, porque é daí que surge a desconcentração e, via de conseqüência, o erro. Portanto, meu desafio atual, e talvez seja o seu também, é manter a concentração na música sem se preocupar com o que outras pessoas possam estar pensando.
Abraços,
Luciano.

Kinino

Mensagem por Kinino » Sex 24 Mar 2006, 22:45

Uma coisa que me ajuda nisso é tocar para um gravador, quando quero gravar uma musica perfeita fico nervoso e é como estar em publico, talvez tambem te ajude.

Alec Miaza

Re: Pense no publico

Mensagem por Alec Miaza » Dom 26 Mar 2006, 18:43

Rafael Paula dos Santos escreveu:
[quote="Rafael Paula dos Santos"]Entendo; quando for tocar em publico... durante o decorrer da peça tente olhar para uma pessoa que está na "platéia"... normalmente o publico é adimirador... do seu trabalho/interpretação... do compositor/autor da peça... ou do som do instrumento.
Repare que o publico "absorve" a música que toca, até mesmo pequenas expressões que sai no seu rosto... como de lamento e outras...
(...)Some seu conhecimento técnico (musico intrumentista) com o conhecimento que colheu de informações dos ouvintes... verá que muitas coisas que deixa de lado... por não notar... ou porque somente dá enfase na parte técnica... sei lá... é extremamente valiosa.(...)[quote="Mario"]
Concordo em gênero, número e grau...muitas vezes, o nervosismo, que é bem comum, advém de excessiva preocupação com desempenho técnico e sem querer, nos esquecemos que naquele momento somos uma espécie de fonte de um "despertar emocional" nas pessoas que nos veêm e ouvem tocar...tocar uma peça e presenciar que a música tocou no coração de um espectador(e ouvinte, né), é uma sensação indescritível !...e muito melhor que a tremedeira da auto cobrança do desempenho perfeito tecnicamente, não que não devemos tocar direitinho, hein?!..é isso aí...